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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - FACLET - Secretaria

 

Ata da reunião do Conselho de Unidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizada no dia 18 de setembro de 2020. Ata nº 06/2020. (modo remoto)

 

         Às quatorze horas e trinta minutos do dia dezoito de setembro de dois mil e vinte, na sala webconferência da Faculdade de Letras, teve início a reunião do Conselho de Unidade , regimentalmente convocada pela Direção, tendo como pauta: I - Informes da Direção; II - Ordem do dia: a) Aprovação da Ata da Reunião do Conselho de Unidade realizada no dia 19 de junho de 2020 (já com algumas modificações, a pedido da professora Carla Couto); b) Definição e aprovação da Comissão Especial de Avaliação para julgamento de avaliação de desempenho e memorial para  promoção à classe E (Professor Titular) da docente Enilce do Carmo Albergaria Rocha. (resolução no site da FALE no endereço http://www.ufjf.br/faclet/files/2017/06/Resolu%C3%A7ao-01-2019 Professor-Titular1.pdf ); c) Criação do NDE de Libras (Resolução CONGRAD anexada); III - Assuntos Gerais. Presentes na reunião: Rogério de Souza Sérgio Ferreira, Diretor da Faculdade de Letras; Aline Alves Fonseca, Vice-Diretora da Faculdade;  Júlio Cezar Souza de Oliveira, Chefe do Departamento de Letras;  Anderson Bastos Martins, Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas; Aline Rodero Takahira, Coordenadora do Curso Letras/Libras; Mercedes Marcilese, Coordenadora do Curso de Letras Integral; Marcos Vinícius Ferreira de Oliveira, Vice-Coordenador do Curso de Letras Noturno; Sandra Aparecida Faria de Almeida, Coordenadora do Bacharelado; Tiago Timponi Torrent, Coordenador  do PPG Linguística; Ana Beatriz Gonçalves, Vice-Coordenadora do PPG Letras: Estudos Literários; Thaís Fernandes Sampaio, Coordenadora do PROFLETRAS;  as servidoras Maria Lúcia Vieira da Cruz e Sônia Maria Ferreira de Matos e os representantes discentes Raphaella Nasser e Gustavo Alves. Dando início à reunião, após cumprimentar a todos, em I) Informes da Direção, Professor Rogério informou que houve um bloqueio de 50% na dotação orçamentária na rubrica “equipamentos” em todas as Unidades acadêmicas da UFJF. Houve renovação do contrato com a Optécnica, a empresa responsável pela manutenção do Laboratório de Línguas. As portas das salas de aulas do bloco G serão pintadas e foi enviado um ofício para o Pró-Reitor Tanure pedindo uma obra de cobertura ligando o bloco H ao G. Em relação à reuniões, houve uma com a Pró-Reitora Kátia sobre professor substituto e está acontecendo outra reunião agora da qual o professor Adauto está participando, representando a Faculdade.  Também houve uma reunião com o diretor da PROAE acerca do empréstimo de notebook para alunos que são apoiados por eles. Professor Rogério também informou que achou por bem incluir mais um membro na Comissão de Biossegurança. A Comissão será formada por ele, pela professora Hadassa, pela TAE Daniele, pela representante discente Raphaella, além de um professor do DLET, a ser informado pela chefia de departamento em breve.  Por fim comunicou que haverá eleição de novos membros da CPPD que, até então, tinha a professora Clara como representante. Professora Mayra se interessou em se candidatar.  Professora Aline Fonseca perguntou se nas reuniões do CONSU há comentários sobre concurso para professor efetivo. Professor Rogério disse que, no ano corrente, não acontecerá nenhum, só foi liberado a convocação de substitutos aprovados em concursos anteriores e com prazo vigente. II - Ordem do dia: a) Aprovação da Ata da Reunião do Conselho de Unidade realizada no dia 19 de junho de 2020 (já com algumas modificações, a pedido da professora Carla Couto); Professor Rogério esclareceu que, a partir de agora, as atas serão concisas e objetivas.  Foi aprovada pela maioria, com a ressalva de que será conferida novamente a gravação da ata por conta de um pedido da professora Aline Takahira. Passando ao próximo ponto, b) Definição e aprovação da Comissão Especial de Avaliação para julgamento de avaliação de desempenho e memorial para promoção à classe E (Professor Titular) da docente Enilce do Carmo Albergaria Rocha. (resolução no site da FALE no endereço http://www.ufjf.br/faclet/files/2017/06/Resolu%C3%A7ao-01-2019 Professor-Titular1.pdf ); este ponto voltou à pauta por conta de um membro que desistiu e por um pedido de substituição de um suplente. Professor Rogério aproveitou esse assunto para incluir na pauta a aprovação da banca da comissão interna da professora Patrícia Nora. Com relação à composição da banca da Professora Enilce Rocha, foi lançado o nome da professora Venise Vieira Mendes, do Colégio de Aplicação João XXIII, para substituir a professora Begma e a professora Teresinha Zimbrão para substituir o professor Edimilson como suplente.  