Timbre
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - ICSA-GV - Secretaria

 

ATA DA OITAVA REUNIÃO ORDINÁRIA DO ANO DE 2019 DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - CAMPUS AVANÇADO GOVERNADOR VALADARESAos 22 (vinte e dois) dias, do mês de novembro de 2019 (dois mil e dezenove), às 13h30min (treze horas e trinta minutos), na sala 306 (trezentos e seis), da Faculdade Pitágoras, reuniu-se o Departamento de Economia, regimentalmente convocado, sob a presidência do professor Alex Sander de Moura, chefe do Departamento de Economia, e com a presença dos seguintes docentes: Carlos de Faria júnior, Carolina Rodrigues Correa Ferreira, Felipe nogueira da Cruz, Geraldo Moreira Bittencourt, Hilton Manoel Dias Ribeiro, John Leno Castro dos Santos, Juliana Gonçalves Taveira, Leandro Roberto de Macedo, Leonardo Neves Luz, Marcílio Zanelli Pereira, Nayara Peneda Tozei, Sérgio Louro Borges, Thiago Costa Soares e Willian Vieira de Paula. Após as boas-vindas, o Chefe de Departamento justificou a ausência dos docentes Amanda Ferrari Uceli, que está aplicando prova, Luckas Sabioni Lopes, que está em viagem acompanhando filho menor e Vinícius de Azevedo Couto Firme por motivo de tratamento de Saúde. Em seguida, iniciou a reunião conforme pauta previamente enviada por e-mail. 1. Apreciação e aprovação das atas da sétima reunião ordinária do departamento e da reunião extraordinária de 11/11/2019 (Bolsas de monitoria): O professor Alex questionou se alguém gostaria de fazer alguma colocação a respeito das atas, inexistindo colocações. Procedeu a votação para aprovação da ata da sétima reunião ordinária de 2019, que foi aprovada com três abstenções e demais votos favoráveis. Na sequência, procedeu a votação para a ata da reunião extraordinária sobre as bolsas de monitoria, que foi aprovada com duas abstenções e demais votos favoráveis. 2. Disciplinas de verão (2019/04): O professor Alex relatou que essa é uma demanda dos departamentos de Administração e de Ciências Contábeis, que solicitaram que fossem oferecidas duas disciplinas de verão da área da matemática, Cálculo Diferencial e Matemática Básica. Informou que como o departamento conta com professores substitutos, que não tiram férias, seria possível oferecer as disciplinas. Informou que já conversou com os professores Mateus e Maurício e eles assumiriam as disciplinas de Matemática Básica e Cálculo diferencial, respectivamente. O professor Leandro ressaltou que o contrato do professor Maurício está vencendo, e questionou se caso o contrato não for renovado o que seria realizado. O professor Alex relatou que caso o contrato do professor Maurício não seja renovado, o professor Mateus assumiria as duas disciplinas. O professor Alex relatou que sugeriu que cada um dos referidos professores oferecesse mais uma disciplina, o professor Maurício a disciplina de Elementos de Calculo I e o professor Mateus a disciplina de Economia. A professora Nayara relatou que para oferecer duas disciplinas, teriam que oferecer cada disciplina em três semanas. Ressaltou que é muito pesado, pois seriam quatro horas de aula todos os dias. A professora Carolina relatou sua experiência e disse acreditar que é muito oferecer duas disciplinas. O professor John Leno relatou que a disciplina eletiva de verão que vai oferecer terá quatro semanas, ressaltou que com relação as disciplinas de verão, deveria atender as demandas e verificar como será a experiência. O professor William relatou a sua experiência, ressaltando que trabalhou mais exercícios e que correu tudo bem, mas que a imensa maioria da turma era de alunos repetentes. Relatou acreditar que três semanas é muito pesado, mas que na época ele precisou que fosse dessa forma. O professor John Leno questionou ao professor William se ele pudesse escolher, escolheria três ou quatro semanas. O professor William relatou que escolheria quatro semanas. A professora Juliana relatou que como cada professor vai ficar com uma disciplina, poderia ser repassado aos mesmos a possibilidade de oferecer a disciplina com mais de três semanas. O professor Hilton sugeriu que a aprovada no concurso recente de substituto, caso seja contratada até fevereiro, tem condições de oferecer uma disciplina de verão. O professor