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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - FACLET - Secretaria

 

Ata da reunião do Conselho de Unidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizada no dia21 de janeiro de 2022. Ata nº 01/2022. (modo remoto).

Às quatorze horas do dia vinte e um de janeiro de dois mil e vinte e dois, na sala de reunião remota da Faculdade de Letras, teve início a reunião extraordinária do Conselho de Unidade, regimentalmente convocada pela Direção, tendo como pauta: I – Ordem do diaa) Aprovação da ata da reunião do Conselho de Unidade de 19/11/2021; b) Planejamento da Unidade para o retorno das atividades acadêmicas de ensino no formato presencial  para o ano de 2022; c) – Apreciação dos nomes indicados para a banca examinadora externa para a promoção de titular do professor Luis Carlos Carpinetti; d) – Escolha da comissão eleitoral da vice-coordenação de Letras Noturno; II – Assuntos Gerais. Presentes na reunião: Aline Alves Fonseca , Diretora da Faculdade de Letras; Júlio Cesar Souza de Oliveira Chefe do Departamento de Letras; Paula Roberta Gabbai Armelin,  Coordenadora do Curso de Letras Integral; Aline Garcia Rodero Takahira, Coordenadora do Curso Licenciatura  Letras-libras; Daniela da Silva Vieira, Coordenadora do Curso de Letras Noturno; Carolina Alves Magaldi, Coordenadora do Bacharelado; Fábio Fortes, Vice-Coordenador  do PPG Linguística; Thais Fernandes Sampaio, Vice-Coordenadora do PROFLETRAS; Silvina Carrizo Coordenadora do PPG Letras/Estudos Literários; Adauto Villela, Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e os servidores Klauber dos Santos Gomes Junior e Sônia Maria Ferreira de Matos. Também participou da reunião a representante discente Raphaella Nasser. Após cumprimentar a todos, a professora Aline deu início à reunião a) Aprovação da ata da reunião do Conselho de Unidade de 19/11/2021;foisolicitada pela direção a inclusão do ponto de pauta, d) – Escolha da comissão eleitoral da vice-coordenação de Letras Noturno.A proposta de inclusão de pauta foi posta para votação e aprovada. A) Aprovação da ata da reunião do Conselho de Unidade de 19/11/2021, foi colocada em regime de votação e aprovada por maioria, com uma abstenção. b) Planejamento da Unidade para o retorno das atividades acadêmicas de ensino no formato presencial para o ano de 2022; Professora Aline contextualizou acerca do cenário e da reunião entre diretores e reitoria, que não foi um CONSU, e sim um encontro informal que foi acordado que as Unidades Acadêmicas começassem um planejamento para o retorno presencial em abril e que conforme surgissem problemas, eles seriam levados à reitoria. Em primeiro momento a Direção vai divulgar um formulário para saber os questionamentos, opiniões e necessidades dos docentes com relação ao retorno das atividades presenciais. A palavra foi passada ao professor Fábio, que colocou que apesar da instabilidade política e sanitária que o país atravessa, é uma boa iniciativa que a Faculdade de Letras inicie um planejamento, e que em abril talvez esse planejamento tenha de ser revisto. A palavra foi passada a professora Daniela, que sugeriu que fossem observados os métodos dos cursos da área da saúde, e que se fosse interessante e possível que a Faculdade de Letras utilizasse o rodízio de alunos. A professora Aline explica que os cursos da área de saúde estão cobertos pela legislação, pois estão em semestre referente ao ano letivo de 2021 e que o retorno presencial com cobrança obrigatória de frequência é para 2022. E que se a Unidade quiser implementar atividades EAD, isso teria de ser alterado no PPC, com limite de 40% das atividades do curso. A palavra foi passada ao professor Júlio, que colocou que a Faculdade de Letras vêm trabalhando com grandes quantidades de alunos, e que a Faculdade poderia tentar diminuir a quantidade de vagas, ainda que isso crie uma demanda represada. A palavra foi passada a professora Carolina Magaldi, que poderia ser incluído na discussão a questão de como distribuir os espaços nos períodos entre aulas, pois têm alunos que passam o dia na Faculdade de Letras. E que os benefícios de algumas turmas obtiveram em turmas à distância seja continuado. A palavra foi passada à representante discente que reforçou que a modificação para EAD seria prejudicial ao orçamento, e que houve indícios de que esses dois anos de ensino remoto foram prejudiciais aos alunos, tanto em relação ao ensino, quanto psicologicamente. A professora Aline solicitou, em conjunto com os coordenadores que as chefias de departamento apresentassem quais disciplinas foram oferecidas a mais de 30 (trinta) alunos e quais teriam um limite de número de vagas e que fosse seguida a lista de prioridades, como os formandos e alunos periodizados, por exemplo. Professora Aline iniciou a exibição do relatório de ocupação de turmas pelo DLEM, e colocou que disciplinas como as oficinas de línguas estrangeiras, LEM139 e LEM141, teriam de ter uma trava para determinar o número de alunos e que as disciplinas Metodologia do Ensino de língua estrangeira e Estudos da Tradução deveriam ser ofertadas em mais de uma turma. A palavra foi passada a Professora Paula que colocou que Estudos da Tradução fosse duplicada, pois é uma disciplina do primeiro período e está na demanda do integral, que apenas com os ingressantes ultrapassariam o teto de 30 (trinta) estudantes. A professora Aline Fonseca colocou que as disciplinas de línguas estrangeiras teriam de ter uma trava, pois a Faculdade oferece 4 (quatro) línguas distintas e quem matricula os alunos de primeiro período, e que seria preciso estabelecer uma regra, por ordem de numeração de matrícula escolher primeiro, para que a regra fosse estabelecida e seguida, e sendo as vagas preenchidas, os alunos optariam pelas outras disciplinas e como existem