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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - FACLET - Secretaria

 

Ata da reunião do Conselho de Unidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizada no dia 04 de dezembro de 2020. Ata nº 08/2020. (modo remoto)

 

  Às quatorze horas do dia quatro de dezembro de dois mil e vinte, na sala de reunião remota da Faculdade de Letras, teve início a reunião do Conselho de Unidade, regimentalmente convocada pela Direção, tendo como pauta: I -Informes da Direção; II - Ordem do dia: a) Aprovação de Atas de Reuniões do Conselho de Unidade de 20/08/20, 16/10/20 e 18/09/20. (no anexo); b) Discussão e deliberação das alterações curriculares do Curso de Bacharelado em Letras-Tradução. (documento a ser enviado); c) Discussão e deliberação do Parecer que trata de processo de redistribuição de docente para a Faculdade de Letras. (documento a ser enviado). III - Assuntos Gerais. Presentes na reunião:  Rogério de Souza Sérgio Ferreira, Diretor da Faculdade de Letras; Aline Alves Fonseca, Vice – Diretora da Faculdade; Júlio Cezar Souza de Oliveira, Chefe do Departamento de Letras;  Anderson Bastos Martins, Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas; Hadassa Rodrigues Santos, Vice -Coordenadora do Curso Letras/Libras; Paula Roberta Gabbai Armelin, Vice- Coordenadora do curso de Letras Integral; Anderson Pires, Coordenador do Curso de Letras Noturno; Sandra Aparecida Faria de Almeida, Coordenadora do Bacharelado; Tiago Timponi Torrent, Coordenador  do PPG Linguística; Nícea Helena Nogueira, Coordenadora do PPG Letras: Estudos Literários; Natália Sathler Sigiliano, Vice - Coordenadora do PROFLETRAS;  as servidoras Maria Lúcia Vieira da Cruz e Sônia Maria Ferreira de Matos. Também estiveram presentes os representantes discentes Nathália Jenevain e Gustavo Alves. Dando início à reunião, após cumprimentar a todos, em I) Informes da Direção, Professor Rogério informou que o edital para professor substituto está sendo implementado pela PROGEPE e, em breve, haverá a seleção para preencher duas vagas no DLEM e uma no DLET. Para uma segunda vaga no DLET haverá a prorrogação do contrato do professor Henrique que ainda está em vigor. Professor Rogério adiantou que, em uma próxima reunião do Conselho, será formado uma comissão para regularizar o barema dos concursos para docentes. A comissão deve ser formada por um membro de cada departamento, mais a direção, e sugere os nomes das professoras Ana Paula e Raquel Fellet. Professor Rogério agradeceu aos professores que exerceram as coordenações dos cursos até esse mês. Outro assunto é a nomeação de um novo servidor para a vaga do TAE Dioclécio que deverá acontecer em breve. Também foi aprovada uma pequena obra de cobertura ligando a entrada da Faculdade de Letras ao bloco G. A manutenção do laboratório de línguas foi realizada e o contrato pago. Haverá uma segunda etapa de desinsetização na Faculdade na próxima segunda-feira. A professora Valquíria Vale foi indicada para receber a medalha JK. Outro informe é sobre pagamento de diárias. Em princípio, a U.O da Faculdade de Letras paga as diárias e deslocamentos de professores de fora para eventos realizados na Unidade como,por exemplo, palestras, aula inaugural, etc. Transporte e diárias de professores da FALE para outros centros geralmente ficam por conta da U.O do programa de Pós. Em 2014 foi aprovada uma viagem da professora Fernanda Cunha pela UO da FALE, mas não foi feito o pagamento. O processo ainda não foi encerrado no SCDP e a atual direção vai honrar esse compromisso aprovado pela gestão anterior e fazer o pagamento. Passando ao próximo ponto, II - Ordem do dia: a) Aprovação de Atas de Reuniões do Conselho de Unidade de 20/08/20, 16/10/20 e 18/09/20. Todas as atas foram aprovadas por unanimidade. Professora Aline Fonseca informou que a professora Hadassa, que assumiu a coordenação da licenciatura de Libras nas férias da professora Aline Takahira, já presidiu uma primeira reunião do NDE que vai cuidar da proposta de PPC para o bacharelado de Libras e que fizeram um ajuste no calendário e, se tudo correr bem, entregarão o PPC até o final de março.  Houve um pedido para que o item b) Discussão e deliberação das alterações curriculares do Curso de Bacharelado em Letras-Tradução, fosse retirado da pauta.  