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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - FACLET - Secretaria

 

Ata da reunião do Conselho de Unidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizada no dia18 de abril de 2022. Ata nº 06/2022.

Às dez horas do dia dezoito de abril de dois mil e vinte e dois, na sala Defesas da Faculdade de Letras, teve início a reunião extraordinária do Conselho de Unidade, regimentalmente convocada pela Direção, tendo como pauta: I - Informes da Direção; II - Ordem do dia a) Apreciação das atas de reuniões anteriores: 21/01/22, 11/02/22, 23/02/22 e 24/03/22; b) Deliberação sobre o pedido de afastamento para pós-doutorado da professora Natália Sigiliano e do professor Tiago Torrent; III - Assuntos Gerais. Presentes na reunião: Aline Fonseca, Diretora da Faculdade de Letras; Rogério Ferreira, vice-diretor da Faculdade de Letras; Júlio Cesar Souza de Oliveira, Chefe do Departamento de Letras; Paula Armelin,  Coordenadora do Curso de Letras Integral; Charlene Miotti, Vice - Coordenadora do Bacharelado; Daniela Vieira, Coordenadora do Curso de Letras Noturno; Aline Takahira, coordenadora do curso de Letras-Libras; Tiago Torrent,  Coordenador  do PPG Linguística; Thais Sampaio, Vice - Coordenadora do PROFLETRAS; Adauto Villela, chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e a servidora Sônia Maria Ferreira de Matos. Apresentaram justificativas de ausência: a representação estudantil, pois havia um conflito de horário com as aulas presenciais, e do PPG de Estudos Literários, da professora Silvina, pois a  coordenação já havia marcado uma reunião interna acerca de questões do PROAP. Após cumprimentar a todos, a professora Aline deu início à reunião I - Informes da Direção. A palavra foi passada ao professor Rogério, o vice-diretor informou acerca da necessidade de reduzir custos da Universidade e como isso foi passado pela Administração Superior. Começando pelas bolsas, haverá diminuição nos bolsistas do TP Gestão que auxiliam as coordenações de curso. No entanto, os funcionários da biblioteca setorial terão seus postos restituídos. O outro corte que pode acontecer é na bolsa PROQUALI, que deve ter o valor reduzido. Acerca do PISM, estão surgindo questionamentos, pois além de ser deficitário do ponto de vista financeiro, existem argumentos de que o PISM é reservista no sentido de priorizar o atendimento regional. A palavra foi passada ao professor Tiago Torrent que fez a defesa do PISM, observando que se deve olhar para a administração como um todo, e que o PISM guarda as cotas na mesma proporção que o SISU, com o adendo que atende a região. A professora Charlene Miotti relatou as dificuldades que colegas de outras Universidades estão enfrentando para preencher as vagas dos cursos de Letras. A palavra foi passada a professora Aline que argumentou acerca da isenção de taxa de inscrição para os alunos que precisam, pois é feito de maneira mais simples que a isenção do ENEM. O vice-diretor informou acerca do SCDP que está com valor muito baixo, e pediu atenção, já que será utilizado nos concursos. A palavra foi passada a professora Aline que colocou a ideia de fazer uma aula inaugural em homenagem ao professor Gilvan, e pediu sugestões sobre quem convidar para essa homenagem. O prof. Tiago sugeriu o nome da profa. Marisa Timponi para esta aula inaugural, além das profas. Maria Luiza Scher e Terezinha Scher. A professora Paula colocou que as coordenações gostariam de fazer um acolhimento aos alunos, mas que teria de haver um ajuste com o ICB, que também utiliza o auditório. O vice-diretor alertou que a resolução do retorno das atividades presenciais permite a participação remota de servidores em reuniões em casos excepcionais e que precisamos discutir essas condições de excepcionalidade. II - Ordem do dia a) Apreciação das atas de reuniões anteriores: 21/01/22, 11/02/22, 23/02/22 e 24/03/22, a Diretora informou acerca das atas, que estão sendo postas em dia e cedeu a palavra para quem quisesse solicitar alteração. A professora Charlene Miotti solicitou o ajuste no sobrenome na ata do dia 24 de março. As atas foram postas em regime de votação e aprovadas por unanimidade. b) Deliberação sobre o pedido de afastamento para pós-doutorado da professora Natália Sigiliano e do professor Tiago Torrent . A palavra foi passada ao professor Júlio que contextualizou a reunião de departamento que tratou dos afastamentos e que os afastamentos foram aprovados. A palavra foi passada ao professor Tiago que colocou que foi feita uma consulta aos professores que tinham interesse, e que o prazo está próximo, pois como é ano eleitoral os pedidos têm de ser enviados antes para que possam ser feitas as contratações de substitutos. O professor Tiago observou que a saída é dia primeiro de agosto e o retorno no dia trinta e um de janeiro, e que a conta foi feita e efetivamente conseguiriam fechar o semestre e os substitutos entrariam no segundo semestre de 2022.A professora Aline colocou em regime de votação e o pedido de afastamento do professor Tiago Torrent e da professora Natália Sigiliano por seis meses e foi aprovado por maioria, com a abstenção do professor Tiago. A pauta foi vencida e passado aos III - Assuntos Gerais a palavra foi passada ao professor Rogério, que contextualizou acerca da mensagem enviada pela Direção ao comando de greve, acerca dos tradutores e intérpretes, que são necessários para o retorno as aulas, e toda a categoria aderiu a greve dos TAEs e na seleção para substituto a autorização do comando de greve para que houvesse tradutores e intérpretes de libras não foi tão simples. A palavra foi passada a professora Aline Takahira, que informou ter sido contatada por mensagem sobre a demanda dos intérpretes e tradutores, se a demanda havia sido formalizada por e-mail, e foi sim formalizada por e-mail, e a professora explicou que o curso não pode avançar sem a interpretação em turmas mistas. A palavra foi passada ao professor Rogério que sugeriu que a direção entre em contato com o comando de greve acerca dos concursos. A diretora colocou acerca dos concursos que terão início em maio, e que deve ser observada a greve dos TAEs na questão da compra de passagens. A palavra foi passada ao professor Tiago que observou uma estratégia para os TAEs e sua reposição com relação as aposentadorias, que seria observar as pessoas que querem mudar de setor. A palavra foi passada ao professor Rogério que observou que a remoção interna traz mais riscos do que quando há o ingresso via concursos, que o ingressante tende a adaptar-se melhor.A palavra foi passada a professora Paula que reforçou a questão das datas do auditório para que seja feito o acolhimento dos calouros. E manifestou a preocupação da coordenação do integral com as turmas de línguas estrangeiras, que estão sendo ofertadas de forma concomitante, criando turmas de línguas estrangeiras, que não inglês, muito pequenas. A professora acredita que essa baixa ocupação se dá também pelo receio dos alunos em ter muitas disciplinas presenciais e não conseguirem dar conta, com o retorno pós pandemia. A palavra foi passada ao professor Rogério que demonstrou preocupação com a utilização correta do Google Classroom, e que não deveria ser utilizado como foi utilizado no modo remoto, em que as aulas ocorriam através da plataforma. A diretora pediu as coordenações que combinassem os dias das apresentações, para que a direção pudesse negociar o uso do anfiteatro compartilhado com o ICB. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião da qual lavrei a presente ata, que lida e aprovada, vai assinada por mim, Klauber dos Santos Gomes Junior e os presentes. Juiz de Fora, 18 de abril de 2022.


