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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - FACLET - Secretaria

 

Ata da reunião do Conselho de Unidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizada no dia 20 de agosto de 2020. Ata nº 05/2020. (modo remoto)

 

  Às nove horas do dia vinte de agosto de dois mil e vinte, na sala de reunião remota da Faculdade de Letras, teve início a reunião do Conselho de Unidade , regimentalmente convocada pela Direção, tendo como pauta: I) Informes da Direção; II- Ordem do dia: 1) Elaboração e apreciação de critérios para a realização dos ajustes departamentais para a retomada do Ensino Remoto Emergencial da  graduação, de acordo com a resolução 33/2020 e o novo Calendário Acadêmico de 2020; 2) Indicação e constituição da “Comissão Local de Biossegurança” da Faculdade de Letras; III – Assuntos Gerais. Presentes na reunião: Aline Alves Fonseca, Vice-Diretora da Faculdade;  Júlio Cesar Souza de Oliveira, Chefe do Departamento de Letras;  Raquel Fellet Lawall, Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas; Aline Garcia Rodero Takahira, Coordenadora  do curso Letras/Libras; Mercedes Marcilese, Coordenadora do curso de Letras Integral;  Sandra Aparecida Faria de Almeida,  Coordenadora do Bacharelado; Anderson Pires, Coordenador  do curso de Letras Noturno; Tiago Timponi Torrent, Coordenador do PPG Linguística; Nícea Helena Nogueira, Coordenadora do PPG Letras: Estudos Literários; Thaís Sampaio, Coordenadora do PROFLETRAS;  as servidoras Maria Lúcia Vieira da Cruz e Sônia Maria Ferreira de Matos e os representantes discentes Raphaella Nasser e Tiago F. Franco Lima. Rogério de Souza Sérgio Ferreira, estava de férias. A professora Aline Fonseca iniciou a reunião cumprimentando a todos. Informou que a professora Raquel pediu inclusão de pauta: 3) apreciação da banca externa para Professora Titular da Professora Patrícia Nora, do DLEM. Aceito pela maioria. Passando ao ponto 1) Elaboração e apreciação de critérios para a realização dos ajustes departamentais para a retomada do Ensino Remoto Emergencial da graduação, de acordo com a resolução 33/2020 e o novo Calendário Acadêmico de 2020; a professora Aline Fonseca fez um resumo da resolução 33/2020 apresentando os principais pontos. O artigo 1º, a primeira quinzena de aula será de acolhimento e está vedado qualquer atividade avaliativa. O artigo 5º é o que regulamenta, administrativamente, a volta das atividades na modalidade ERE.  O plano departamental não poderá ser modificado com inclusão de disciplinas. Será permitido a redistribuição das disciplinas em turmas. Compete aos departamentos, às coordenações e ao Conselho implementar ações que favoreçam a integralização dos cursos priorizando os discentes concluintes, planejar atividades de acolhimento e acompanhar a implantação e execução do ensino remoto emergencial nos cursos. Os departamentos não serão obrigados a ofertar todas as disciplinas que estavam em carga no semestre 2020.1 de forma presencial. O artigo 6º fala sobre as responsabilidades dos docentes na modalidade ERE e Aline pede aos chefes de departamentos que se atentem a esse artigo nas reuniões departamentais. Deve-se priorizar as atividades assíncronas. O artigo 7º diz que as atividades de ERE deverão atender aos discentes em suas diferentes condições sócio- familiares visando a facilidade de acesso e melhor qualidade de ensino. Aulas síncronas deverão ser no mesmo dia e horário registrados no SIGA. Os artigos 10 e 11 dizem respeito às coordenações e deverão ser bem divulgados entre os alunos. Artigo 12 trata das atividades presenciais que estão permitidas. Informações dadas pelo CONGRAD: as plataformas institucionais serão o Google sala de aula e o Moodle (só para os professores que já o usavam); Não poderá ter atividades fora destas plataformas e todos os professores, TAEs e alunos receberão um novo email de acesso feito pelo CGCO. Está sendo construído um site para divulgar todas as informações sobre o ERE. Será feito capacitação dos professores; já estão sendo disponibilizados tutoriais e haverá plantões, assim que iniciar o semestre. Aline Fonseca informou que pediu aos coordenadores de curso que, junto aos NDEs, trouxessem informações para essa reunião, para facilitar a criação das estratégias que serão usadas nessa retomada pelo ERE e, essas, possam ser levadas aos departamentos. A Mercedes acredita que o melhor é priorizar as disciplinas obrigatórias e, para os dois últimos períodos, pensar nas eletivas das quais os alunos precisem para formar. É preciso pensar também que, por conta da ABI, as turmas dos primeiros períodos são muito grandes e o ideal são as turmas menores. Outro ponto importante para discutir são as turmas muito pequenas que estão atendendo a alunos concluintes.  