O professor Júlio esclareceu que esse pedido foi feito por conta de um grande número de professores estarem de férias e, assim, tiveram pouco tempo para lerem o documento e não tiveram um tempo hábil para discussão do assunto no DLET. Passando ao próximo item, c) Discussão e deliberação do Parecer que trata de processo de redistribuição de docente para a Faculdade de Letras. Essa redistribuição será para a vaga proveniente da aposentadoria da professora Ana Cláudia. Os conselheiros receberam, para análise prévia, despacho da PROGEPE e requerimento da professora Fernanda Dias, da Universidade Federal de São João Del Rei, manifestando interesse em trabalhar no DLEM. Algumas restrições foram colocadas como, por exemplo, a baixa produtividade acadêmica da candidata. Observou-se, também, que não ocorreu uma divulgação desse processo de redistribuição como também poderia ser feito, de modo a dar oportunidade a um maior número de pessoas interessadas na vaga deixada pela professora Ana Cláudia.  Aprovado por maioria. Em III - Assuntos Gerais, a professora Paula sugere um evento de acolhimento para os alunos ingressantes com o intuito de sanar dúvidas. Professora Aline Fonseca sugere que não seja feito na primeira semana por que muitos alunos, pelo SISU, entram mais tarde. Talvez o final da segunda semana seja melhor. A servidora Maria Lúcia esclareceu que havia quatro PCDPs com pendências, e que elas estão sendo resolvidas. A viagem da professora Fernanda foi aprovada, porém não havia dinheiro para pagar tudo. No entanto, a portaria foi emitida. A PCDP ficou parada na autorização de instância Superior. A TAE Maria Lúcia agradeceu ao professor Rogério por pagar essa despesa por que senão ela teria que responder um PAD. Também agradeceu ao CGCO que muito ajudou nas eleições das Coordenações. Por último informou que as portarias de nomeações das coordenações ainda não foram emitidas. Professor Rogério registrou uma reclamação pela indiferença por parte do senhor Francisco, diretor do CGCO, que ignorou a consulta da Direção, feita por WhatsApp, acerca de seleção para professor substituto. O professor Júlio leu um relato feito pelo professor Anderson Pires, levado à última reunião do DLET, que culminou no pedido de desligamento do referido professor da Comissão de elaboração das provas de literaturas do PISM. Na reunião do Colegiado do PPG- Estudos Literários fez parte da pauta, com representação discente, o debate sobre adequação do conteúdo das provas de literatura do PISM à realidade escolar de seu público alvo.   Como o professor Anderson Pires participou do debate e revelado seu papel de elaborador das provas e, assim, quebrado o sigilo, informou ao DLET que iria se afastar daquela Comissão.  Diversos professores apoiaram sua decisão. O departamento de Letras discorda da discussão efetuada no PPG Letras por considerar aquele Colegiado uma instância inadequada para esse fim.  A professora Nícea esclareceu que a referida reunião do Colegiado foi motivada por um documento entregue à Coordenação do PPG Letras feito pelos alunos do Programa, principalmente do doutorado, que também são professores do ensino médio da rede pública de Juiz de Fora e que queriam um canal com a Faculdade de Letras. Após ouvirem sobre o documento, o Colegiado deliberou que aquele não era o fórum adequado para discutir sobre o PISM, que isso caberia ao DLET. O professor Júlio pediu que esse documento fosse encaminhado à professora Denise que, agora, é a responsável pelo PISM, na UFJF. Assim foi feito. Professor Tiago lembrou que assuntos relacionados ao PISM devem ser encaminhados à COPESE. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião da qual lavrei a presente ata, que lida e aprovada, vai assinada por mim, Sônia Maria Ferreira de Matos e demais presentes. Juiz de Fora, 04 de dezembro de 2020. 

 


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Documento assinado eletronicamente por Sônia Maria Ferreira de Matos, Servidor(a), em 23/03/2021, às 13:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Lucia Vieira da Cruz, Servidor(a), em 23/03/2021, às 19:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rogerio de Souza Sergio Ferreira, Diretor (a), em 19/04/2021, às 09:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adauto Lucio Caetano Villela, Chefe de Departamento, em 13/08/2021, às 12:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Paula Roberta Gabbai Armelin, Coordenador(a), em 24/09/2021, às 14:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Natalia Sathler Sigiliano, Coordenador(a), em 10/12/2021, às 22:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23071.908325/2021-49 SEI nº 0308438