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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - FACLET - Secretaria

 

Ata da reunião do Conselho de Unidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizada no dia 22 de janeiro de 2021. Ata nº 01/2021. (modo remoto).

 

Às nove horas do dia vinte e dois de janeiro de dois mil e vinte e um, na sala de reunião remota da Faculdade de Letras, teve início a reunião do Conselho de Unidade, regimentalmente convocada pela Direção, tendo como pauta: I - Informes da Direção; II - Ordem do dia: a) Aprovação da Ata da Reunião do Conselho de Unidade realizada no dia 04 de dezembro de 2020. (No anexo); b) Sucessão na Direção da Faculdade de Letras; c) Formação de Comissão para atualizar e regularizar o Barema da FALE (seleção para professor substituto e concurso para docentes); III - Assuntos Gerais. Presentes na reunião: Rogério de Souza Sérgio Ferreira, Diretor da Faculdade de Letras; Aline Alves Fonseca, Vice – Diretora da Faculdade; Júlio Cezar Souza de Oliveira, Chefe do Departamento de Letras;  Adauto Lúcio Caetano Villela, Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas; Aline Garcia Rodero Takahira, Coordenadora  do Curso Letras/Libras; Paula Roberta Gabbai Armelin, Coordenadora do Curso de Letras Integral; Daniela da Silva Vieira, Coordenadora do Curso de Letras Noturno; Carolina Alves Magaldi, Coordenadora do Bacharelado; Fábio Fortes da silva, Vice - Coordenador  do PPG Linguística; Natália Sathler Sigiliano, Coordenadora do PROFLETRAS;  Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves, Vice - Coordenadora do PPG Estudos Literários e a servidora Sônia Maria Ferreira de Matos. Também presente a representante discente Raphaella Nasser. A servidora Maria Lúcia Vieira da Cruz está de férias. Passando ao primeiro item da pauta: I - Informes da Direção, Rogério relembra que, na reunião de dezembro, ficou resolvido que o item “Discussão e deliberação das alterações curriculares do Curso de Bacharelado em Letras-Tradução”, retirado daquela pauta, entraria nessa. Como isso não foi possível, pede ao professor Júlio, que já conversou com ele, para dar mais detalhes. O professor Júlio informa que, devido ao fato de vários professores do DLET terem tirado férias no mês de dezembro e início de janeiro, não deu tempo para a discussão. Também, alguns professores se manifestaram dizendo que queriam uma reunião com direito a voto para que, assim, pudessem contribuir com o documento. O professor Júlio também informa que está esperando o documento chegar até ele para levá-lo a discussão no departamento. Professor Rogério pergunta à secretaria se a aposentadoria da professora Enilce já saiu no Diário Oficial. Ao receber uma resposta afirmativa, professor Rogério pede ao professor Anderson Bastos para levar a questão dessa vaga ao DELEM. Professor Rogério informa que, em uma reunião do CONSU, foi informado que a LOA (Lei Orçamentária Anual) ainda não foi aprovada pelo Congresso e que o Governo só liberou 2,4% de todo o orçamento previsto e esse valor não cobre as principais despesas que a Universidade centraliza. Com isso, não está sendo possível acontecer as dotações para as unidades. Foi repassado somente um pequeno valor para o almoxarifado cobrir pequenas despesas básicas, como papel higiênico, por exemplo.  A Administração Superior alertou para a necessidade de fazer cortes nos gastos. Um dos cortes será nos terceirizados, no apoio administrativo. Passando ao próximo ponto, II - Ordem do dia: a) Aprovação da Ata da Reunião do Conselho de Unidade realizada no dia 04 de dezembro de 2020. (No anexo), foi aprovada por maioriaPassando ao item b) Sucessão na Direção da Faculdade de Letras, professor Rogério lembra que o mandato da atual gestão teve início em 21/07/2017 e que no dia 20/07/2021 termina a gestão e, nesse momento, é necessário levar aos departamentos essa discussão, com a devida antecedência, para que possam surgir interessados em concorrer ao cargo. O professor Anderson Bastos pergunta se existe a prática de revezamento entre os departamentos na direção. Professor Rogério esclarece que existe essa tradição aqui, embora essa prática não seja nada juridicamente acordada. O professor Fábio pergunta se existe a possibilidade de recondução. O professor Rogério diz que, embora nunca tenha acontecido, sim, isso é possível.  