Timbre
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - ICSA-GV - Depto. de Economia GV

 

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - CAMPUS AVANÇADO GOVERNADOR VALADARES. Aos 25 (vinte e cinco) dias, do mês de abril de 2019 (dois mil e dezenove), às 9:20h (nove horas e vinte minutos), na sala 412 (quatrocentos e doze), da Faculdade Pitágoras, reuniu-se o Departamento de Economia, regimentalmente convocado, sob a presidência do prof. Alex Sander Moura, chefe do Departamento de Economia, e com a presença dos seguintes docentes: Amanda Ferrari Uceli, Carolina Rodrigues Correa, Felipe Nogueira da Cruz, Geraldo Moreira Bittencourt, Hilton Manoel Dias Ribeiro, John Leno Castro dos Santos, Juliana Gonçalves Taveira, Leandro Roberto de Macedo, Leonardo Neves Luz, Luckas Sabioni Lopes, Marcílio Zanelli Pereira, Nayara Peneda Tozei, Sahra Ferreira Pinheiro, Sérgio Louro Borges e Vinícius de Azevedo Couto Firme; como representantes discentes do Centro Acadêmico João Paulo e João Gabriel. Após as boas-vindas, o Chefe de Departamento iniciou a reunião, conforme pauta previamente enviada por e-mail. O chefe de departamento solicitou a inclusão de um ponto de pauta, a saber, progressão do professor Carlos, a ser deliberado como último ponto. Colocado em votação, a inclusão foi aprovada por unanimidade. 1. Apreciação da ata da reunião do dia 22/03/2019: a ata da reunião do dia 22/03/2019 foi aprovada pelo Departamento por unanimidade. 2. Apreciação dos PIT’s 2019/01 e divulgação dos planos no site da Economia: o professor Alex iniciou dizendo que o PIT é público e passível de comprovação. A professora Carolina reforçou uma orientação anteriormente passada pelo professor Lourival de que os títulos dos trabalhos constassem no PIT e que os projetos fossem registrados na PROPP. O professor Alex informou que no interstício das aulas, o professor que não estiver em período de férias, terá de demonstrar suas atividades. Disse também que os PIT’s serão entregues semestralmente, antes do final do semestre e caso haja necessidade de adequação, o PIT deverá ser encaminhado novamente. A professora Nayara sugeriu que fosse contabilizada uma hora de atividade para todos os professores em participação nas reuniões do departamento, considerando a previsão de uma reunião por mês com duração de três a quatro horas e a necessidade de leitura de documentos antes de cada reunião. Colocado em votação, os PIT’s foram aprovados por unanimidade. O professor Vinicius informou que nos demais cursos do ICSA os PITs já são divulgados e que a única exceção é o curso de Economia. Sugeriu então a disponibilização dos PITs no site do curso a cada semestre e separado por professor. O professor Luckas pediu que não divulgassem o telefone dos professores, que constam no PIT, e ficou normatizado que todos informem o telefone da universidade. A permissão para publicação dos PIT’s no site do curso de Economia foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. 3. Substituição do prof. Luiz Antônio como suplente do NDE: os professores aprovaram a alteração da pauta para a eleição dos suplentes do NDE nas áreas de Macro, Teoria e Métodos. Após debaterem sobre o assunto, foi apresentada a proposta com os nomes dos professores, como segue: professora Carolina para a área de Teoria; professor Luckas para a área de Macro e professor Leandro para a área de Métodos. A readequação dos suplentes foi colocada em votação e aprovada por unanimidade. 4. Informes Semana de Economia e deliberação da data do evento: o professor Felipe disse que se reuniu com o Centro Acadêmico (CA) para discutirem sobre o evento. Disse que a ideia é que a Semana aconteça no 2° semestre letivo, nos dias 27 e 28 de agosto no horário de aula. A professora Amanda disse que como não é semana de prova não vê prejuízo para que aconteça nessa data. Acordaram, então, votarem a data do evento e que o grupo de trabalho elaborem sugestões para serem apresentadas. A professora Amanda sugeriu que os discentes também apresentem sugestões. O professor Alex colocou em votação a data de 27 e 28 de agosto de 2019 para a realização da Semana de Economia que foi aprovada por unanimidade. 5. Criação de um e-mail institucional para a chefia de departamento e para a Comissão Orientadora de Estágios (COE): o professor Alex disse que foi criado o e-mail institucional do departamento de Economia e apresentou o endereço eletrônico: depto.economia.gv@ufjf.edu.br. Disse ainda que colocará no novo endereço todas as pautas já trabalhadas pela atual chefia, foi informado também que o endereço eletrônico do COE já havia sido criado em gestões anteriores, sendo este coe.economia.gv@ufjf.edu.br. 6. Aula Magna / recepção aos calouros: o professor Vinícius disse que precisavam definir o conteúdo básico dessa aula (ex.: apresentação do curso, corpo docente, biblioteca, site, etc.) e o período em que será realizada. Após discutirem sobre o assunto, ficou definido que a Aula Magna aos calouros do curso de Economia-GV será ministrada no primeiro encontro semestral da disciplina Introdução à Economia (ECO073GV) pelo professor responsável pela mesma. 7. Saída da coordenação (Vinicius / John): o professor Vinícius informou que a atual gestão da coordenação de curso encerra-se no dia 15/07/19 e salientou sobre a necessidade de organizar chapas para a eleição dos novos coordenador e vice-coordenador do curso de Economia-GV. O chefe de departamento disse que encaminhará o edital por e-mail aos professores e que será aberto o prazo de 02 a 15 de maio para apresentação dos nomes das chapas e que a eleição acontecerá no dia 29/05/19. Colocada em votação, as datas anunciadas foram aprovadas por unanimidade pelo departamento. 8. Informação sobre decisão do Conselho de Unidade sobre disciplina DRP Economia, do departamento de Direito: o professor Alex informou que, na reunião do Conselho de Unidade ocorrida em 23/04/19, ficou definido que o professor Maurício continuará ministrando as aulas na disciplina DPR045 até o final desse semestre letivo. Disse que solicitou uma definição sobre a questão e que o Conselho de Unidade definiu que a partir do próximo semestre, a disciplina não seria mais ofertada com esse código. Ficou definido também que se o departamento de Direito colocar no plano departamental a disciplina DPR045, a mesma ficaria sob responsabilidade dos professores do direito. Alex salientou que o Departamento de Economia só realizará a liberação das vagas da disciplina ECO001 para o curso de Direito se houver um pedido formal por parte da coordenação do referido curso e que o prazo para a solicitação encerra-se em 22/05/19, não sendo atendidas solicitações após este prazo. 9. Apreciação de proposta de Ato Normativo (Sala de projetos). o professor Sérgio solicitou que fossem feitas algumas alterações no texto do Ato Normativo, pontuando os trechos que deveriam ser alterados. Logo após, o professor Alex colocou o item de pauta em votação, que foi aprovado por unanimidade pelo departamento. 10. Informes: o professor Alex apresentou a situação da professora Gemma, disse que a licença termina dia 30/04/19 e que está aguardando se a professora apresentará nova licença, e que em virtude disso, o professor Mateus assumiu a disciplina Estatística Básica e o professor Alex assumiu a disciplina Estatística Aplicada. O professor Alex disse ainda que a professora Gemma não apresentou o PIT relativo ao semestre 2019/01. Após, informou que os professores membros do COE não devem gozar de férias oficiais no mesmo período, e deverão informar ao departamento quem irá substituí-los durante as férias oficiais. O professor Vinícius sugeriu que informassem por e-mail. Alex informou que os horários do próximo semestre já estão sendo confeccionados. O professor Geraldo sugeriu que fossem divulgadas as datas das reuniões departamentais do próximo semestre na última reunião do semestre vigente. Em seguida, o professor Alex apresentou a repartição dos recursos de SCDP. Disse que o departamento de Economia recebeu a verba de R$ 3.972,07, definido pelo número de professores efetivos. Alex salientou que não é atribuição da chefia administrar esse valor e pediu aos professores que sugerissem como procederiam na distribuição da verba. A professora Nayara sugeriu que liberassem a verba apenas para custos de diárias e que seguissem uma escala de prioridades similar à que foi elaborada pelo Grupo de Trabalho GT2, responsável pela elaboração de edital de auxílio à participação de servidores em eventos. Acordaram, então, que na próxima reunião, a professora Nayara apresentasse a proposta para que pudessem decidir. Durante esse período, caso haja algum pedido de uso da verba, convocariam reunião extraordinária para decidirem. O professor Alex adiantou que pedido para participar de Congresso Internacional seria negado. 11. Progressão do professor Carlos: o chefe de departamento apresentou o pedido de progressão de Assistente A1 para Assistente A2 do professor Carlos que foi aprovado por unanimidade pelo Departamento. Finalizados os trabalhos, e nada mais a ser acrescentado, o Chefe de Departamento, Alex Sander Moura, deu por encerrada a reunião, agradeceu a presença de todos e, para constar, foi lavrada a presente ata, por mim, Patrícia Alexandra da Silva, que após lida e aprovada, será assinada por todos os presentes. Governador Valadares, 25 de abril de 2019.


