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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - ICSA-GV - Depto. de Economia GV

 

ATA DA SEXTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DO CAMPUS AVANÇADO DE GOVERNADOR VALADARES. Aos cinco (5) dias do mês de dezembro (12) de dois mil e dezenove (2019), às nove (09) horas e trinta (30) minutos, reuniu-se o Núcleo Docente Estruturante, do Departamento de Ciências Econômicas, na sala 309 da Faculdade Pitágoras, sob a presidência do professor John Leno Castro dos Santos. Estavam presentes os docentes, membros do NDE, Amanda Ferrari Uceli, Geraldo Moreira Bittencourt, Juliana Gonçalves Taveira e Luckas Sabioni Lopes. Os professores Felipe Nogueira da Cruz e Nayara Peneda Tozei estiveram presentes como convidados na reunião. Havendo quórum suficiente, o professor John, após saudar os presentes, deu início à reunião. 1º Ponto de Pauta – Informes: O professor John destacou a informação de que bibliografias básicas e complementares das disciplinas devem constar no PPC, e que o PPC do curso deve se adequar a essa norma. Além disso, ressaltou-se que os professores devem ser avisados de que a bibliografia básica deve conter, pelo menos, 3 referências e que, ainda que esse número seja ultrapassado, todas as referências devem estar disponíveis aos discentes em biblioteca física ou virtual. Antes de prosseguir para os próximos pontos de pauta, o professor John relembrou a discussão de eixos temáticos do curso para que os membros suplentes e convidados presentes estivessem a par das decisões do grupo em reuniões anteriores. 2º Ponto de Pauta - Apreciação da Ata 4ª Reunião: Aprovado com uma abstenção. 3º Ponto de Pauta - Apreciação da Ata 5ª reunião: Aprovada por unanimidade. 4º Ponto de Pauta - Estabelecimento de prazo para os membros do NDE discutirem a alocação de disciplinas por eixo temáticos: O professor John esclareceu que as disciplinas ainda não foram alocadas entre as áreas de concentração (eixo temático), apesar de ter sido determinado que os professores responsáveis por cada área do NDE ficaria responsável por distribuir as disciplinas em eixos já definidos. O ponto refere-se apenas às disciplinas eletivas do curso de economia, a priori e dos demais cursos em um segundo momento. Professores afastados não têm direito a voto, mas sua opinião pode ser considerada nas decisões dos grupos temáticos aos quais suas disciplinas pertencem. Destacou-se sobre a planilha anteriormente enviada aos docentes que: Professor Representante é o professor que, recorrentemente, assume a disciplina nos períodos letivos; e Professores Responsáveis são todos aqueles que manifestaram o interesse nas disciplinas, mesmo não sendo o docente que leciona a disciplina de forma regular. A proposta de prazo para apresentação por parte dos membros do NDE da distribuição das disciplinas por eixo temático foi o dia 13/03/2020 (aprovado por unanimidade). 5º Ponto de Pauta -  Plano de Alocação de Disciplinas Obrigatórias e Eletivas Remanescentes: O professor John destacou que na distribuição feita inicialmente de forma consultiva com os professores do curso, houve disciplinas que não foram de interesse de nenhum docente, enquanto para outras muitos professores demonstraram interesse. Diante do desequilíbrio, o professor John sugeriu que os professores de cada área reúnam-se com os demais professores de área e avaliem se há interesses ainda não manifestados. Além disso, o professor ressaltou a necessidade de rever interesses manifestados por parte de professores a disciplinas de áreas não afins às suas. A professora Juliana destacou a necessidade de que os professores que avaliaram as disciplinas tenham em mente as regras de bibliografia e ementário necessárias para tais disciplinas constem no PPC que está em reformulação. A professora Nayara destacou também a necessidade de criar os conteúdos programáticos das disciplinas, pensando nos conteúdos de pré-requisitos das disciplinas de matemática e estatística e nos conteúdos exigidos por lei, como história afro-brasileira e educação ambiental. O professor Geraldo sugeriu que o NDE faça primeiro a alocação das disciplinas por professores e que, posteriormente, o NDE formule uma checklist com os tópicos necessários para os professores revisarem nas disciplinas, como ementa, bibliografia básica e complementar, levando em conta o número de exemplares na biblioteca, o conteúdo programático, etc. Proposta (aprovada por unanimidade): 1º - A coordenação encaminhará o e-mail no dia 02/03/2020, com a lista de professores de área destacada e todos os nomes já colocados em rodada anterior de consulta, todos poderão visualizar e os professores devem entrar em contato com o responsável de área. O professor pode sugerir seu nome para quantas disciplinas desejar, com prazo de resposta o dia 09/03/2020; 2º - O professor de área listará as sugestões voluntárias dos docentes e preencherá as lacunas não preenchidas voluntariamente, informando a todos os professores envolvidos das disciplinas a eles alocadas. 