outras ofertas  equivalentes, o aluno não seria impedido de prosseguir, caso não haja a possibilidade de abertura de uma segunda turma. A palavra foi passada ao professor Adauto que não seria problema oferecer duas turmas de Estudos da Tradução. A palavra foi passada ao professor Júlio que afirmou que disciplinas de PGA dos diferentes cursos eram oferecidas nos ambientes dos próprios cursos, como por exemplo serviço social, e que essa questão pode ser conversada para que as disciplinas fossem ofertadas nos espaços dos cursos. A professora Aline Fonseca sugeriu que fosse indicado para o departamento que as disciplinas Prática de Gêneros Acadêmicos, Estudos Literários I, Latim I, Gramática: Estudos Tradicionais e Normativos, Linguística I, Estudos literários II, Linguística II e Estudos Fundamentais de Literatura Grega fossem duplicadas e fazer uma progressão caso fosse possível duplicar mais alguma disciplina olhando para as oferecidas no terceiro período, pois no terceiro período tem muita concentração, como por exemplo Linguística III – que todas as habilitações fazem. A professora Paula observou que a disciplina Teoria da Literatura também deveria ser observada. A professora Aline destacou que a ideia inicial seria priorizar as disciplinas até o terceiro período, pois do quarto período em diante a margem é mais contornável, e sugeriu ao departamento que duplicasse as disciplinas do primeiro e segundo períodos, contemplando integral e noturno, e se possível duplicar as disciplinas do terceiro e talvez Estudos Fundamentais da Literatura Latina. c) – Apreciação dos nomes indicados para a banca examinadora externa para a promoção de titular do professor Luis Carlos Lima Carpinetti a palavra foi passada ao professor Júlio que apresentou os nomes indicados como membros externos Fábio Faversani (UFOP); Henrique Fortuna Cairus (UFRJ); Isabella Tardin Cardoso (UNICAMP) como titulares e Robson Tadeu Cesila (USP) como suplente e os membros internos Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves como titular e Edimilson de Almeida Pereira como suplente. As indicações dos nomes para a banca foram colocadas em votação e aprovada por maioria com uma abstenção. d) – Escolha da comissão eleitoral da vice-coordenação de Letras Noturno A professora Aline Fonseca contextualizou acerca das consultas para a substituição da vice-coordenação, e informou que teria de ser montada uma comissão eleitoral. A representação discente será representada por Raphaella Nasser enquanto membro do Centro Acadêmico, e a professora Daniela se voluntariou para fazer parte da comissão eleitoral e a professora Paula Armelin como suplente. A servidora Sônia Matos também se voluntariou para fazer parte da comissão. A composição da comissão eleitoral ficou assim: Aline Fonseca, Sônia Matos, Daniela Vieira e Raphaella Nasser como titulares, Paula Armelin como suplente. A comissão foi colocada em votação e aprovada por unanimidade. II – Assuntos Gerais a professora Aline Fonseca ressaltou a importância no registro dos dados de automonitoramento no sistema Busco Saúde, e pediu que os chefes de departamento informassem os membros acerca da necessidade de informar os dados de automonitoramento. A diretora trouxe outro tema, acerca de uma demanda pedida pela PROGRAD, que a Faculdade de Letras institua um colegiado de curso, e que apesar do Conselho de Unidade funcionar como colegiado de curso, a PROGRAD informou que isso pode prejudicar o curso em avaliações do MEC, e pediu que isso fosse pensado em conjunto para próximas reuniões. E como último assunto geral, a professora Aline solicitou um breve relato do professor Adauto acerca do concurso de Libras e da professora Paula sobre a primeira reunião do CONGRAD sobre extensão. A palavra foi passada a professora Paula, que contextualizou acerca da reunião, em que foram discutidos os artigos I, II e III da minuta e que as coordenadoras da Letras votaram de maneira combinaram que os pontos perdidos em votação seriam passados à diretora para serem defendidos posteriormente no CONSU. A palavra foi passada ao professor Adauto que fez uma consulta, e que apesar de não haver garantia total, acredita que até 18 de abril o candidato deva tomar posse. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião da qual lavrei a presente ata, que lida e aprovada, vai assinada por mim, Klauber dos Santos Gomes Junior e demais presentes. Juiz de Fora, 21 de janeiro de 2022.


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Documento assinado eletronicamente por Klauber dos Santos Gomes Junior, Servidor(a), em 02/06/2022, às 19:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Sônia Maria Ferreira de Matos, Servidor(a), em 14/06/2022, às 18:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Alves Fonseca, Diretor (a), em 01/07/2022, às 18:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Garcia Rodero Takahira, Coordenador(a), em 09/07/2022, às 00:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Carolina Alves Magaldi, Coordenador(a), em 18/07/2022, às 12:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Adauto Lucio Caetano Villela, Chefe de Departamento, em 18/07/2022, às 14:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Paula Roberta Gabbai Armelin, Professor(a), em 18/07/2022, às 15:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Daniela da Silva Vieira, Coordenador(a), em 18/07/2022, às 16:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Julio Cesar Souza de Oliveira, Chefe de Departamento, em 18/07/2022, às 18:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Natalia Sathler Sigiliano, Coordenador(a), em 19/07/2022, às 11:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Tiago Timponi Torrent, Coordenador(a), em 20/07/2022, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23071.919568/2022-95 SEI nº 0816373