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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - ICSA-GV - Secretaria

 

ATA DA SÉTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO ANO DE 2019 DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - CAMPUS AVANÇADO GOVERNADOR VALADARES. No 01 (primeiro) dia, do mês de novembro de 2019 (dois mil e dezenove), às 7h30m (sete horas e trinta minutos), na sala B207 (duzentos e sete), da Faculdade Pitágoras, reuniu-se o Departamento de Economia, regimentalmente convocado, sob a presidência do professor Alex Sander de Moura, chefe do Departamento de Economia, e com a presença dos seguintes docentes: Amanda Ferrari Uceli, Carlos de Faria júnior, Felipe Nogueira da Cruz, Geraldo Moreira Bittencourt, Hilton Manoel Dias Ribeiro, John Leno Castro dos Santos, Leonardo Neves Luz, Marcílio Zanelli Pereira, Nayara Peneda Tozei, Sahra Ferreira Pinheiro, Sérgio Louro Borges e Thiago Costa Soares; como representantes discentes: Eduardo Dutra Teixeira e João Gabriel Vaz Almeida. Após as boas-vindas, o Chefe de Departamento iniciou a reunião, conforme pauta previamente enviada por e-mail. Os professores Luckas, Leandro, Willian (participação em Banca de Concurso); Vinicius (motivo de saúde) e Juliana (missão) justificaram suas ausências na reunião. 1. Apreciação e Aprovação da ata da sexta reunião ordinária e das reuniões extraordinárias sobre afastamento da professora Sahra e reunião com a direção do ICSA: O professor Alex perguntou se alguém tinha alguma ressalva em relação às atas. O professor Thiago solicitou que as atas fossem votadas separadamente. Como todos concordaram, o professor Alex procedeu à votação da ata da sexta reunião ordinária, que foi aprovada com 1 abstenção (professor Thiago). Em seguida, colocou-se em votação a ata da reunião extraordinária sobre o afastamento da professora Sahra, que foi aprovada com 2 abstenções (professores Hilton e Thiago). Logo após, foi colocado em votação a ata da reunião extraordinária com a direção do ICSA, que foi aprovada com 2 abstenções (discentes João e Eduardo). 2. Eleição Membro Titular da cadeira de História no NDE, em substituição ao prof. Hilton (reunião de departamento: 17/09/19): o coordenador de curso, professor John, informou que o professor Hilton será cedido para a Prefeitura de Governador Valadares e perguntou se alguém tinha interesse em se candidatar à vaga para membro titular da cadeira de História no NDE e o professor Felipe se candidatou. Em seguida, foi colocado em votação o nome do professor Felipe para ocupar a cadeira, sendo aprovado por unanimidade. 3. Eleição Membro titular da cadeira de Macroeconomia no NDE, em substituição à profª Sahra (reunião de departamento: 30/09/19): o professor John perguntou se havia algum candidato à vaga. Como não houve manifestação, a eleição foi adiada. Apresentou, então, a manutenção do professor Luckas como membro titular pro tempore até a próxima reunião, que foi aprovado por unanimidade. 4. Eleição vice-coordenador de Monografia, em substituição à profª Sahra (reunião de departamento: 30/09/19): o professor John perguntou se alguém se candidatava a vaga de vice-coordenador de Monografia. A professora Amanda se candidatou. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade o nome da professora Amanda como vice-coordenadora de Monografia. 5. Deliberação acerca da oferta de disciplina de curso intensivo – Tópicos Especiais em Economia VI – ECO027GV (solicitação do prof. John): o chefe de departamento esclareceu que professor ocupante de cargo comissionado pode reduzir sua carga horária de aula. O professor John disse que fez um levantamento entre os alunos para saber se teria demanda a oferta da disciplina Economia VI como curso intensivo e apurou que houve interesse dos discentes. Portanto, solicitou a oferta da disciplina como curso de verão. O professor Alex disse que essa era uma alternativa a ser pensada principalmente quando da mudança para a FAGEVE, já que enfrentaremos a falta de salas de aula no período regular. O professor Thiago citou como exemplo a Universidade de Viçosa, que quando oferece disciplina de verão, o professor é poupado de uma disciplina no semestre regular. O discente João ratificou o interesse dos alunos no curso de verão. O professor John explicou que, nessa modalidade, a carga horária não pode ultrapassar 4 horas diárias; que o aluno não pode solicitar o cancelamento da matrícula e que se a disciplina não tiver demanda no semestre seguinte, não deve ser ofertada. Não havendo mais questionamentos, a oferta da disciplina de curso intensivo “Tópicos Especiais em Economia VI” para o período 2019.4 e 2020.1 foi aprovado por unanimidade. 