Timbre
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - FACLET - Secretaria

 

Ata da reunião do Conselho de Unidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizada no dia 19 de fevereiro de 2021. Ata nº 02/2021. (modo remoto).

 

Às nove horas do dia dezenove de fevereiro de dois mil e vinte e um, na sala de reunião remota da Faculdade de Letras, teve início a reunião do Conselho de Unidade, regimentalmente convocada pela Direção, tendo como pauta: I - Informes da Direção; II - Ordem do dia: a) Discussão sobre o documento enviado ao Conselho de Unidade pelo NDE do Bacharelado em Letras: Tradução e Interpretação em Libras-Português, intitulado: “Sobre a elaboração do PPC do Curso de Bacharelado em Letras - Tradução e Interpretação em Libras-Português: em busca de soluções para os problemas encontrados”. (No anexo); b) Discussão sobre o documento enviado ao Conselho de Unidade pela Área de Libras intitulado “Proposta para solucionar os problemas levantados sobre a Licenciatura em Letras-Libras para possibilidade de continuidade do curso”. (No anexo); C) Constituição da Comissão Interna para verificação da documentação submetida por candidata à promoção à Classe E (Professor Titular); D) Sucessão na Direção da Faculdade de Letras. III - Assuntos Gerais. Presentes na reunião: Rogério de Souza Sérgio Ferreira, Diretor da Faculdade de Letras; Aline Alves Fonseca, Vice-Diretora da Faculdade; Júlio Cezar Souza de Oliveira, Chefe do Departamento de Letras;  Adauto Lúcio Caetano Villela, Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas; Aline Garcia Rodero Takahira, Coordenadora  do Curso Letras/Libras; Paula Roberta Gabbai Armelin,  Coordenadora do Curso de Letras Integral; Daniela da Silva Vieira, Coordenadora do Curso de Letras Noturno; Carolina Alves Magaldi, Coordenadora do Bacharelado; Tiago Timponi Torrent, Coordenador  do PPG Linguística; Natália Sathler Sigiliano,  Coordenadora do PROFLETRAS;  Nícea Helena de Almeida Nogueira, Coordenadora do PPG Letras: Estudos literários e as servidoras Maria Lúcia Vieira da Cruz e Sônia Maria Ferreira de Matos. Também participaram da reunião os representantes discentes Tiago Fernandes e Rhaphaella Nasser. Após cumprimentar a todos, o professor Rogério pediu uma inversão na pauta  e a aprovação do Conselho para a presença da professora Luciana Teixeira, convidada para falar sobre o item II, a saber:  Discussão sobre o documento enviado ao Conselho de Unidade pelo NDE do Bacharelado em Letras: Tradução e Interpretação em Libras-Português, intitulado: “Sobre a elaboração do PPC do Curso de Bacharelado em Letras - Tradução e Interpretação em Libras-Português: em busca de soluções para os problemas encontrados”. (No anexo). Após a aprovação de todos, a professora Luciana entrou na sala, fez os cumprimentos e iniciou sua fala dizendo que gostaria de esclarecer alguns pontos sobre os impasses que surgiram, sobretudo, no item cinco do documento que trata da estrutura curricular do Bacharelado do Curso de Tradução e Interpretação de Libras/Português. O fluxograma discutido na Congregação de maio indicava que o curso se desenvolveria com disciplinas de Português e de Libras. A equipe de libras levou para o NDE a questão de que as disciplinas dos períodos iniciais concentravam demais o estudo do Português em detrimento da Libras. Assim, as professoras Luciana Teixeira e Aline Fonseca, propuseram uma reorganização das disciplinas, respeitando ao máximo o que havia sido aprovado na Congregação. Ficou evidente a necessidade de um profissional com formação em literatura para surdos. Então, como equilibrar esse currículo, a professora Luciana indagou.  Ela informou que estava pensando em turmas na qual o aluno dominasse não só libras, mas também o português em todas as suas formas de se expressar. Quando a equipe de Libras fala em “turma mista”, aparecem as dificuldades. Existe a dificuldade real de que não se consiga adaptar o conteúdo das disciplinas para atender aos alunos surdos. É preciso olhar para o que existe de mais recente na Legislação.  Conversar sobre essas questões para a elaboração do PPC do Bacharelado em Letras: Tradução e Interpretação em Libras-Português, se faz necessário.  