Alex relatou que na contratação das professoras substitutas das seleções do departamento poderia abrir disciplinas de verão para as mesmas, sendo para a professora Ágatha uma das disciplinas calculo I, calculo II, estatística I ou estatística II, e para a professora Camila a disciplina de Economia (ECO001GV OU ECO 091GV). Procedeu a votação para aprovação das disciplinas de verão do professor Mateus, matemática básica, e do professor Maurício, Calculo diferencial, que foram aprovadas por unanimidade. Em seguida, procedeu a votação para que na contratação das professoras substitutas Ágatha e Camila, que a chefia abra turma de disciplina de verão para as mesmas, que também foi aprovado por unanimidade. O professor Alex informou que caso não seja possível abrir disciplina de verão para as professoras substitutas irá alocá-las em trabalho administrativo. 3. Eleição para chefia do departamento de Economia (biênio 2020/2022): O professor Alex informou que apenas uma chapa se inscreveu, e que esta é composta pela professora Juliana como chefe e o professor Geraldo como subchefe. Em seguida distribuiu as cédulas de votação. Após a contagem dos votos, doze no total, a chapa foi eleita por unanimidade. O professor Alex informou que o mandato da chapa eleita será de 14 (quatorze) de fevereiro de 2020 (dois mil e vinte) a 14 (quatorze) de fevereiro de 2022 (dois mil e vinte e dois). O professor Alex agradeceu a oportunidade de ocupar a chefia e se desculpou por alguma coisa que eventualmente tenha acontecido. A professora Carolina parabenizou o professor Alex por sua atuação na chefia do departamento e os presentes o aplaudiram. 4. Eleição: a) Membro titular da cadeira de Macroeconomia no NDE (em substituição à profa. Sahra) [reunião de depto. 30/09/19]: O professor Alex passou a palavra para o professor John Leno, que relatou que consultou o professor Luckas a respeito de ocupar a vaga de titular no NDE, uma vez que ocupa a vaga de suplente. Informou que o professor Luckas concordou em ocupar a vaga, mas que é preciso eleger um titular e um suplente. O professor Sérgio questionou se havia sido feita consulta aos demais professores da área. O professor John Leno relatou que não, mas que não sabe se o professor Vinícius aceitaria em virtude do tratamento de saúde. A professora Nayara questionou se o professor Luiz não retornaria. O professor John Leno relatou que o professor Luiz retorna no começo do próximo semestre, propondo aprovar o professor Luckas como titular e deixar a vaga de suplente em aberto. O professor Sérgio questionou se algum dos presentes na reunião poderia ser suplente. O professor Leonardo se candidatou a vaga de suplente. O professor John Leno procedeu a votação para a aprovação do professor Luckas como membro titular do NDE, que foi aprovado por unanimidade. Em seguida, procedeu a votação para aprovação do professor Leonardo como suplente, que foi aprovado também por unanimidade. b) Eleição da Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação: o professor John Leno relatou que o departamento criou duas comissões, a de Pesquisa e Pós-graduação e a de Extensão, que estas comissões possuem regimento, que este estabelece uma quantidade de reuniões, mas que na prática não observamos isso, que por isto temos de repensar a lógica de funcionamento das comissões. Informou que a comissão de pesquisa e pós-graduação é proposta pelos professores Hilton, que é o presidente, o professor Luckas e o professor Thiago, e que o professor Hilton está com afastamento aprovado. O professor Alex relatou que os projetos de pesquisa tem que passar pela comissão, que a chefia poderia criar o mecanismo de receber os projetos e repassar para a comissão, para ter um peso maior na avaliação dos projetos. O professor Hilton relatou que a comissão era para auxiliar a chefia, elas existem, mas o chefe pode demandar os trabalhos, recorrer a comissão antes de levar para o departamento. O professor John Leno relatou que foi apenas um questionamento, que o que ele trouxe é a necessidade de eleger membros para as comissões. A professora Carolina se candidatou para compor a comissão de Pesquisa e Pós-graduação. O professor John Leno procedeu a votação para aprovação da professora Carolina para a comissão, que foi aprovada por unanimidade. c) Eleição da Comissão de Extensão e CulturaO professor John Leno relatou que a comissão de extensão é composta pelos professores Felipe, Marconi e Juliana, e que seria necessário eleger dois membros pois o Marconi está afastado a quase um ano e a professora Juliana vai assumir a chefia do departamento. Após discussões sobre o assunto os professores Alex e Carlos se candidataram para compor a comissão. O professor John Leno procedeu a votação para aprovação dos nomes dos professores Alex e Carlos para a comissão de extensão, que foram aprovados por unanimidade. 