6. Votação de propostas de mudanças encaminhadas pelo NDE para o Novo PPC: 6.1 - Extinção de “Fundamentos de Macroeconomia” (reunião NDE 26/09/2018): o professor John explicou que precisam flexibilizar parte da carga horária do curso para abranger a extensão. Por isso, o pedido de exclusão da disciplina, que acredita ser desnecessária. Colocado em votação, a exclusão de Fundamentos de Macroeconomia foi aprovada por unanimidade. 6.2 - Mudança de nome disciplinas (reunião NDE 26/09/2018): a) “Macroeconomia I” para “Contabilidade Social”, b) “Macroeconomia II” para “Macroeconomia I”, c) “Macroeconomia III” para “Macroeconomia II”: o professor John colocou em votação a mudança de nome das três disciplinas, que foram aprovadas por unanimidade. 6.3 - Junção “Economia Brasileira I” e “Economia Brasileira II” (reunião NDE 26/09/2018): o coordenador de curso explicou que atualmente não há perspectiva de concurso para novos professores. O professor Alex sugeriu um rodízio entre os professores da área na ministração da disciplina. O professor Sérgio apontou o ponto de pauta 7 como um problema caso não haja a junção das disciplinas. O professor Thiago questionou como ficariam os pontos e a professora Nayara esclareceu que haverá uma revisão do conteúdo programático. Colocado em votação, a junção das disciplinas foi aprovada por unanimidade. 6.4 – Mudança da disciplina “Economia Política” de obrigatória para eletiva (reunião NDE 09/11/2018): o coordenador John disse que a disciplina é cobrada pela ANGE e ENADE. Esclareceu que a disciplina continuará sendo ofertada e que essa alteração é apenas uma adequação. O professor Leonardo disse que foi precipitado ter colocado a disciplina como obrigatória, que há necessidade de enxugar o conteúdo da disciplina. Posto em votação, a mudança da disciplina Economia Política de obrigatória para eletiva foi aprovada por unanimidade. 6.5 – Separação de TPE em TPE I (30h) e TPE II (30h), reunião NDE (22/10/2018): o coordenador John disse que essa demanda surgiu para melhor atender aos alunos. Disse que é previsto pela ANGE e que, com a divisão, TPE I seria dado no início do curso. A professora Amanda salientou que os pré requisitos da disciplina são discrepantes e que considera necessária a separação. Disse ainda que TPE I seria apropriado para Monografia, uma vez que daria um norte aos alunos e também considerava importante ser ministrada no início do curso. Salientou também que há professores interessados em ministrar TPE II, onde poderiam explorar pesquisa. Colocado em votação foi aprovado com 1 abstenção (professor Carlos). 6.6 – Redução de carga horária de monografias I e II de 150h para 120h (reunião NDE 22/10/2019): o professor John disse que a ANGE recomenda 120 horas + TPE e que Monografia não seria alterada. Colocado em votação, o item foi aprovado por unanimidade. 6.7 – Exclusão de disciplinas eletivas do PPC (reunião NDE 22/10/2019) “Economia dos Transportes”; “Economia Agrícola”; “Teorias da Globalização”; “Economia Mineira”: o coordenador John disse que solicitou aos professores que se prontificassem a atualizar as disciplinas e caso não houvesse interessados, a disciplina entraria na lista de exclusão. O professor Thiago disse que não sabia que a disciplina Economia Agrícola seria excluída. Nayara reforçou que fez levantamento sobre interesse dos professores e como ninguém se manifestou, a disciplina também veio para a lista. Acrescentou, porém, que só ficaria na lista os pontos pacíficos. Após discutirem a respeito, foi colocado em votação se todos concordavam em retirar a disciplina Economia Agrícola da lista de exclusão, sendo aprovado com 3 abstenções. Logo após, foi posto em votação a exclusão das disciplinas eletivas Economia dos Transportes, Teorias da Globalização e Economia Mineira, que foi aprovado com 1 abstenção. 