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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - FACLET - Secretaria

 

Ata da reunião do Conselho de Unidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizada no dia 14 de maio de 2021. Ata nº 05/2021. (modo remoto).

 

Às quatorze horas do dia quatorze de maio de dois mil e vinte e um, na sala de reunião remota da Faculdade de Letras, teve início a reunião do Conselho de Unidade, regimentalmente convocada pela Direção, tendo como pauta: I - Informes da Direção; II - Ordem do dia: 1) Aprovação das Atas das Reuniões do Conselho de Unidade ocorridas nos dias 22/01/2021 e 19/02/2021 (No anexo); 2) Confirmação dos membros das Comissões (DLEM e DLET) de Impacto que irão fazer um levantamento sobre os encargos dos docentes nas diversas áreas de atuação na FALE. Estabelecimento de critérios em tornos dos quais as comissões deverão trabalhar. 3) Versão final do PPC do Bacharelado em Tradução; 4) Minuta de Resolução que estabelece os critérios de pontuação para a prova de títulos e de projeto acadêmico dos concursos públicos na FALE;5) Redistribuição da Professora Rosani; 6) Escolha do(a) Diretor(a) em Exercício durante o período de consulta eleitoral; 7) Data de Entrega do PIT 2021.1 (em novo formulário); 8) Confirmação dos membros da Banca Interna e Externa para promoção a classe E (Professor Titular) do professor Luís Carlos Lima Carpinetti; 9) Confirmação dos membros da Banca Interna e Externa para promoção a classe E (Professor Titular) da professora Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves; 10) Solicitação do professor Tiago Timponi para inclusão de um novo setor de trabalho no plano de flexibilização dos servidores TAEs na Faculdade de Letras; III - Assuntos Gerais. Presentes na reunião: Rogério de Souza Sérgio Ferreira, Diretor da Faculdade de Letras; Aline Alves Fonseca, Vice-Diretora da Faculdade; Júlio Cezar Souza de Oliveira, Chefe do Departamento de Letras;  Adauto Lúcio Caetano Villela, Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas; Aline Garcia Rodero Takahira, Coordenadora  do Curso Letras/Libras; Paula Roberta Gabbai Armelin,  Coordenadora do Curso de Letras Integral; Daniela da Silva Vieira, Coordenadora do Curso de Letras Noturno; Carolina Alves Magaldi, Coordenadora do Bacharelado; Tiago Timponi Torrent, Coordenador  do PPG Linguística; Natália Sathler Sigiliano,  Coordenadora do PROFLETRAS;  Nícea Helena de Almeida Nogueira, Coordenadora do PPG Letras: Estudos literários e a servidora Sônia Maria Ferreira de Matos. Também participaram da reunião as representantes discentes Natália Jenevain e Rhaphaella Nasser. A Servidora Maria Lúcia Vieira da Cruz estava de férias. Após cumprimentar a todos, o professor Rogério deu início à reunião com o primeiro item da pauta, Informes da Direção, informando que em relação à dotação que a Unidade tem direito a receber, após todos os cortes já anunciados e discutidos, já recebemos quarenta por cento. O calendário de compras já foi divulgado, então, já podemos ir pensando nas demandas da Faculdade. Outro aviso é em relação a uma avaliação de flexibilização da Faculdade. Foi pedido uma avaliação, pela comissão de flexibilização, via formulário. Agora estão pedindo uma discussão interna para avaliar os resultados dessa pesquisa. O professor pede que essa discussão seja feita pelos setores. Outro informe é que, após uma reunião com os TAES e os chefes imediatos da Faculdade, ficou decidido que, a partir da próxima reunião de Congregação, a ata será feita por um professor. Por fim, o professor informa que a direção recebeu uma intimação judicial para responder a um processo movido por uma aluna de Letras/Libras e que alguns professores da Faculdade foram convocados. Professor Rogério pede à Aline Takahira para, em assuntos gerais, falar sobre esse caso para deixar os professores à parte do que se trata. A professora Aline Fonseca deu alguns informes acerca dos processos de monitoria, algumas mudanças pedidas por três professores e que a página da FALE já está recebendo os editais para divulgação.  Passando ao próximo ponto da pauta II - Ordem do dia: 1) Aprovação das Atas das Reuniões do Conselho de Unidade ocorridas nos dias 22/01/2021 e 19/02/2021 (No anexo); atas aprovadas por unanimidade. 2) Confirmação dos membros das Comissões (DLEM e DLET) de Impacto que irão fazer um levantamento sobre os encargos dos docentes nas diversas áreas de atuação na FALE. Estabelecimento de critérios em torno dos quais as comissões deverão trabalhar. Professor Rogério fez uma breve apresentação do assunto e por que ele voltou à tona: esse é um assunto complexo e delicado e, a partir de uma reunião de Congregação, foi sugerido que a Faculdade pensasse na possibilidade de deslocar uma vaga de professor de um curso para outro. Essas vagas sempre foram preenchidas, automaticamente, no mesmo lugar em que ela se deu. Para estudar esse caso, pensou-se em formar uma comissão, com representante de todas as áreas dos dois departamentos, para fazer um levantamento que permitisse estudar a possibilidade desse remanejamento interno de vaga. O professor lembra a necessidade de tentar fortalecer áreas como, por exemplo, Libras e Italiano, mas, com o cuidado para não causar outros tipos de prejuízo. Em seguida, o professor Rogério passou a palavra para o professor Júlio dar o seu relato da discussão que aconteceu no DLET. Ele relatou que, na reunião, eles corroboraram o interesse e a percepção dessa necessidade de fortalecer áreas, como Libras e Italiano. Foi cogitada a ideia de separar a vaga oriunda da aposentadoria do professor Gilvan para destiná-la a Libras. Porém, diante de todos os problemas atuais, resolveram criar a comissão formada pelos professores Luciana, Fábio e Alexandre, um de cada área, mas, por votação, foi decidido que essa vaga atual continua com a Literatura.  