5. Criação de um grupo de trabalho (docentes e CAECO) para elaborar uma apresentação institucional do curso de Ciências Econômicas [reunião NDE. 14/11/19]: O professor John Leno relatou que é uma demanda recorrente a apresentação institucional do curso, como nas mostras de profissões. Em virtude disso, estava propondo a criação de um grupo de trabalho para elaborar esta apresentação, com a participação dos discente, pois estes têm uma pegada na modernidade e comunicam melhor com os jovens. Relatou que quem tem ficado responsável pelas apresentações tem sido ele e o professor Sérgio, muito em virtude do projeto de educação financeira. O professor Carlos relatou que está com o projeto Ecos na Escola, que os discentes vão nas escolas. O professor John Leno relatou que o projeto tem sua função de atividade de extensão, não de divulgação do curso. O professor Carlos ressaltou que não seria o projeto, mas que poderia colocar um discente com essa função junto com o projeto nas escolas. A professora Carolina esclareceu que seria para criar uma apresentação para quando alguém for apresentar o curso. O professor Hilton relatou que são duas demandas diferentes, uma para apresentar para os estudantes e outra para mostrar como o egresso pode atuar. O professor Sérgio relatou que está finalizando o projeto de empresa júnior, que duas alunas estão realizando uma pesquisa de mercado, sobre a inserção no mercado, que os contatos já começaram a ser realizados, e que a ideia é ser um treinamento profissional para estas duas alunas. O professor John Leno relatou que não podemos perder o foco, que isto não está dentro deste tema, e sim que é um assunto a ser tratado pela COE. Relatou que poderia ser conversado com o setor de comunicação do campus Governador Valadares para fazer um vídeo, que mostre como a economia está inserida na sociedade. O professor Alex relatou que a comissão de extensão e cultura poderia assumir esta demanda, elaborar uma proposta e posteriormente apresentar ao departamento. O professor Sérgio relatou que como esta demanda foi repassada para a extensão, o departamento poderia aguardar a sugestão que esta comissão apresentará. 6. Votação de propostas de mudanças encaminhadas pelo NDE para o Novo PPC - Proposta de curricularização da Extensão (disciplinas de 30h e 60h) [proposta reunião NDE 22/10/2019]: O professor John Leno relatou que de acordo com portaria do MEC, todo curso de graduação deverá possuir dez por cento de sua carga horária obrigatória em atividades de extensão. Ressaltou que até o semestre de 2022/1 este currículo deverá ser efetivado, mas que existem trâmites a serem seguidos, e que em virtude disto, é necessário estabelecer as modificações no PPC até 2020/2, no máximo no início 2021/1, e que depois de estabelecido, o PPC não pode ser modificado por três anos. Relatou que o CONGRAD vai publicar uma norma interna sobre a forma de contabilizar a extensão, mas que esta norma ainda não está pronta. Relatou que a estratégia pensada pelo NDE para o curso de economia é criar disciplinas puras de extensão e prosseguiu apresentando os principais pontos da proposta. Foi proposta a criação de disciplinas de trinta e sessenta horas. Lembrou a todos que a extensão é caracterizada pela intervenção para a sociedade, que tem que sair da universidade. O professor Alex questionou como será feita avaliação de qual proposta poderá ser aceita. O professor John Leno relatou que o NDE vai enviar um formulário para os professores proporem as disciplinas até março do próximo ano. A professora Nayara relatou que deve haver algum órgão superior para avaliar a implantação da curricularização