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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - FACLET - Secretaria

 

Ata da reunião do Conselho de Unidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizada no dia 16 de outubro de 2020. Ata nº 07/2020. (modo remoto)

 

  Às quatorze horas do dia dezesseis de outubro de dois mil e vinte, na sala de reunião remota da Faculdade de Letras, teve início a reunião do Conselho de Unidade, regimentalmente convocada pela Direção, tendo como pauta: I -Informes da Direção; II - Ordem do dia: a)Aprovação da Ata de Reunião do Conselho de Unidade realizada no dia 04 de agosto de 2020 {ata já enviada para apreciação e com algumas observações dos conselheiros incorporadas]; b)Constituição do NDE do Bacharelado em Letras: Tradução e Interpretação Libras-Português. Elaboração de cronograma de trabalho para apresentar o PPC do novo curso no 1º semestre de 2021 para a PROGRAD; c)Comissão Eleitoral designada para o processo de consulta para novos Coordenadores e Vice - Coordenadores a ser realizada remotamente por meio do sistema SIGA/UFJF; d) Sugestões de novos procedimentos no processo para promoção à Classe E (Professor Titular); III – Assuntos Gerais. Presentes na reunião:  Rogério de Souza Sérgio Ferreira, Diretor da Faculdade de Letras; Aline Alves Fonseca, Vice – Diretora da Faculdade; Júlio Cezar Souza de Oliveira, Chefe do Departamento de Letras;  Anderson Bastos Martins, Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas; Aline Rodero Takahira, Coordenadora do Curso Letras/Libras; Mercedes Marcilese, Coordenadora do curso de Letras Integral; Anderson Pires, Coordenador do Curso de Letras Noturno; Sandra Aparecida Faria de Almeida, Coordenadora do Bacharelado; Tiago Timponi Torrent, Coordenador  do PPG Linguística; Nícea Helena Nogueira, Coordenadora do PPG Letras: Estudos Literários; Thaís Fernandes Sampaio, Coordenadora do PROFLETRAS;  a servidora Sônia Maria Ferreira de Matos e os representantes discentes Raphaella Nasser e Tiago Franco Fernandes. A servidora TAE Maria Lúcia Vieira da Cruz justificou ausência.  Dando início à reunião, após cumprimentar a todos, em I) Informes da Direção, Professor Rogério informou que a Comissão de Biossegurança da Faculdade está trabalhando e já elaboram POPs (Procedimento Operacional Padrão) de alguns ambientes da Faculdade. Também informou que, acerca da aposentadoria da professora Ana Cláudia, por não ter concurso esse ano, alguns docentes do DLEM sugeriram um remanejamento interno da vaga. A equipe de Italiano, em reunião ocorrida no DLEM, aventou a possibilidade da vaga ser preenchida pelo candidato que foi classificado em segundo lugar em concurso público para professor de italiano e que ainda se encontra dentro do prazo de validade. Professor Rogério disse que talvez esta questão venha a ser colocada para debate no Conselho de Unidade. Dando prosseguimento, foi colocado   em votação a ata do dia 04 de agosto. Aprovada por unanimidade. Passando ao próximo ponto, b) Constituição do NDE do Bacharelado em Letras: Tradução e Interpretação Libras-Português. Elaboração de cronograma de trabalho para apresentar o PPC do novo curso no 1º semestre de 2021 para a PROGRAD; a professora Aline Fonseca relembra que, na reunião passada, foi decidido que a professora Aline Takahira será a presidente do NDE e que hoje os chefes de departamento devem apresentar os nomes dos dois representantes de cada setor. Passou a palavra ao professor Júlio que informou que no DLET decidiu-se que a professora Aline Fonseca e a professora Luciana Teixeira farão parte, temporariamente, do NDE. Mais tarde, após a elaboração do PPC, serão substituídas pelo  professor Marcos Vinícius e um outro professor que ainda não foi definido. Professor Anderson Bastos informou que os representantes do DLEM que se voluntariaram foram as professoras Hadassa, Mayra e Rosani. A professora Rosani ficaria como suplente “informal”. Professora Aline Fonseca apresentou uma sugestão da Direção para um cronograma de trabalho: que em janeiro seja apresentado o projeto do PPC aos departamentos; em fevereiro, à Congregação para, após os ajustes, possa, em março, seguir para as instâncias superiores. O cronograma foi aprovado. Passando ao próximo ponto, c) Comissão Eleitoral designada para o processo de consulta para novos Coordenadores e Vice - Coordenadores a ser realizada remotamente por meio do sistema SIGA/UFJF; Professor Júlio apresentou os nomes dos professores Marcos Vinícius e Amitza como titular e suplente, nessa ordem, como os representantes do DLET. Professor Anderson Bastos apresentou os nomes da professora Noemi e do professor  Adauto, como representantes do DLEM. Também informou que, após consulta aos discentes, os representantes serão o Tiago Fernandes e a Raphaella como