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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - ICSA-GV - Secretaria

 

ATA DA REUNIÃO DA TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO ANO DE 2019 DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - CAMPUS AVANÇADO GOVERNADOR VALADARES. Aos 29 (vinte e nove) dias, do mês de maio de 2019 (dois mil e dezenove), às 14h (quatorze horas), na sala 303 (trezentos e três), da Faculdade Pitágoras, reuniu-se o Departamento de Economia, regimentalmente convocado, sob a presidência do professor Alex Sander Moura, chefe do Departamento de Economia, e com a presença dos seguintes docentes: Amanda Ferrari Uceli, Carlos de Faria júnior, Carolina Rodrigues Correa Ferreira, Felipe Nogueira da Cruz, Geraldo Moreira Bittencourt, Hilton Manoel Dias Ribeiro, John Leno Castro dos Santos, Juliana Gonçalves Taveira, Leandro Roberto de Macedo, Leonardo Neves Luz, Luckas Sabioni Lopes, Marcílio Zanelli Pereira, Nayara Peneda Tozei, Sahra Ferreira Pinheiro, Sérgio Louro Borges, Thiago Costa Soares, Vinícius de Azevedo Couto Firme e Willian Vieira de Paula; como representantes discentes: João Paulo Nascente de Brito e João Gabriel Vaz Abranches. Após as boas-vindas, o Chefe de Departamento iniciou a reunião, conforme pauta previamente enviada por e-mail. 1. Apreciação e Aprovação das atas das reuniões ordinária (25/04) e extraordinária (14/05): O professor Alex relatou que foram feitas as devidas alterações nas atas, e procedeu a votação para a aprovação da Ata da reunião Ordinária do dia 24/04/2019, que foi aprovada por unanimidade. Em seguida, procedeu a votação para a aprovação da ata da reunião extraordinária do dia 14/05/2019, que foi aprovada com três abstenções e demais votos favoráveis. O professor Thiago questionou quais os critérios utilizados para convocar reunião extraordinária. Relatou que a do dia 14/05/2019, ele não compareceu, pois, estava em sala de aula, mas, que não sabe se era emergencial. O professor Alex esclareceu que como alguns professores solicitaram verba e como anteriormente o chefe deliberava sozinho, achou que era necessário criar um critério, e ficou acordado com os membros do departamento na segunda reunião ordinária de 2019, no dia 25 de abril que esta reunião extraordinária seria convocada. O professor Thiago ressaltou que não deve se tratar esses assuntos que não são emergenciais em reunião extraordinária. Relatou ainda, que os demais departamentos numeram as atas de reunião e as do departamento de economia não possuem numeração. O professor Alex relatou que irá proceder com a numeração das atas, faria a contagem das atas relativas as reuniões anteriores e colocaria numeração nas próximas atas, com uma tabela da especificação de qual reunião corresponderia as numerações das atas passadas. O professor Thiago relatou que as atas poderiam ser numeradas por ano. O professor Alex informou que passaria a contar a partir de 2019, e que esta é a terceira reunião do ano. 2. Eleição coordenação Economia: O professor Alex relatou que como a gestão do professor Vinícius está acabando, que na última reunião ordinária foi estabelecido um prazo, e que a chefia encaminhou e-mail para inscrição das chapas. Informou ainda, que apenas uma chapa foi inscrita, com o professor John Leno Castro dos Santos, como coordenador e a professora Nayara Peneda Tozei, como vice-coordenadora. Em seguida, o professor Alex procedeu à votação, em papel e de forma sigilosa, a chapa foi eleita com dezesseis votos a favor e um voto em branco. 3. Sala de Coworking - Compartilhamento com demais cursos do ICSA: O professor Alex passou a palavra para o professor Hilton. Este professor relatou que o contrato de aluguel da sala de coworking vai vencer em setembro, e que a questão é se vai alugar outro espaço de tamanho menor, porque o espaço está ocioso, ou se compartilha o espaço com todo ICSA. Ressaltou que sua sugestão é o compartilhamento com toda a unidade, mas que teria que verificar as regras adotadas, pois seria a melhor opção para otimização do recurso. Informou ainda, que outra opção seria verificar quais professores fariam uso do espaço e alugar um espaço menor. O professor Thiago relatou que na planta da Unidade Vila Bretas tem uma sala prevista para o coworking. O professor Hilton relatou que corre o risco de essa sala não se concretizar, que também existem outros setores que podem ir para lá, como a odontologia, por exemplo, e não temos garantia. O professor Thiago propôs estabelecer um prazo