da extensão, mas que temos que esperar e que esse levantamento serviria para adiantar as discussões no momento em que isso for discutido no âmbito da UFJF. O professor John Leno relatou que a disciplina não substituiria o projeto de extensão, que estes continuarão a existir. Ressaltou que é preciso pensar dentro do fluxograma do curso, que terá que possuir disciplinas de nível inicial, médio e avançado, e que estas disciplinas podem ter pré-requisitos. O professor Carlos questionou se o caráter da extensão não tem que ser um oferecer um serviço. O professor John Leno relatou que pode ser uma palestra, curso, relatório, e que não é somente para a sociedade civil, que pose ser para uma empresa ou prefeitura. O professor Alex relatou que o departamento vai ter que pensar na sistemática de carga horária, questionando se quem oferecer disciplina de extensão acumulará a carga horária. O professor John Leno relatou que a Pró-Reitora de graduação informou que não pode haver aumento na carga horária do curso, que vamos ter que substituir, reduzindo carga horária das disciplinas obrigatórias e (ou) eletivas. O professor William questionou qual o formato da disciplina de extensão. O professor John Leno deu o exemplo de como faz com a educação financeira, que explica aos alunos os procedimentos e teoria, e são estes alunos que irão tirar as dúvidas na escola. Que é preciso passar para os alunos o que eles precisam saber. Em seguida, o professor John Leno passou a relatar sobre a flexibilização curricular, conforme documento enviado via e-mail para a criação das disciplinas puras de extensão. Relatou que a proposta inicial seria o aluno cursar pelo menos duas disciplinas de extensão, aproveitando carga horária de projetos de extensão no limite de duzentas e quarenta horas de projeto, com permanência no projeto por no mínimo seis meses e no máximo um ano. O professor Thiago questionou a necessidade de não poder ficar mais de um ano no projeto. O professor John Leno relatou que o aluno precisa ter experiências diferentes. O professor Thiago relatou que o aluno pode fazer as disciplinas de extensão. O professor John Leno relatou que o aluno pode continuar no projeto, mas que a contabilização vai ser limitada. A professora Nayara relatou que entende a preocupação da fuga do projeto, pois se você ficar no projeto vai precisar fazer mais disciplinas, e sugeriu a retirada do ponto de pauta. O professor John Leno relatou que na sua perspectiva está criando incentivo para ter voluntário no projeto. O professor John Leno informou que, na proposta, as disciplinas teriam dois professores responsáveis, um coordenador e um vice-coordenador. O professor Thiago questionou se a carga horária vai ser computada também para o vice-coordenador. A professora Juliana relatou que a carga horária vai depender de como vai ficar o PPC, e que por isso ainda haveria discussão anterior a essa de carga horária. O professor John Leno relatou que uma estratégia poderia ser fracionar a carga horária, se são trinta horas fica quinze horas para cada professor. O professor Alex relatou que acredita que poderia ser dois professores responsáveis. O professor John Leno alterou para responsável um e dois, e relatou que essas questões ainda não estão fechadas, que até enviar para a aprovação da unidade pode haver modificações. Após discussões, a professora Nayara sugeriu aprovar somente a estratégia inicial de ação, de que os professores enviem propostas de disciplinas de extensão. O professor John Leno apresentou o formulário para criação das disciplinas puras de extensão. Ressaltou que é para levantar as ideias, e que como o prazo é até março do próximo ano, teria tempo para amadurecer a ideia e surgir propostas de criação. Após discussões o professor John Leno procedeu a votação para a aprovação de que a estratégias de curricularização da extensão vai ser priorizar a criação de disciplinas puras de extensão, de trinta e sessenta horas, que foi aprovada com duas abstenções e demais votos favoráveis. 