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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - ICSA-GV - Secretaria

 

ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - CAMPUS AVANÇADO GOVERNADOR VALADARES. Aos 09 (nove) de outubro de 2019 (dois mil e dezenove), às 13:30h (treze e trinta), na sala 304 (trezentos e quatro), da Faculdade Pitágoras, reuniu-se o Departamento de Economia, sob a presidência do prof. Alex Sander Moura, chefe do Departamento de Economia, e com a presença dos seguintes docentes: Juliana Gonçalves Taveira, Hílton Manoel Dias Ribeiro, Geraldo Moreira Bittencourt, Marcílio Zanelli Pereira, Felipe Nogueira da Cruz, Marconi, John Leno Castro dos Santos, Thiago Costa Soares, Luckas Sabioni Lopes, Leandro Roberto de Macedo, Nayara Peneda Tozei, Willian Vieira de Paula, Carlos de Faria Júnior, Sarah Ferreira Pinheiro, Carolina Rodrigues Correa Ferreira como representante discente, do Centro Acadêmico, Eduardo Lisboa Teixeira. Após as boas-vindas, o Chefe de Departamento iniciou a reunião, conforme pauta previamente enviada por e-mail, sendo pauta única:) Reunião com a direção do ICSA para se tratar da ocupação do prédio da unidade Vila Bretas, o diretor do ICSA Denis Perdigão disse que A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) adquiriu seu primeiro prédio próprio na cidade de Governador Valadares. O imóvel onde funcionava a Faculdade de Administração de Governador Valadares antiga (FAGV) foi comprado por R$ 9,5 milhões. O prédio foi adquirido em juízo, após uma negociação entre a Procuradoria da UFJF, a Procuradoria Seccional Federal em Governador Valadares da Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Adquirimos o prédio com condição de uso imediato. Dessa forma, esperávamos iniciar no primeiro semestre de 2019, mas devido atrasos nas licitações da obra está previsto o uso do prédio para o segundo semestre de 2019,como a estrutura pertencia a uma faculdade, serão somente necessárias pequenas adaptações. O prédio da antiga FAGV fica localizado no bairro Vila Bretas. Até fevereiro de 2018, o local abrigou setores administrativos do campus avançado, incluindo uma das unidades da biblioteca. O edifício tem três andares e um subsolo com cerca de 20 salas de aulas, além de espaços administrativos. A compra do imóvel foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior da UFJF em agosto de 2018. A aquisição estava condicionada ao pagamento integral do prédio, portanto a liberação de R$ 5 milhões pelo Ministério da Educação (MEC) e de R$ 4,5 milhões decorrentes de receita da própria instituição foram providenciais para a negociação. Dênis também destacou que o ICV está com uma obra em andamento no bairro Santa Rita, onde abrigará os cursos de Nutrição e Farmácia, e no bairro São Pedro um novo espaço está sendo preparado para o curso de Odontologia, este alugado. O Diretor Dênis Perdigão apresentou os espaços que serão ocupados com os cursos do ICSA, que serão compartilhados entre os 4 cursos, inicialmente haverá 01 laboratório de informática e a sala dos professores será compartilhada, pois não haá espaço para os 79 docentes, mas terá sala para a coordenação e chefia de departamento, e Dênis também explicou que a quadra de esporte estaá reservada inicialmente ao ICV que foi acordado na reunião do CONSU. Sendo possível ser usada pelo ICSA no caso de desistência do ICV. Os professores Carolina, Nayara, Juliana e Hilton apresentaram preocupações quanto à lotação máxima de alunos por sala apresentado na proposta. Estruturas com 49 alunos são incompatíveis com a oferta atual de 50 vagas para ingresso no curso de Ciências Econômicas e são insuficientes para atender algumas turmas atuais que contam com número superior de alunos matriculados, provenientes de mais de um curso. Caso não haja uma alternativa, a necessidade de dividir as turmas implicará maior demanda por salas de aula e aumentará a carga horária em sala de aula dos professores, o que ocorrerá em prejuízo do tempo de dedicação a outras atividades docentes, de extensão, pesquisa e encargos administrativos, e poderá criar uma demanda por contratação de novos professores. Além disso, algumas disciplinas do curso são ministradas em laboratório de informática. Sendo assim, os professores solicitaram um planejamento de ocupação de salas que contemple soluções para essas questões. O coordenador de Curso Jonh Leno e sua Vice Nayara Tozei gostariam de saber do diretor do ICSA o que já foi comprado com o recurso de R$ 200.000,00 e onde esse material está sendo armazenado, o diretor explicou que na primeira compra feita pela sede foi adquirido vários notebooks Tcorp, data show, tablet, computadores para o laboratório, no regime de preço, e na segunda compra foram adquiridos materiais para adequar a ida do ICSA para a unidade Vila Bretas como carteiras, quadro branco, armário de aço para computadores, grade de segurança pata data show, mesas para professor, e esses materiais estão sendo guardados no prédio da unidade Vila Bretas, e outros materiais no almoxarifado central e outros no próprio prédio do Pitágoras. O Docente Carlos perguntou se poderia ser construído mais salas de aula onde é o atual estacionamento do antigo prédio da FAGV, Denis disse que no primeiro momento não poderia, pois a UFJF não tem recursos para isso, porém não descartou a construção no futuro. Jonh Leno e o Hilton Manoel estão preocupados como seria a distribuição de salas entre os cursos do ICSA, Jonh Leno sugeriu que fosse criada uma comissão na próxima reunião do Conselho pré agendada para o dia 16/10/19 para discutir como seria usado esses espaços, para que todos já estejam cientes que o espaço do campus unidade Vila Bretas é menor que o atual que usamos no prédio Pitágoras, Dênis também destacou que tendo necessidade o ICSA poderá usar o espaço atual como salas e laboratório no Pitágoras e também na Unipac, e que os cursos de Administração e Ciências contábeis já se manifestaram o interesse de ir para noturno. Finalizado os trabalhos, e nada mais a ser acrescentado, o Chefe de Departamento, Alex Sander de Moura, deu por encerrada a reunião, agradeceu a presença de todos e, para constar, foi lavrada a presente ata, por mim, Fernando Pimentel Coelho, que após lida e aprovada, será assinada por todos os presentes. Governador Valadares, 09 de Outubro de 2019.