para verificar se matem como está ou propõe um espaço compartilhado. O professor Hilton informou que possui o relatório de uso do local, e que este é bem baixo. O professor Thiago sugeriu que a chefia envie e-mail para levantamento de demanda, e que realize a votação da proposta na reunião de junho. O professor Alex informou que enviará o e-mail amanhã para verificar a demanda para a sala, e na próxima reunião, no dia 25/06/2019, o departamento define a questão. O representante discente João Gabriel questionou sobre a sala 300 do Pitágoras. O professor Alex esclareceu que é uma sinalização, que não tem nada formal a esse respeito. Em seguida, procedeu a votação para aprovação da proposta de encaminhar o e-mail levantando as demandas e votação na próxima reunião, que foi aprovada com duas abstenções e demais votos favoráveis. 4. Ofertas de disciplinas 2019/03: O professor Alex relatou que em todas as reuniões que participa, relatam que em outubro vamos para a unidade Vila Bretas. Informou ainda, que na planta do local que foi enviada pelo professor Denis, as salas têm 49 (quarenta e nove) cadeiras, e que esta seria a lotação máxima. Lembrou a questão das disciplinas como a matemática, que são turmas grandes. Ressaltou que mesmo que não seja em outubro, teremos este problema para o semestre 2020/1. Informou que em conversa não oficial com professor Denis, diretor do ICSA, que relatou que uma opção seria abrir mais turmas dessas disciplinas. O professor Alex salientou que o sábado é dia letivo e poderia ser usado. O professor Alex ressaltou que temos que pensar, na construção do plano departamental, se o departamento irá confeccioná-lo em função da estrutura das salas de aula. Informou ainda, que está terminando o plano departamental de 2019/03 contando que a mudança não ocorrerá em outubro. O professor Sérgio relatou que independente da data a expectativa é de reformar todo o prédio e deixar pronto, e que o auditório poderia ser utilizado. O professor Alex relatou que para utilizar o auditório seria necessário adequações técnicas para climatização do local. A professora Carolina lembrou que na planta consta indicações de evitar sobrepeso, e que o departamento tem que exigir garantia de segurança das instalações antes da mudança. O professor Sérgio lembrou que existe uma pressão para que a mudança ocorra e que eles provavelmente alocarão as turmas grandes no auditório, que tem que estar pronto na mudança. A professora Nayara questionou o que pode acontecer no futuro, pois, o curso tem entrada de 50 (cinquenta) alunos por semestre, e preenchendo todas as vagas, não haveria espaço para a demanda, considerando-se alunos repetentes nas salas. O professor Luckas falou que foi feito anteriormente um cálculo com o número mínimo de salas que o departamento precisa e a unidade Vila Bretas nem de longe atende as necessidades. A professora Amanda relatou que poderiam ocorrer choque de horário de disciplinas obrigatórias. O professor John Leno relatou que precisa ter cuidado com a mudança, pois, depois que estiver lá, o departamento terá que se adaptar. Ressaltou que é preciso estabelecer critérios básicos para a mudança, com o que é inegociável para o departamento. O professor Alex relatou que o Pitágoras mudou a renovação do contrato para semestralmente, pois, eles estão avaliando se alugam o espaço ou abrem cursos diurnos. O professor Carlos relatou que a pressão poderia ser realizada no sentido de exigir que as adequações necessárias sejam realizadas, questionou o que impede de novas salas serem criadas. Propôs ainda, elaborar uma lista das necessidades do departamento. O professor Thiago relatou que o departamento deveria apresentar um documento formal à direção do ICSA. A professora Nayara sugeriu criar um grupo de trabalho para elaboração do documento, e que neste documento conste o número de alunos e o impacto da divisão de turmas para a carga horária e número de salas. O professor Luckas questionou como se chegou na planta apresentada. O professor Alex relatou que eles pegaram o histórico de salas alugadas, e que ainda tem o problema de ser uma construção muito antiga. O professor Alex propôs chamar o diretor do ICSA, professor Denis, para uma reunião, para esclarecer sobre a mudança e a estrutura da unidade Vila Bretas. O professor John relatou acreditar que seria interessante a presença de um membro do setor de infraestrutura do Campus nesta reunião com o professor Denis. O professor Alex questionou quem gostaria de participar do grupo de trabalho, e os professores Carlos e Amanda e o representante discente João Pulo Nascente se candidataram. O professor Alex procedeu à votação para aprovar o grupo de trabalho e a deliberação via e-mail pra a assinatura do documento na próxima reunião, dia 25/06/2019, que foi aprovado por unanimidade. 