suplente. Professor Rogério indicou o nome da servidora TAE Maria Lúcia como a representante da categoria. Professor Rogério pede aos chefes dos departamentos para entrarem em contato com os membros. Professor Tiago sugere que se decida quem será o presidente e esse faça a convocação dos demais membros para que a consulta possa ser feito dentro do prazo. Professor Rogério sugere que a Maria Lúcia seja a presidente. Todos concordaram. Dando continuidade, d) Sugestões de novos procedimentos no processo para promoção à Classe E (Professor Titular); Professor Anderson Bastos e a servidora Sônia falaram sobre o papel da comissão interna criada no momento da reformulação da resolução para promoção à Classe E (professor Titular).  Naquele momento não ficou muito claro esse papel, pensou-se que seria apenas para fazerem a contagem dos pontos e auxiliar o professor que está indo a titular. Porém, a ideia inicial trazida pela TAE Sônia, como sugestão de uma professora que participou da banca da professora Márcia, é que essa comissão interna deveria fazer a conferência da comprovação da pontuação e emitir um parecer para a banca externa. Professor Anderson sugere que o trabalho da comissão interna seja feito antes de que a banca externa seja formada e de que o processo seja montado no SEI. Esse pedido é para que a banca interna não tenha que trabalhar correndo. Sugere, também, que a banca seja permanente por um determinado tempo. A TAE Sônia reforça esse pedido dizendo que, assim feito, vai favorecer a montagem do processo no SEI para que, caso a banca interna venha sugerir alguma mudança, não seja preciso cancelar documentos já anexados ao processo. Professor Rogério sugere o encaminhamento, para votação, que seja colocado na resolução que a banca interna tenha validade de um ano, pelo menos, e que emita um parecer preliminar para a banca externa. Professor Tiago Timponi sugere que seja pensado a possibilidade da UO da FALE viabilizar economicamente a constituição dessas bancas, por que, ele acredita, parte da má vontade nessa contagem e conferência dos pontos seja pelo fato de não receberem nada para isso. Professor Rogério lembra que a questão do pagamento passa pelas instâncias superiores, mas é um caso a se pensar e a Faculdade se programar para isso. Professora Nícea sugere que algum outro servidor aprenda a fazer esses processos de professor titular para dividir essa tarefa com a Sônia. Também acha que a resolução deveria apontar critérios para a avaliação e nota da banca externa para que ela não tenha que ser subjetiva. Ficou decidido que se fará alterações na resolução para um melhor entendimento: a banca interna emitirá um parecer com as sugestões de ajustes para o professor candidato que poderá acatá-las ou não. A Comissão interna funcionará como um apoio à Comissão externa. Foi aprovada, por maioria, a complementação na resolução. Para encerrar, em III – Assuntos Gerais, a professora Aline Takahira sugere que a professora Hadassa fosse substituída como membro do NDE, visto que ela já vai entrar como vice -coordenadora.  Professor Anderson Bastos lembra que o nome da professora Rosani já foi aprovado no departamento e que ela poderia entrar no lugar da professora Hadassa. Ficou decidido que o professor Anderson vai fazer uma consulta às duas e dar a resposta semana que vem. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião da qual lavrei a presente ata, que lida e aprovada, vai assinada por mim, Sônia Maria Ferreira de Matos e demais presentes. Juiz de Fora, 16 de outubro de 2020. 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por Sônia Maria Ferreira de Matos, Servidor(a), em 22/12/2020, às 11:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rogerio de Souza Sergio Ferreira, Diretor (a), em 24/12/2020, às 08:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Alves Fonseca, Professor(a), em 05/01/2021, às 16:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Julio Cesar Souza de Oliveira, Chefe de Departamento, em 05/01/2021, às 17:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Thais Fernandes Sampaio, Coordenador(a), em 05/01/2021, às 17:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sandra Aparecida Faria de Almeida, Coordenador(a), em 05/01/2021, às 18:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Tiago Fernandes Franco Lima, Usuário Externo, em 15/01/2021, às 15:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Raphaella Nasser Rodrigues, Usuário Externo, em 22/01/2021, às 09:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Nicea Helena de Almeida Nogueira, Professor(a), em 26/01/2021, às 21:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Anderson Pires da Silva, Professor(a), em 28/05/2021, às 15:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23071.925151/2020-98 SEI nº 0233337