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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - ICSA-GV - Secretaria

 

ATA DA SEXTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO ANO DE 2019 DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - CAMPUS AVANÇADO GOVERNADOR VALADARES. Aos 17 (dezessete) dias, do mês de setembro de 2019 (dois mil e dezenove), às 13h20min (treze horas e vinte minutos), na sala 303 (trezentos e três), da Faculdade Pitágoras, reuniu-se o Departamento de Economia, regimentalmente convocado, sob a presidência do professor Alex Sander de Moura, chefe do Departamento de Economia, e com a presença dos seguintes docentes: Amanda Ferrari Uceli, Carlos de Faria júnior, Carolina Rodrigues Correa Ferreira, Felipe Nogueira da Cruz, Geraldo Moreira Bittencourt, Hilton Manoel Dias Ribeiro, John Leno Castro dos Santos, Juliana Gonçalves Taveira, Leandro Roberto de Macedo, Leonardo Neves Luz, Luckas Sabioni Lopes, Marcílio Zanelli Pereira, Nayara Peneda Tozei, Sahra Ferreira Pinheiro, Sérgio Louro Borges, Vinícius de Azevedo Couto Firme e Willian Vieira de Paula; como representantes discentes: João Gabriel Vaz Abranches e Eduardo Lisboa Teixeira. Após a verificação de quórum, e boas-vindas, o Chefe de Departamento iniciou a reunião, conforme pauta previamente enviada por e-mail. 1. Informes: O professor Alex questionou se alguém gostaria de repassar algum informe. O professor Luckas relatou que se alguém tiver interesse em utilizar o seu desktop, poderia solicitá-lo. Informou que não está utilizando o computador por causa do sistema operacional Linux. Ressaltou que essa troca passaria na secretaria, por causa do controle do número de patrimônio. O professor John Leno informou que o NDE deu inicio as atividades de reformulação do PPC do curso, mas que vai precisar da colaboração de todos no processo. Ressaltou que foi enviado por e-mail um questionário aos professores para a indicação das disciplinas em que podem contribuir na atualização do PPC. Informou que o NDE estabeleceu como obrigatório que cada professor indique três disciplinas, com pelo menos uma disciplina eletiva, pois, existem disciplinas eletivas no PPC que nunca foram ofertadas. Ressaltou que o NDE estabeleceu que cada disciplina contará com dois professores responsáveis pela atualização, como forma de evitar quaisquer tipos de vieses. 2. Apreciação e aprovação da Ata da Quinta Reunião Ordinária: O professor Alex questionou se alguém gostaria de fazer alguma colocação a respeito da ata da quinta reunião ordinária. O professor Luckas questionou se no lançamento das atas no SEI, deveriam ser assinadas todas as atas inclusive as que não esteve presente. O professor Alex esclareceu que não, somente as atas em que esteve presente. Em seguida procedeu a votação para a aprovação da ata da quinta reunião ordinária de 2019, que foi aprovada por unanimidade. 3. Cessão do professor Hilton Manoel para a prefeitura Municipal de Governador Valadares: O professor Alex passou a palavra para o professor Hilton, que relatou que no documento que enviou por e-mail começou a justificar e explicar a situação, ressaltando que o convite é recente. Relatou acreditar que é uma boa oportunidade de se fazer a aproximação entre universidade locais e o governo por meio de políticas públicas focadas em ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento local. Sendo defensor dessa área , acredita que a política de inovação pode se tornar um dos vetores estratégicos deste Campus. Ressaltou que aceitou o convite como um desafio, dado o prazo relativamente mais curto para execução da proposta de trabalho. Informou que, por lei, existe o benefício do professor substituto para os casos de cessão. O professor Alex questionou se alguém gostaria de fazer algum comentário. O professor Sérgio questionou qual seria o planejamento, como departamento, para esse semestre. O professor Hilton relatou que tem todo o planejamento do semestre, e que se houver algum atraso na contratação do professor substituto os professores Carlos, Juliana e Sahra se disponibilizaram para cobrir este período. O professor Alex informou que o processo tem que seguir todos os trâmites, e que somente quando sai a publicação da cessão, é que se libera a vaga para o substituto, que o setor de recursos humanos envia e-mail e segue após os trâmites para abrir o concurso, mas que não tem uma data definida para encerrar todos os trâmites. O professor Hilton relatou que vai deixar o edital pronto, que pelas normas é preciso respeitar um período de cinco dias para inscrição e cinco para a realização da prova, que acredita que levaria uns vinte dias para a contratação do substituto. O professor Luckas questionou se na eventualidade de não ter aprovados no concurso para professor substituto, se os professores ministrariam as disciplinas em 2020/1. Ficou acordado que a partir da cessão até a chegada do professor substituto, o professor Carlos assumiria a disciplina de Economia Brasileira I e a professora Juliana a de Economia Brasileira II, perfazendo doze horas de aula. O professor Alex questionou a respeito de orientações. O professor Hilton relatou que está encerrando uma orientação, mas que a professora Juliana é a coorientadora e assumiria o orientação. Ressaltou ainda que na falta de professor substituto e na falta de professor efetivo voluntário para assumir sua carga horária, ele retomaria suas atividades normais no departamento.. O professor John questionou a respeito das outras atividades do professor que não são do departamento como membro do comitê assessor de. O professor Hilton relatou que estas ocupação se dá por meio de eleição. Ressaltou que que continuará apoiando as atividades do grupo de pesquisa e do grupo de inovação. Em seguida, o professor Alex procedeu a votação para a aprovação da cessão do professor Hilton para a Prefeitura Municipal de Governador Valadares, que foi aprovada com duas abstenções e demais votos favoráveis. O professor Alex relatou que dará seguimento aos trâmites e enviará para a aprovação do ICSA. 4. Apreciação e aprovação dos PIT'S dos professores relativos a 2019/3: O professor Alex pediu desculpas pela demora, relatou que como está com disciplinas novas neste período levou um pouco mais de tempo para analisar os documentos. Questionou se alguém gostaria de fazer algum comentário a respeito dos PITs, inexistindo comentários. Informou ainda, que os PITs podem voltar caso a direção ou o conselho peçam algum ajuste. Em seguida, procedeu a votação para a aprovação dos PITs relativos a 2019/3, que foram aprovados por unanimidade. 5. Progressão professora Nayara Peneda Tozei: O professor Alex informou que agora todas as progressões devem ser feitas no SEI, que tem que preencher e anexar os documentos. Ressaltou que se não der tempo de passar em reunião aprovará Ad Referendum, mas que como tem reunião de departamento todo mês, acredita que não será necessário. Questionou se alguém gostaria de fazer algum comentário, inexistindo comentários. Em seguida, procedeu a votação para a aprovação da progressão da professora Nayara, que foi aprovada por unanimidade. 6. Concurso para professor substituto relativo a vaga da professora Gemma Lúcia: O professor Alex relatou que o ultimo ponto de pauta seria quase que informe, que foi deliberado em reunião extraordinária a aprovação da licença da professora Gemma. Informou que em uma primeira conversa com o setor de recursos humanos informaram que seria necessário esperar o final das férias da professora, que termina hoje, para prosseguir com os trâmites. Porém, o setor ligou informando que o edital de seleção deveria ser entregue na sexta-feira passada. Relatou que virtude disto, e como a seleção é para a área de matemática, definiu a banca do concurso como sendo os professores Leandro, William e o professor Luckas, que estava presente no momento e dispôs a participar, e o próprio professor Alex como suplente. Ressaltou que o edital foi enviado, com um processo bem amplo para suprir a vaga. Informou que o contrato do Maurício se encerra em dezembro, e que provavelmente aproveitaremos mais de um candidato, por causa da vaga do professor Marcone, para não precisar abrir seleção sempre. Informou que a prova está prevista para o dia trinta e um de outubro, e que o professor deve ser contratado em janeiro. Em seguida, o professor Alex procedeu a votação para aprovação da banca do concurso com os professores Leandro, como presidente da banca, William e luckas com titulares e o próprio professor Alex como suplente, que foi aprovada por unanimidade. O professor Alex sugeriu definir então a banca para a seleção de professor substituto para a vaga do professor Hilton, advinda da cessão do mesmo para a prefeitura. Questionou se alguém se candidatava para compor a banca. Se candidataram os professores Carolina, Felipe, Carlos e o próprio professor Hilton. Ficou acordado que a banca seria composta pelos professores Carlos, Felipe e Hilton, como titulares e pela professora Carolina como suplente. O professor Hilton argumentou que a área do concurso poderia abranger tanto teoria econômica como também contemplar perfis que pudessem cobrir sua cessão e colaborar com os professores da área de história e história do pensamento econômico, para que estes pudessem ofertar disciplinas eletivas neste período de cessão.. O professor Alex relatou que a banca poderia definir a área do concurso e enviar por e-mail ao departamento. Procedeu a votação para a provação da banca, que foi aprovada por unanimidade. O professor Alex justificou a ausência do professor Thiago por motivos médicos, em virtude de fisioterapia no joelho. Em seguida, sem mais assuntos a serem tratados, o Chefe de Departamento, professor Alex Sander Moura, deu por encerrada a reunião, agradeceu a presença de todos e, para constar, foi lavrada a presente ata, por mim, Fabiana Silva de Oliveira, que após lida e aprovada, será assinada por todos os presentes. Governador Valadares, 17 de setembro de 2019.