Igualmente importante será a realização de concurso para professor com formação em literatura surda. No atual cenário, será praticamente impossível atender turmas mistas. Após os esclarecimentos da professora Luciana Teixeira, o professor Rogério abriu a palavra para os Conselheiros. O professor Júlio perguntou quando foi votado o projeto que altera a lei de 2010. Professora Luciana Teixeira respondeu que em dezembro de 2020, ou seja, posterior à nossa Congregação. Professor Adauto questionou se foi pensado a hipótese de um processo seletivo específico de proficiência em português para os alunos surdos. Professora Luciana esclareceu que, se este raciocínio prevalecesse, seria preciso elaborar uma prova de proficiência em Libras para os ouvintes. Ao entrar na Universidade, o aluno surdo passa pelo processo seletivo fazendo todas as provas em língua portuguesa e, assim, não tem como cobrar novamente esta aptidão do aluno. Na opinião do professor Tiago, se qualquer aluno surdo pode entrar em qualquer curso dentro da Universidade, o que provavelmente resultaria em turmas mistas, por que tal acontecimento seria um problema para o bacharelado em Português/Libras? Professora Luciana Teixeira entende que uma coisa é aprender os conteúdos de geografia, por exemplo, via português. Outra coisa é conseguir analisar o português, ter essa língua como objeto de trabalho e não apenas como uma língua para acessar qualquer outro conhecimento. Professora Aline Fonseca concordou com o encaminhamento desse documento para o Conselho na consideração de que, como representantes do departamento de Letras no NDE, ela e a professora Luciana Teixeira recebem queixas em relação às disciplinas que têm o português como objeto de estudo ou de ensino. A discente Raphaella perguntou sobre as cotas para alunos surdos no futuro curso de Bacharelado. Professora Luciana Teixeira esclareceu que o NDE ainda não conversou sobre o assunto. Professora Carolina acredita que o curso de licenciatura em Libras contribui para o enriquecimento da universidade e que ele é único no seu desenho por estar lidando com questões de conteúdo, questões metodológicas e identitárias e não estamos acostumados a lidar com esse conjunto. Professora Luciana Teixeira complementou sua participação afirmando que os professores que atuam no Bacharelado em Tradução também apresentaram dificuldades para trabalhar os conteúdos das disciplinas já existentes. Por não ter mais inscrições sobre o tema, o professor Rogério agradeceu a presença da professora Luciana Teixeira, liberando-a para sair da sala. Passando ao item b) Discussão sobre o documento enviado ao Conselho de Unidade pela Área de Libras intitulado “Proposta para solucionar os problemas levantados sobre a Licenciatura em Letras-Libras para possibilidade de continuidade do curso”. (No anexo), o professor Rogério pediu à professora Aline Takahira para apresentar o documento. A professora Aline Takahira esclareceu que a equipe da área de libras se reuniu novamente para tentar encontrar soluções para os problemas apontados. Segundo ela, o grande problema é o fato de o curso contar com disciplinas que têm o português como língua de análise.  O que poderia ser feito seria reduzir ao máximo o número de ofertas de disciplinas por professores que não fossem da área. Mas, não foi possível diminuir tanto assim devido ao número pequeno de professores na área de libras. Fizeram, então, o esboço de proposta pensando se a área de Libras tivesse, pelo menos, mais duas vagas de professores. Esse seria um caminho possível para resolver as questões. Professor Tiago Timponi propôs uma mudança na redação do documento em análise. Em seu entender, não seria um caso de devolução de vagas, e sim uma solicitação de transferência, doação ou aumento de vagas docentes. Professor Tiago também quis saber se, caso a equipe de Libras fosse contemplada com duas vagas, se haveria garantias de que a área daria conta da oferta de disciplinas da grade curricular e por quanto tempo. Professora Aline Takahira esclareceu que a proposta inicial tem um fluxograma bem parecido com aquele aprovado para a criação do curso. A equipe deu conta das disciplinas específicas de Libras. As disciplinas que ficaram sob a responsabilidade dos departamentos, cinco para cada, é que não continuou possível. Professora Aline Takahira igualmente afirmou que, com duas vagas a mais, sim, será possível para a área dar conta de todas as disciplinas. As disciplinas pedagógicas continuarão sendo ministradas por professores da FACED.  