Professor Anderson Bastos disse que a banca interna para a verificação da documentação da Professora Patrícia Nora será ele próprio, a professora Sandra e o professor Luiz Fernando. As bancas foram aprovadas pela maioria. Professor Anderson Bastos sugeriu que a banca interna tenha um mandato de um ano.  Em seu ponto de vista, tal procedimento seria produtivo, pois, ao convidarem a banca externa será possível dar uma previsão de data, na consideração de que uma comissão permanente será mais rápida por já estar familiarizada com os trabalhos. Professor Rogério recomendou que se faça uma consulta a esses membros para ser votado em uma próxima reunião. Passando para o próximo ponto, c) Criação do NDE de Libras (Resolução CONGRAD anexada); Professora Aline Fonseca disse que o NDE do Bacharelado de Libras deve ser presidido por um dos quatro coordenadores de curso da Faculdade de Letras para atender a resolução 17/2011 da Prograd que regulamenta a criação e atuação dos NDEs. A configuração da proposta de Bacharelado em Letras de Tradução e Interpretação Libras/ Português votada na congregação de 22 de maio de 2020 foi o de uma habilitação, pois foi pensado para funcionar como os demais cursos da Faculdade de Letras. O novo NDE a ser composto deverá trabalhar em cima do fluxograma no qual foi baseado a proposta votada na Congregação. Professora Sandra perguntou à professora Aline Fonseca se ela teria algum encaminhamento para hoje em relação à questão de ouvir os NDEs do Bacharelado e de Letras/Libras. Professora Aline Fonseca respondeu que o encaminhamento da direção será que hoje seja decidido quem será o coordenador presidente do NDE. A constituição será encaminhada em um segundo momento após consulta aos departamentos. Após considerações de alguns professores e de uma apresentação em powerpoint da professora Sandra acerca de Bacharelados e Licenciaturas em Letras e Letras libras de outras Instituições Federais de Ensino Público, a direção propôs o seguinte encaminhamento: votar em um presidente de um novo NDE para que, logo em seguida, um PPC independente possa ser elaborado, lembrando que os documentos a serem produzidos devem seguir a proposta de curso que foi votada na Congregação. A constituição desse NDE é para tratar das adaptações e assuntos pedagógicos em geral. A questão da entrada deverá ser deliberada na Congregação que vai discutir a aprovação o PPC.  Professora Sandra sugeriu que o coordenador que deverá ser o presidente do novo NDE seja o coordenador do curso de licenciatura de Letras/Libras. Professora Mercedes solicitou que seu nome não seja considerado para essa presidência, uma vez que é a coordenadora da licenciatura  do turno integral e que já preside o NDE dos cursos de licenciatura em Letras de ambos os turnos. Professora Aline Takahira concordou em presidir o NDE novo e todos aprovaram. Recuperou-se a informação de outra reunião em que foi decidido que o NDE deverá ser composto por um representante da área de Libras, da área de tradução e da área de língua portuguesa e literatura e, agora, deve-se fazer a consulta aos departamentos para as indicações desses nomes.  O próximo ponto da pauta, III - Assuntos Gerais, professor Anderson Bastos perguntou sobre a questão da monitoria, se os professores vão precisar fazer novos projetos ou serão aproveitados os projetos já feitos. Professora Aline Fonseca respondeu que não. Será preciso fazer somente as seleções. Professora Mercedes pediu aos chefes de departamento para observarem os pedidos de liberação de vagas feitas pelos coordenadores e fazerem essas liberações o mais rápido possível por que estão com muitos pedidos. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião da qual lavrei a presente ata, que lida e aprovada, vai assinada por mim, Sônia Maria Ferreira de Matos e demais presentes. Juiz de Fora, 18 de setembro de 2020. 

 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por Sônia Maria Ferreira de Matos, Servidor(a), em 22/12/2020, às 11:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rogerio de Souza Sergio Ferreira, Diretor (a), em 24/12/2020, às 08:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcos Vinicius Ferreira de Oliveira, Vice-Coordenador(a), em 05/01/2021, às 11:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Alves Fonseca, Professor(a), em 05/01/2021, às 15:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Julio Cesar Souza de Oliveira, Chefe de Departamento, em 05/01/2021, às 17:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Thais Fernandes Sampaio, Coordenador(a), em 05/01/2021, às 17:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ana Beatriz Rodrigues Goncalves, Vice-Coordenador(a), em 05/01/2021, às 17:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sandra Aparecida Faria de Almeida, Coordenador(a), em 05/01/2021, às 18:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Raphaella Nasser Rodrigues, Usuário Externo, em 22/01/2021, às 09:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Anderson Pires da Silva, Professor(a), em 28/05/2021, às 15:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23071.925150/2020-28 SEI nº 0233328