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Documento assinado eletronicamente por Fernando Pimentel Coelho, Servidor(a), em 01/11/2019, às 13:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Alex Sander de Moura, Chefe de Departamento, em 01/11/2019, às 17:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Geraldo Moreira Bittencourt, Professor(a), em 01/11/2019, às 17:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Louro Borges, Professor(a), em 01/11/2019, às 21:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por John Leno Castro dos Santos, Coordenador(a), em 02/11/2019, às 16:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcílio Zanelli Pereira, Professor(a), em 04/11/2019, às 09:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Felipe Nogueira da Cruz, Professor(a), em 04/11/2019, às 09:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Nayara Peneda Tozei, Professor(a), em 04/11/2019, às 13:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Carolina Rodrigues Correa Ferreira, Professor(a), em 05/11/2019, às 18:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sahra Ferreira Pinheiro, Professor(a), em 07/11/2019, às 12:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Hilton Manoel Dias Ribeiro, Professor(a), em 12/11/2019, às 23:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Juliana Gonçalves Taveira, Vice-Chefe de Departamento, em 18/11/2019, às 09:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Leandro Roberto de Macedo, Professor(a), em 18/11/2019, às 10:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Leonardo Neves Luz, Professor(a), em 20/11/2019, às 17:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Willian Vieira de Paula, Professor(a), em 21/11/2019, às 23:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Carlos de Faria Junior, Professor(a), em 25/11/2019, às 13:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Thiago Costa Soares, Professor(a), em 19/12/2019, às 14:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no Portal do SEI-Ufjf (www2.ufjf.br/SEI) através do ícone Conferência de Documentos, informando o código verificador 0036592 e o código CRC 51B6B93F.




Referência: Processo nº 0225803.009586/2019-97 SEI nº 0036592