O professor Rogério passou a palavra para o professor Adauto relatar o resolvido na reunião do seu departamento.  O professor Adauto salientou que em seu departamento existem muitas dúvidas e inseguranças. Foi criada somente a comissão com as professoras Aline Takahira, Patrícia Nora, Raquel Fellet e Fernanda Murad, para estudar as possibilidades de, no futuro, haver remanejamento interno de vagas, mas que o Italiano se retirou da comissão. O DLEM votou para que a vaga da aposentadoria da professora Enilce permaneça com a equipe do Francês. A professora Carolina sugere que as discussões de vagas sejam vistas pensando a Faculdade como um todo e também pergunta se a comissão será permanente e se seria uma única comissão ou uma de cada departamento. A professora Aline Takahira reforça as dúvidas da professora Carolina e também pergunta se será aqui que pensaremos sobre os critérios das comissões. A professora Nícea pergunta qual será o papel da Comissão. O professor Adauto acredita que cada departamento deva formar sua Comissão para levantar os critérios do que iriam avaliar e levar esses pontos para serem discutidos por todos. O professor Tiago Timponi informa que, no DLET, a Comissão será descritiva e o resultado de seus trabalhos servirá para embasar tomadas de decisões de um processo multissetorial. A professora Aline Fonseca relata que a ideia da Comissão surgiu no NDE enquanto discutiam e esbarraram em problemas na implementação do curso do Bacharelado em Letras/ Libras. Os departamentos, então, têm pensado nos problemas futuros que uma decisão imediatista pode gerar. A professora acha que a formação de uma Comissão, única com participação de membros de todas as áreas, é necessária para fazer um levantamento de todas as peculiaridades e necessidades da Faculdade, como um todo, para servir de instrumento para tomada de decisões no futuro. O professor Tiago sugere, como encaminhamento, que os nomes sugeridos pelos departamentos deveriam fazer uma reunião com a Direção e pensarem quais os critérios dessa Comissão e trazer essas sugestões para discussão no Conselho. O professor Rogério acredita que, nesse momento, já podemos decidir sobre a composição da Comissão. Encaminhamento para votação: formar duas Comissões, uma para cada departamento, com o número de membros que acharem necessários, para discutir os critérios que deverão ser levados em consideração, depois levam em reunião de departamento e, assim, levar o assunto adiante. A professora Aline Fonseca sugere que o Conselho referende os nomes indicados pelos departamentos e indique uma reunião inicial conjunta para levantarem os critérios relevantes para cada departamento. E, então, as Comissões indiquem se querem voltar  a discussão nos departamentos ou trazer diretamente ao Conselho. Foi aceito por unanimidade. Avançando na pauta, 3) Versão final do PPC do Bacharelado em Tradução; o professor Rogério relembra que essa discussão já passou pelosdepartamentos e passou a palavra para a professora Carolina que fez uma síntese dessa versão final indicando todas as mudanças. A professora Aline Fonseca fez uma menção de agradecimento e de parabéns aos membros do NDE do Bacharelado pelo brilhante e detalhado trabalho na elaboração dessa reformulação e atualização desse documento. Foi deliberada, por unanimidade, essa versão final. Passando ao próximo ponto, 4) Minuta de Resolução que estabelece os critérios de pontuação para a prova de títulos e de projeto acadêmico dos concursos públicos na FALE; O documento passou em reunião pelos departamentos e houve sugestões de mudanças nos dois departamento e a professora Natália também sugeriu uma mudança na redação de um item. As mudanças foram aceitas e a Minuta deliberada por unanimidade. Passando adiante, item 5) Redistribuição da Professora Rosani; o assunto já foi discutido e aprovado no DLEM. O professor Rogério passou a palavra para a professora Aline Takahira que reforçou a informação de que a Rosani sempre se disse interessada em ir para mais perto de casa e, conversando com uma colega de uma Universidade mais perto da cidade da Rosani, recebeu a informação de que esta professora tem interesse em vir para Juiz de Fora. A equipe de Libras teve uma reunião informal com essa professora e acreditam que ela tem um perfil que atenderia bem a Faculdade.  O professor Adauto informou que já existe um processo de redistribuição em andamento e em avaliação nas duas Universidades. O professor Adauto informa que uma Comissão foi formada para avaliar o pedido de redistribuição, mas ainda não o fizeram. Foi sugerido e aceito que essa Comissão faça essa avaliação, emita um parecer e traga ao Conselho.  