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Documento assinado eletronicamente por Klauber dos Santos Gomes Junior, Servidor(a), em 19/04/2022, às 20:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Sônia Maria Ferreira de Matos, Servidor(a), em 19/04/2022, às 20:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Alves Fonseca, Diretor (a), em 19/04/2022, às 20:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Julio Cesar Souza de Oliveira, Chefe de Departamento, em 19/04/2022, às 21:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Thais Fernandes Sampaio, Professor(a), em 19/04/2022, às 21:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Tiago Timponi Torrent, Coordenador(a), em 19/04/2022, às 23:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Daniela da Silva Vieira, Professor(a), em 19/04/2022, às 23:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Rogerio de Souza Sergio Ferreira, Professor(a), em 20/04/2022, às 07:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Charlene Martins Miotti, Professor(a), em 20/04/2022, às 08:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Paula Roberta Gabbai Armelin, Coordenador(a), em 20/04/2022, às 10:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Adauto Lucio Caetano Villela, Chefe de Departamento, em 20/04/2022, às 10:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Garcia Rodero Takahira, Coordenador(a), em 20/04/2022, às 13:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no Portal do SEI-Ufjf (www2.ufjf.br/SEI) através do ícone Conferência de Documentos, informando o código verificador 0748794 e o código CRC DA670012.




Referência: Processo nº 23071.912030/2022-18 SEI nº 0748794