Ela concordou com a mudança da palavra “devolução” de vagas para outra no sentido de doação. O discente Tiago Fernandes enfatizou a boa nota conseguida no Enade pelo Curso de Licenciatura em Letras-Libras e que o CA conduziu uma mobilização dos estudantes com o intuito de defender o curso. Finda as manifestações dos conselheiros, o professor Rogério deu a sugestão do seguinte encaminhamento: que os dois documentos sejam colocados para ampla discussão nos departamentos, e que as propostas resultantes dos debates sejam deliberadas em próxima reunião do Conselho. Foi aceito por todos. Dando prosseguimento ao item C) Constituição da Comissão Interna para verificação da documentação submetida por candidata à promoção à Classe E (Professor Titular), professor Rogério informou que já fez uma consulta aos membros da banca anterior, os professores Luiz Fernando, Anderson Martins e Sandra Almeida, para ver se eles tinham interesse em continuar com esta função. A resposta foi positiva e, deste modo, o professor Rogério sugeriu que se mantenha a mesma banca. Todos concordaram. Passando ao próximo item D) Sucessão na Direção da Faculdade de Letras, como já foi informado anteriormente, em julho acaba o atual mandato da Direção. O assunto já foi levado aos departamentos e o professor Rogério informou no DLEM que pretende se candidatar a uma recondução. Professora Aline Fonseca, vice-diretora, ainda está estudando se vai continuar. Professor Rogério comunicou que vai marcar duas reuniões de congregação no dia 12 de março para escolher a comissão eleitoral e a apresentação do relatório quadrienal de prestação de contas.  Como aconteceu uma inversão da pauta, retornou-se ao item I - Informes da Direção.  Professor Rogério notificou que a comissão criada para elaborar a Minuta de Resolução de critérios de pontuação para concursos encerrou os trabalhos. A Minuta já foi enviada aos professores do DLEM e o professor Júlio se encarregou de enviar o documento para os docentes do DLET. Os departamentos vão sugerir possíveis mudanças e o Conselho vai deliberar. Por fim, informou que foi aberto, no SEI, um processo de Controle do Trabalho Remoto, no qual alguns documentos são preenchidos pelas Chefias e outros pelos servidores. Em relação ao item III - Assuntos Gerais, o professor Tiago Timponi perguntou se a criação de um setor no SEI está necessariamente ligado a um organograma da Universidade, e se ele teria que fazer alguma coisa para pedir que a FRAMNET esteja em um setor separado para facilitar as assinaturas em documentos dos servidores que trabalham no laboratório.  Foi respondido que basta colocar os documentos no “bloco de assinaturas”. Professor Rogério informou que ocorreu um corte no número de funcionários de apoio administrativo e que a secretaria se encontra aberta o dia todo. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião da qual lavrei a presente ata, que lida e aprovada, vai assinada por mim, Sônia Maria Ferreira de Matos e demais presentes. Juiz de Fora, 19 de fevereiro de 2021. 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sônia Maria Ferreira de Matos, Servidor(a), em 19/07/2021, às 11:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rogerio de Souza Sergio Ferreira, Diretor (a), em 21/07/2021, às 09:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Daniela da Silva Vieira, Professor(a), em 04/08/2021, às 23:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Adauto Lucio Caetano Villela, Chefe de Departamento, em 13/08/2021, às 12:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Aline Garcia Rodero Takahira, Coordenador(a), em 13/08/2021, às 20:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Natalia Sathler Sigiliano, Coordenador(a), em 10/12/2021, às 22:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no Portal do SEI-Ufjf (www2.ufjf.br/SEI) através do ícone Conferência de Documentos, informando o código verificador 0436860 e o código CRC 4C2C5765.




Referência: Processo nº 23071.922862/2021-12 SEI nº 0436860