7. Mudança de regulamento de monografia, acrescentar um parágrafo no artigo 4 do regulamento O professor Alex relatou que a professora Juliana sugeriu a mudança, acrescentando a frase "Após o fim do prazo haverá recondução automática até que seja feita nova eleição.". A professora Juliana relatou que seria para não ficar vago o cargo entre eleições, para o caso de por exemplo o mandato acabar em julho mas a reunião ser somente em agosto, ai a pessoa fica até a eleição. O professor Thiago sugeriu colocar com o termo Pro Tempore. Em seguida, procedeu a votação da alteração do regulamento, com a alteração sugerida pelo professor Thiago, que foi aprovada por unanimidade. 8. Informes: A professora Juliana informou que pedirá aos professores para enviarem por e-mail as definições sobre as áreas de orientação para que seja publicado no site as áreas atualizadas. O professor John Leno relatou que o NDE vai enviar o formulário para a sugestão de disciplinas puras de extensão e que o prazo é até a reunião do departamento no próximo ano. Informou ainda, que recebeu um ofício da diretora de avaliação da UFJF para preencher um formulário com os nomes dos membros do NDE e do colegiado de curso. Ressaltou que questionou como procederia, pois o curso de economia não tem colegiado. Informou que a diretora explicou que poderia deixar em branco, mas que o colegiado conta ponto na avaliação. Relatou que está tentando ter acesso a avaliação do curso. Que todos os cursos do ICSA têm colegiado, menos a economia. Ressaltou que os professores pensem na criação do colegiado, que é uma instância que pode definir e deliberar os assuntos do curso. O professor Alex relatou que membros de colegiado são eleitos e que esses membros terão um certo poder no departamento como exclusão de disciplinas, por exemplo. Ressaltou que temos que amadurecer a ideia, verificar quantidade de pessoas, representação discente e de professor de outros departamentos. O professor John Leno pediu aos professores para não deixarem de se candidatar ao colegiado, caso ele seja criado, pois muitas discussões hoje no departamento são discussões de colegiado. Em seguida, sem mais assuntos a serem tratados, o Chefe de Departamento, professor Alex Sander Moura, deu por encerrada a reunião, agradeceu a presença de todos e, para constar, foi lavrada a presente ata, por mim, Fabiana Silva de Oliveira, que após lida e aprovada, será assinada por todos os presentes. Governador Valadares, 22 de novembro de 2019.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Fabiana Silva de Oliveira, Servidor(a), em 21/01/2020, às 17:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Juliana Gonçalves Taveira, Vice-Chefe de Departamento, em 21/01/2020, às 17:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Nayara Peneda Tozei, Professor(a), em 21/01/2020, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcílio Zanelli Pereira, Professor(a), em 21/01/2020, às 17:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Amanda Ferrari Uceli, Professor(a), em 21/01/2020, às 17:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alex Sander de Moura, Chefe de Departamento, em 21/01/2020, às 17:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Willian Vieira de Paula, Professor(a), em 21/01/2020, às 17:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geraldo Moreira Bittencourt, Professor(a), em 21/01/2020, às 17:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hilton Manoel Dias Ribeiro, Professor(a), em 21/01/2020, às 18:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Leandro Roberto de Macedo, Professor(a), em 21/01/2020, às 18:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Felipe Nogueira da Cruz, Professor(a), em 21/01/2020, às 22:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carolina Rodrigues Correa Ferreira, Professor(a), em 10/02/2020, às 15:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por John Leno Castro dos Santos, Coordenador(a), em 01/03/2020, às 15:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Leonardo Neves Luz, Professor(a), em 10/03/2020, às 23:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sergio Louro Borges, Professor(a), em 18/03/2020, às 06:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no Portal do SEI-Ufjf (www2.ufjf.br/SEI) através do ícone Conferência de Documentos, informando o código verificador 0055864 e o código CRC 6739E08F.




Referência: Processo nº 23071.900843/2020-15 SEI nº 0055864