5. Requerimento de oferta da disciplina (e monitores) do PUI pelo departamento de Administração: O professor Alex relatou que foi feito um pedido da coordenação de administração, para que o departamento ofereça as disciplinas do PUI (Programa de Universalização da Informática), com inclusão de monitores. Informou que respondeu que a chefia não tem essa prerrogativa, pois as disciplinas estão vinculadas ao professor e não ao departamento, e que quanto aos monitores o prazo para solicitação já encerrou. Relatou ainda, que vai sugerir ao professor Henrique que faça o pedido pela direção. 6. Pedido de progressão do professor Alex Damiany Assis: O professor Alex relatou que o professor Alex Damiany enviou o processo de progressão, que são dois anos, que está quase embarcando somente o período de doutorado. Em seguida procedeu à votação, e a progressão foi aprovada por unanimidade. 7. Pedido de prorrogação de afastamento para qualificação do professor Alex Damiany Assis: O professor Alex relatou que o professor Alex Damiany, fez o pedido de permanecer na reunião para expressar a sua justificativa. Ressaltou que o afastamento dele se encerra no mês de agosto, e que o professor fez um documento com a justificativa. Em seguida passou a palavra para o professor Alex Damiany. O professor Relatou que está afastado desde agosto de 2017, que seu doutorado é na engenharia elétrica, na UFMG, e que teve problemas para obter os resultados. Informou ainda, que segundo as normas do programa tem trinta meses para qualificar. Ressaltou que para a defesa da tese precisa de um artigo. Lembrou a carta que enviou com sua justificativa. O professor Thiago questionou se ele teria pedido formal do orientador. O professor Alex Damiany esclareceu, que caso seja necessário, o orientador assinaria o documento. O professor Sérgio questionou qual trabalho ele está desenvolvendo. O professor Alex Damiany relatou que é um trabalho em equipe, que toda terça-feira tem reunião no laboratório, atividades que são seminários, onde expõem os problemas para a discussão com o laboratório. A professora Nayara questionou se seria possível um afastamento parcial. O professor Alex Damiany relatou que é uma possibilidade, mas que pediu o afastamento total para ficar focado no doutorado. O professor Hilton questionou se o professor Alex Daminay está residindo em Belo Horizonte ou em Governador Valadares. O professor Alex Damiany esclareceu que ele fica em trânsito, pois tem família em Governador Valadares. O professor Alex esclareceu que fez seu doutorado no mesmo laboratório, e que a qualificação é muito exigida e que o universo é este mesmo que o professor Alex Damiany apresentou. Neste momento o professor Alex Damiany se retirou da sala de reunião. O professor Alex relatou que tivemos um caso no ICSA de uma professora retornou do Afastamento e pediu novo afastamento, e que voltando, ele pode pedir novo afastamento. O professor Thiago relatou que ninguém no departamento teve quatro anos de afastamento, mas ele tem direito de pedir. Ressaltou que em um caso o conselho recusou prorrogar o afastamento de uma professora porque ela não tinha documento do orientador, mas quando ela apresentou o documento, o afastamento foi prorrogado. A professora Amanda relatou que realmente ninguém no departamento pediu quatro anos de afastamento, mas que apenas o professor sabe a complexidade. Ressaltou ainda, que se tivesse um laboratório para ajudar ela teria pedido. O professor Alex relatou que o sistema lá é colaborativo, que essa é a forma de trabalho do laboratório. O professor Hilton relatou que os afastamentos do departamento para doutorado se basearam em afastamentos para disciplinas. Ressaltou que se tivesse esse acordo à época da construção de sua tese, não teria passado pelas dificuldades por conta do trabalho durante construção de tese de doutorado, mas que acha complicado apesar dele ter direito. O professor Thiago relatou que ele teve que viajar como a maioria fez, mas naquele período o departamento tinha muitos professores fazendo doutorado e a gente afastava para disciplinas, depois retornava para outro professor poder se afastar. Relatou acreditar que teria de olhar o tempo mínimo e máximo de