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Documento assinado eletronicamente por Fabiana Silva de Oliveira, Servidor(a), em 04/11/2019, às 08:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Felipe Nogueira da Cruz, Professor(a), em 04/11/2019, às 09:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Geraldo Moreira Bittencourt, Professor(a), em 04/11/2019, às 11:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Amanda Ferrari Uceli, Professor(a), em 04/11/2019, às 11:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por João Gabriel Vaz Abranches, Usuário Externo, em 04/11/2019, às 11:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Nayara Peneda Tozei, Professor(a), em 04/11/2019, às 13:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por John Leno Castro dos Santos, Coordenador(a), em 05/11/2019, às 11:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Carolina Rodrigues Correa Ferreira, Professor(a), em 05/11/2019, às 18:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sahra Ferreira Pinheiro, Professor(a), em 07/11/2019, às 12:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Alex Sander de Moura, Chefe de Departamento, em 12/11/2019, às 16:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Leandro Roberto de Macedo, Professor(a), em 12/11/2019, às 16:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Hilton Manoel Dias Ribeiro, Professor(a), em 12/11/2019, às 23:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Juliana Gonçalves Taveira, Vice-Chefe de Departamento, em 18/11/2019, às 09:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vinicius de Azevedo Couto Firme, Professor(a), em 18/11/2019, às 17:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Leonardo Neves Luz, Professor(a), em 20/11/2019, às 17:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Willian Vieira de Paula, Professor(a), em 21/11/2019, às 23:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Carlos de Faria Junior, Professor(a), em 25/11/2019, às 13:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Luckas Sabioni Lopes, Professor(a), em 02/12/2019, às 18:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcílio Zanelli Pereira, Professor(a), em 05/12/2019, às 10:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Louro Borges, Professor(a), em 05/12/2019, às 11:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 0225803.009635/2019-35 SEI nº 0036811