A professora Aline Fonseca lembra da resolução do CONSU de dezembro e o professor Rogério explica que essa Resolução diz que, enquanto perdurar a suspenção acadêmica, essa consulta será feita de modo remoto pelo SIGA. Também será preciso realizar uma reunião de Congregação para tirar uma Comissão Eleitoral para cuidar do processo e seguir as etapas que constam na Resolução.  A professora Aline Fonseca participa ao Conselho que, no momento, não tem interesse em apresentar uma candidatura a diretora. Passando ao próximo item da pauta c) Formação de Comissão para atualizar e regularizar o Barema da FALE (seleção para professor substituto e concurso para docentes, professor Rogério informa que na última reunião do Conselho foi falado sobre a necessidade de criar essa Comissão e ele sugeriu os nomes das professoras Ana Paula El Jaick e Raquel Fellet para juntamente com a direção pudessem compor essa Comissão. Ele entrou em contato com as professoras, elas aceitaram, já foi feito a portaria e já estão trabalhando nesse barema. Continuando com III - Assuntos Gerais, o professor Fábio, que faz parte da Comissão que está atualizando o site da Faculdade, traz dois pontos para discussão aqui: no site atual consta uma aba que diz respeito a projeto de pesquisa e extensão e, embora muito importante, ela é difícil de ser atualizada, então, decidiram, a priori, tirar essa aba.  O segundo ponto é a oportunidade de colocar no site uma funcionalidade de avaliação institucional dos segmentos da Faculdade, através de um formulário próprio. Caso o Conselho seja favorável, que os coordenadores e chefes de departamento encaminhem para a Comissão os quesitos que julgarem importantes para que construam esse instrumento de avaliação. O professor Anderson Bastos informa que recebeu três indagações sobre redistribuição aqui para a Faculdade. Uma das pessoas interessadas informou a ele que tem uma comunidade de facebook dizendo que há uma vaga de espanhol, mas, como sabemos, essa vaga não existe.   A discente Raphaella informa que a gestão do CA foi alongada até o final das aulas remotas para que aconteça uma eleição mais justa. A discente também lembra que, em dezembro, o CA pediu para que fosse criada uma aba no site da FALE para que eles pudessem colocar informes. O professor Rogério diz que, em reunião com representantes discentes, eles próprios sugeriram a criação de um site institucional para o CA. Assim, eles próprios poderão colocar as suas informações. O professor também lembra que o professor Gustavo se disponibilizou a se responsabilizar, com seu SIAPE, para a criação desse site e pede à discente Raphaella para entrar em contato com o referido professor para saber como está o andamento desta questão. A professora Aline Fonseca comenta que, acerca desse e-mail inusitado sobre vaga de espanhol que o professor Anderson Bastos recebeu, e reforça que, o ideal, é que a Faculdade de Letras adote o procedimento de redistribuição por edital para evitar esse tipo de situação e que essa é a melhor maneira de publicizar de uma forma mais transparente essas vagas.  O professor Rogério sugere que essa discussão vá em reunião nos departamentos para torná-la oficial. A professora Paula Armelin informa que aconteceu, na última terça-feira, o evento de acolhimento aos calouros e agradece a todos os coordenadores e à direção pela participação.  Nada mais havendo a tratar, encerra-se a reunião da qual lavro a presente ata, que lida e aprovada, vai assinada por mim, Sônia Maria Ferreira de Matos e demais presentes. Juiz de Fora, 22 de janeiro de 2021. 

 

    


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Documento assinado eletronicamente por Sônia Maria Ferreira de Matos, Servidor(a), em 19/07/2021, às 08:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Rogerio de Souza Sergio Ferreira, Diretor (a), em 21/07/2021, às 09:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Daniela da Silva Vieira, Professor(a), em 04/08/2021, às 23:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Adauto Lucio Caetano Villela, Chefe de Departamento, em 13/08/2021, às 12:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Garcia Rodero Takahira, Coordenador(a), em 13/08/2021, às 20:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Paula Roberta Gabbai Armelin, Coordenador(a), em 24/09/2021, às 14:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Natalia Sathler Sigiliano, Coordenador(a), em 10/12/2021, às 22:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Fabio da Silva Fortes, Vice-Coordenador(a), em 01/02/2022, às 11:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23071.922859/2021-93 SEI nº 0436847