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Documento assinado eletronicamente por Alex Sander de Moura, Professor(a), em 06/06/2019, às 08:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Hilton Manoel Dias Ribeiro, Professor(a), em 06/06/2019, às 09:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por John Leno Castro dos Santos, Professor(a), em 06/06/2019, às 11:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Amanda Ferrari Uceli, Professor(a), em 06/06/2019, às 13:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Luckas Sabioni Lopes, Professor(a), em 07/06/2019, às 07:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vinicius de Azevedo Couto Firme, Professor(a), em 07/06/2019, às 08:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Leandro Roberto de Macedo, Professor(a), em 07/06/2019, às 13:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Felipe Nogueira da Cruz, Professor(a), em 07/06/2019, às 13:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sahra Ferreira Pinheiro, Professor(a), em 09/06/2019, às 11:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Geraldo Moreira Bittencourt, Professor(a), em 10/06/2019, às 10:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Juliana Gonçalves Taveira, Professor(a), em 10/06/2019, às 17:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Nayara Peneda Tozei, Professor(a), em 10/06/2019, às 18:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Carolina Rodrigues Correa Ferreira, Professor(a), em 10/06/2019, às 19:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcílio Zanelli Pereira, Professor(a), em 10/06/2019, às 21:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Louro Borges, Professor(a), em 11/06/2019, às 11:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Leonardo Neves Luz, Professor(a), em 28/06/2019, às 15:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por JOAO PAULO NASCENTE DE BRITO, Usuário Externo, em 17/07/2019, às 22:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 0121351.000248/2019-46 SEI nº 0000687