7. Horários e Plano Departamental 2020/01: o professor Alex perguntou se alguém tinha alguma objeção quanto ao Plano Departamental e Horários 2020/01. O professor Hilton questionou sobre a alocação dos professores substitutos. Disse que precisavam definir critérios mais objetivos. O professor John disse que o ideal não era engessar essas alocações, que são definidas conforme a demanda. Colocado em votação, o item foi aprovado com 2 abstenções. 8. Eleição para a chefia do departamento de Economia – biênio 2020/2022: o professor Alex explicou que o mandato atual termina em 17 de fevereiro e apresentou a seguinte proposta: dia 13/11/19, inscrição e chapa; dia 14/11/19 publicizar e reunião extraordinária para votação e eleição em novembro, data a definir. Como todos concordaram, foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. 9. Monitorias: o professor Alex sugeriu que se abrisse período de inscrições para os professores interessados. O professor John disse que é importante definirem critérios mais objetivos, como por exemplo, que seja considerado o número de alunos matriculados, bem como o número de reprovações na disciplina. O professor Alex informou que o número de bolsas de monitoria do departamento permaneceu inalterado, ou seja, 13 bolsas. Informou ainda que será criado formulário para ser preenchido. Colocado em votação, a proposta foi aprovada por unanimidade. 10. Pedido do professor Luiz Fernando Cerqueira Fonseca para atuar como professor visitante no departamento de Economia: o professor Alex explicou que no início deste ano, foi procurado pelo professor Luiz e explicou aos presentes as razões do pedido para atuar como professor visitante. Após discutirem sobre o assunto, concluíram que não tinham informações suficientes para decidirem sobre a questão. Acordaram, então, retirar o ponto de pauta para ser melhor analisado e apresentado na próxima reunião. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade a retirada desse ponto de pauta. Em seguida, sem mais assuntos a serem tratados, o Chefe de Departamento, professor Alex Sander Moura, deu por encerrada a reunião, agradeceu a presença de todos e, para constar, foi lavrada a presente ata, por mim, Patrícia Alexandra da Silva, que após lida e aprovada, será assinada por todos os presentes. Governador Valadares, 01 de novembro de 2019.


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Documento assinado eletronicamente por Patricia Alexandra da Silva, Servidor(a), em 29/11/2019, às 09:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Alex Sander de Moura, Chefe de Departamento, em 29/11/2019, às 10:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Felipe Nogueira da Cruz, Professor(a), em 29/11/2019, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Nayara Peneda Tozei, Professor(a), em 29/11/2019, às 15:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Geraldo Moreira Bittencourt, Professor(a), em 29/11/2019, às 16:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por João Gabriel Vaz Abranches, Usuário Externo, em 30/11/2019, às 13:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por John Leno Castro dos Santos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 21:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcílio Zanelli Pereira, Professor(a), em 04/12/2019, às 09:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Louro Borges, Professor(a), em 05/12/2019, às 11:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sahra Ferreira Pinheiro, Professor(a), em 06/12/2019, às 15:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Leonardo Neves Luz, Professor(a), em 06/12/2019, às 15:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Hilton Manoel Dias Ribeiro, Professor(a), em 10/12/2019, às 00:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Carlos de Faria Junior, Professor(a), em 12/12/2019, às 20:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Thiago Costa Soares, Professor(a), em 13/12/2019, às 12:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 0225803.011109/2019-07 SEI nº 0044136