3º - O professor de área informará a planilha final, no prazo do dia 13/03/2020. 6º Ponto de Pauta - Feedback da última reunião ordinária de departamento: O ponto discutido na pauta da 8ª Reunião Ordinária de Departamento foi: Votação de propostas de mudanças encaminhadas pelo NDE para o Novo PPC: Proposta de curricularização da Extensão (disciplinas de 30h e 60h) [proposta; reunião NDE 22/10/2019]. O professor John destacou, sobre alguns feedbacks recebidos pela equipe de coordenação após a referida reunião, que a proposta de curricularização da extensão não ficou clara para o departamento, não tendo sido compreendido que precisaria ser aprovado e qual o prazo para aprovação. Para os membros do departamento ficou obscuro a razão das propostas, parecendo ter havido imposição por parte da coordenação sobre o departamento a estrutura de curricularização apresentada. Nesse sentido, o professor John e os demais membros do NDE votaram a seguinte proposta de ação no que se refere à curricularização da extensão no novo PPC: - criar forma de tornar a proposta participativa ao nível de área e abertura de consulta pública; - propõe-se uma consulta aos membros do departamento sobre a proposta a ser discutida, antes da reunião em que será votada a proposta, havendo demanda de vistas em reunião de departamento, o ponto estará suspenso até a próxima reunião; - a professora Juliana sugeriu que as propostas colocadas no NDE sejam, em momento seguinte à reunião do NDE, apresentadas para flexibilização e ajustes para as áreas dos professores membros no núcleo, e ainda a professora reforçou que os professores precisam ser conscientizados do trabalho desenvolvido e do esforço despendido pelos membros do núcleo para cada proposta colocada ao departamento, além de deixar claro que a função de selecionar propostas é do NDE e não do departamento; - já na reunião de departamento, a apresentação deve ser feita pelo NDE e não pelo coordenador. A proposta foi aprovada por unanimidade. 7º Ponto de Pauta - Estratégia de ações futuras: Repassar aos suplentes dos membros efetivos o resumo dos eventos do NDE sempre que este for representar a área em reunião do NDE. Para além disso, as atas e convocatórias de reunião com os referidos pontos em ata que serão tratados. Estabelecer o cronograma de 3 reuniões ordinárias por semestre. Definir calendário de reuniões que permita haver prazo anterior à próxima reunião de departamento para que os professores do departamento tenham tempo hábil para avaliar possíveis pontos referentes às decisões de departamento. Após, o professor John deu por encerrado os trabalhos do dia, agradecendo a presença de todos e, para fins de registro, foi lavrada a presente ata por mim, Professora Amanda Ferrari Uceli, que após lida e achada conforme, deverá ser assinada pelos membros presentes. Governador Valadares,  05 de dezembro de 2019.


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Documento assinado eletronicamente por John Leno Castro dos Santos, Coordenador(a), em 08/05/2020, às 13:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Amanda Ferrari Uceli, Professor(a), em 08/05/2020, às 15:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Felipe Nogueira da Cruz, Professor(a), em 08/05/2020, às 15:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Geraldo Moreira Bittencourt, Professor(a), em 08/05/2020, às 17:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Juliana Gonçalves Taveira, Chefe de Departamento, em 12/05/2020, às 16:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Luckas Sabioni Lopes, Professor(a), em 20/05/2020, às 08:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Nayara Peneda Tozei, Professor(a), em 02/06/2020, às 11:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no Portal do SEI-Ufjf (www2.ufjf.br/SEI) através do ícone Conferência de Documentos, informando o código verificador 0094283 e o código CRC C13C518B.




Referência: Processo nº 23071.906414/2020-45 SEI nº 0094283