Seguindo com a pauta, 6) Escolha do(a) Diretor(a) em Exercício durante o período de consulta eleitoral; o professor Rogério apresentou a ata da Comissão eleitoral com as datas e informou que ele e a Aline Fonseca cadastrarão uma chapa, ele como vice e Aline como Diretora e salienta a necessidade que os dois deverão estar afastado e que o Conselho deve escolher um professor para atuar pro tempore como diretor. Eles sugerem o nome do professor Fábio Fortes da Silva. Foi aceito por unanimidade. Continuando com a pauta da reunião, 7) Data de Entrega do PIT 2021.1 (em novo formulário); o professor Rogério sugere aos chefes de departamento que procurem na secretaria os envelopes com os PITs. Seguindo com a pauta, 8) Confirmação dos membros da Banca Interna e Externa para promoção a classe E (Professor Titular) do professor Luís Carlos Lima Carpinetti; 9) Confirmação dos membros da Banca Interna e Externa para promoção a classe E (Professor Titular) da professora Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves; Acerca da banca interna, ela é permanente. A banca externa para a promoção da Ana Beatriz aprovada em reunião no departamento também foi aprovada aqui, por unanimidade. Em relação à banca do Carpinetti, ainda não passou no departamento e está aguardando.  O professor Tiago pergunta como é feita a comprovação das disciplinas ministrada pelos professores. Se for somente a avaliação das FAES, está errado. Pois, em muitos casos, as FAES são registradas no nome de um professor, mas é um professor substituto ou bolsista PNPD quem efetivamente ministra. Deve-se pensar, futuramente, em reavaliar essa comprovação. O professor Rogério pede aos chefes de departamento para marcar uma reunião com a banca interna para pensarem esse assunto. Continuando com a pauta, no item 10) Solicitação do professor Tiago Timponi para inclusão de um novo setor de trabalho no plano de flexibilização dos servidores TAEs na Faculdade de Letras; o professor Tiago esclarece que dois técnicos de laboratório vieram para a Faculdade para trabalhar diretamente na FRAMNET. Hoje eles estão lotados no setor da secretaria geral, mas, por terem horários diferentes, não fazem parte da flexibilização e, por conta de chefia direta, por exemplo, o professor Tiago está pedindo a criação de um outro setor para alocar esses TAEs. O pedido de criação de setor começa pelo Conselho de Unidade. Nas outras Unidades, os laboratórios fazem parte de um setor separado. Foi aceito por unanimidade.  Em relação ao item III - Assuntos Gerais, o professor Rogério pediu à professora Aline Takahira para falar sobre o processo que a aluna está movendo e no qual alguns professores precisarão depor. Essa aluna entrou no curso de Letras/Libras em 2015. Porém, a matrícula dela foi indeferida por falta de documento, mas ela continuou cursando e entrou com um processo no Ministério Público pedindo a matrícula. Saiu o resultado dando a ela o direito à matrícula, no entanto, as notas das disciplinas do primeiro período não foram lançadas. Foi aberto um processo de inclusão de notas, o processo passou pelo CONSU, mas a UFJF disse que não poderiam lançar essas notas por que, naquela época, ela não estava matriculada. A professora Aline Takahira disse que sempre perguntou à aluna se ela não queria fazer de novo as disciplinas do primeiro semestre e ela sempre disse que não. Dois professores dizem que a aluna não cursou suas disciplinas até o final e não têm nota. O professor Tiago informou que o terceirizado, Caio, pediu demissão e chegou um novo funcionário e os Coordenadores acham melhor que ele comece a trabalhar de forma presencial. Tiago pergunta se esse funcionário, para não ter que trabalhar sozinho lá no CPH, se ele não poderia trabalhar na sala da Coordenação. Foi sugerido que ele ocupe a sala dos intérpretes que está vazia. Assim ficou decidido.  Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião da qual lavrei a presente ata, que lida e aprovada, vai assinada por mim, Sônia Maria Ferreira de Matos e demais presentes. Juiz de Fora, 14 de maio de 2021. 

 


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Documento assinado eletronicamente por Sônia Maria Ferreira de Matos, Servidor(a), em 04/08/2021, às 15:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Rogerio de Souza Sergio Ferreira, Diretor (a), em 04/08/2021, às 15:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Alves Fonseca, Professor(a), em 11/08/2021, às 18:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Adauto Lucio Caetano Villela, Chefe de Departamento, em 13/08/2021, às 12:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Carolina Alves Magaldi, Professor(a), em 13/08/2021, às 13:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Julio Cesar Souza de Oliveira, Chefe de Departamento, em 13/08/2021, às 14:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Garcia Rodero Takahira, Coordenador(a), em 13/08/2021, às 20:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Paula Roberta Gabbai Armelin, Coordenador(a), em 24/09/2021, às 13:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Natalia Sathler Sigiliano, Coordenador(a), em 10/12/2021, às 21:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23071.924683/2021-24 SEI nº 0454755