Mercedes pensa em fazer um formulário para disponibilizar aos alunos e, assim, saber quantos são os concluintes do integral. Sandra disse que na reunião do NDE pensaram em manter as disciplinas do primeiro período, as específicas, só não vão oferecer a oficina do terceiro período. As disciplinas do bacharelado, ofertadas pelas equipes de línguas, continuarão me carga. O tópico de Fonética e fonologia do Inglês não será ofertado. Tiago acha que se alterarem muito o plano departamental, haverá muito pedido de matrículas por parte de alunos não ingressantes ou concluintes. Ele acredita que, consultado os departamentos e respeitada a Resolução, devem cancelar todas as disciplinas que não têm como ser ofertadas e que os professores sejam realocados para dividirem as turmas grandes com os outros professores. Aline Takahira disse que o NDE, em reunião, olhou a grade em carga e fizeram uma escala de prioridade para o segundo e oitavo período. Resolveram fazer uma consulta aos intérpretes para saber das possibilidades de acompanhamento destes às disciplinas que continuarão em carga. Também será feito uma consulta aos alunos formandos que estão matriculados em oficinas se eles continuarão matriculados nas mesmas. Aline Fonseca acredita que as oficinas são as disciplinas que mais poderão ser cortadas devido ao seu formato.  Acredita que a carga dos professores e dos alunos será grande, porém, se isso não for feito agora, talvez o semestre não seja produtivo e, no futuro, ficará muito mais difícil. Tiago Fernandes coloca que é importante observar as questões de vivências dos alunos, como, por exemplo, alunos que têm algum tipo de necessidade específica para acompanhar as disciplinas, como os professores disponibilizarão o material para atendê-los.  Mercedes disse que é preciso cobrar do NAI ajuda para que os professores possam atender aos alunos com necessidades específicas.  Aline Takahira disse que todos os períodos que estão em carga têm alunos surdos e todos estão tendo acompanhamento de intérpretes. Mas os intérpretes já disseram que tem algumas metodologias que não funcionarão para uma interpretação. Aline Fonseca acha que deveriam fazer uma reunião com os professores e os intérpretes para observarem o que poderão fazer, quais as metodologias viáveis e, assim, decidirem quais as disciplinas que deverão continuar em carga. Raquel propõe a criação de uma escala de prioridades para a organização e análise do plano departamental: 1) Corte de disciplinas impossíveis e realocação dos professores para disciplinas afins; A partir da descontinuidade da oferta de determinadas disciplinas, seguir a seguinte priorização para ajuste de matrículas: 1) priorização dos alunos formandos e periodizados; 2) priorização dos possíveis formandos; 3) priorização dos alunos ingressantes para evitar evasão. Após decidir que o texto final será redigido por Aline Fonseca e enviado para o Conselho, foi votado e aprovado pela maioria. Passando ao ponto seguinte, 2) Indicação e constituição da “Comissão Local de Biossegurança” da Faculdade de Letras, Aline Fonseca propôs que a Comissão fosse formada por um membro da Direção, dois membros de cada departamento, um TAE e um discente, Tiago sugere um membro titular e um suplente de cada departamento e não dois. Raphaella pede que a representação discente seja de um titular e dois suplentes. Foi votado e ganhou a proposta do Tiago e Raphaella.  Aline pede que os representantes de cada segmento leve aos seus pares essa proposta e colete nomes para a composição da Comissão. Passando ao  próximo ponto, inclusão de pauta: 3) apreciação da banca externa para Professora Titular da Professora Patrícia Nora, do DLEM, Raquel apresentou a sugestão de banca que já foi aprovada no reunião departamental, as professoras já foram consultadas e já foi checado a titulação de todas: A professora Márcia de Almeida, como membro interno; as professoras Carla Viana Coscarelli, da UFMG, Maristella Botelho França, da UNIRIO e Liane Schneider, da UFPB, como membros externos. Suplente interno, professora Teresinha Vânia Zimbrão e suplente externo, Núbia Rabelo Bakker, da UFAL. A banca foi aprovada. Foi pedido para que o Júlio traga, na próxima reunião, o nome de um professor do DLET e a Raquel trará dois nomes do DLEM para a formação da banca interna para estudar a documentação apresentada pela professora Patrícia Nora. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião da qual lavrei a presente ata, que lida e aprovada, vai assinada por mim, Sônia Maria Ferreira de Matos e demais presentes. Juiz de Fora, 20 de agosto de 2020. 

 

 

        


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Documento assinado eletronicamente por Sônia Maria Ferreira de Matos, Servidor(a), em 05/01/2021, às 10:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Raquel Fellet Lawall, Chefe de Departamento, em 05/01/2021, às 11:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Alves Fonseca, Diretor (a), em 05/01/2021, às 15:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Julio Cesar Souza de Oliveira, Chefe de Departamento, em 05/01/2021, às 17:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Thais Fernandes Sampaio, Coordenador(a), em 05/01/2021, às 17:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sandra Aparecida Faria de Almeida, Coordenador(a), em 05/01/2021, às 18:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Tiago Fernandes Franco Lima, Usuário Externo, em 15/01/2021, às 15:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Raphaella Nasser Rodrigues, Usuário Externo, em 22/01/2021, às 09:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Nicea Helena de Almeida Nogueira, Professor(a), em 26/01/2021, às 21:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Anderson Pires da Silva, Professor(a), em 28/05/2021, às 15:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23071.925145/2020-66 SEI nº 0233320