afastamento e pedir uma carta do orientador para justificar. A professora Amanda relatou que o departamento está julgando a partir de um campo que não conhece, pois o doutorado na engenharia elétrica é diferente do doutorado na economia. Ressaltou que não vê motivo para questionar o pedido. O professor John Leno relatou que pedir a carta do orientador seria para o conselho de unidade não barrar a prorrogação do afastamento. O professor Luckas relatou que poderia votar o afastamento e pedir a documentação do orientador para não ter que adiar para a próxima reunião. O professor Thiago sugeriu votar condicionado a carta do orientador e o prazo para o afastamento. O professor Alex procedeu a votação para a prorrogação do afastamento, que foi aprovada com uma abstenção e demais votos favoráveis. Em seguida, após discussões, foi sugerido três prazos para o afastamento, seis messes, um ano ou dois anos. O professor Alex procedeu primeiro a votação para dois anos, que foi reprovada por nove votos contra, seis votas a favor e duas abstenções. O professor Alex procedeu então a votação para um ano ou seis meses, tendo sido aprovado o período de um ano, com treze votos a favor, contra quatro votos a favor do período de seis messes. O professor Alex relatou que o professor Alex Daminay vai enviar o documento do orientador, e se houver algum questionamento, o departamento convoca uma reunião extraordinária. 8. Definição da oferta de vagas do curso de Economia-GV para o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação – PEC-G - em 2020: o professor Alex passou a palavra para o professor Vinícius, coordenador do curso. Este professor relatou que o departamento precisa decidir se oferta duas ou cinco vagas anuais para alunos estrangeiros. Ressaltou que precisa responder à PROGRAD até o dia 31/05/19. Foi sugerido cinco vagas. Em seguida o professor Alex procedeu à votação para aprovação do oferecimento das cinco vagas, que foi aprovado por unanimidade. O representante discente João Paulo questionou a posição do departamento a respeito da paralisação do dia 30/05/19. Após discussões, foi esclarecido que cada professor tem a liberdade de decidir sobre sua disciplina. O professor Alex informou que ocorrerá a reunião ordinária no dia 25/06/19, e que vai convocar uma reunião extraordinária para discutir o horário e questões que tange os afastamentos. 9. Informes: O professor Carlos convidou a todos para participar do Festival Ecos no Cinema, que terá atividades hoje e amanhã. Ressaltou que é um evento que pretende dar continuidade nos próximos anos. O professor Alex pediu para o professor Carlos pensar em uma atividade do projeto Ecos no Cinema para a semana da economia. Em seguida, sem mais assuntos a serem tratados, o Chefe de Departamento, professor Alex Sander Moura, deu por encerrada a reunião, agradeceu a presença de todos e, para constar, foi lavrada a presente ata, por mim, Fabiana Silva de Oliveira, que após lida e aprovada, será assinada por todos os presentes. Governador Valadares, 29 de maio de 2019.

 


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Documento assinado eletronicamente por Fabiana Silva de Oliveira, Servidor(a), em 25/06/2019, às 15:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Alex Sander de Moura, Professor(a), em 25/06/2019, às 15:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Willian Vieira de Paula, Professor(a), em 25/06/2019, às 15:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por John Leno Castro dos Santos, Professor(a), em 25/06/2019, às 15:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Louro Borges, Professor(a), em 25/06/2019, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Nayara Peneda Tozei, Professor(a), em 26/06/2019, às 08:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Amanda Ferrari Uceli, Professor(a), em 27/06/2019, às 15:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcílio Zanelli Pereira, Professor(a), em 28/06/2019, às 09:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Thiago Costa Soares, Professor(a), em 29/06/2019, às 09:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sahra Ferreira Pinheiro, Professor(a), em 29/06/2019, às 17:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Carlos de Faria Junior, Professor(a), em 01/07/2019, às 13:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por JOAO PAULO NASCENTE DE BRITO, Usuário Externo, em 01/08/2019, às 17:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 0225803.000584/2019-69 SEI nº 0001505