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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - FACLET - Secretaria

 

        Ata da reunião do Conselho de Unidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizada no dia 16 de agosto de 2019. Ata nº 04/2019

 

  Às quinze horas do dia dezesseis de agosto de dois mil e dezenove, na Sala de Reuniões da Faculdade de Letras, teve início a reunião do Conselho de Unidade da Faculdade, regimentalmente convocada pela Direção, tendo como pauta: I) discussão e aprovação da ata da reunião anterior; II – solicitação de apoio financeiro na área de espanhol;  III – Orientações sobre o sistema eletrônico de Informação (SEI); IV- processo administrativo disciplinar (PAD) na Faculdade de Letras; V – férias dos professores; VI – assuntos gerais. Presentes na reunião: Prof. Rogério de Souza Sérgio Ferreira, Diretor da Faculdade de Letras; profª Ana Paula Grillo El Jaick, chefe do Departamento de Letras; profª Roberta Fernandes Pacheco vice-chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas; prof. Tiago Timponi Torrent, Vice-Coordenador do PPG Linguística; profª Thais Fernandes Sampaio, Coordenadora do Mestrado Profissional em Letras; prof. Anderson Bastos, Vice- Coordenador do P.P.G. Estudos Literários;  profª Sandra Aparecida Faria de Almeida, Coordenadora do Bacharelado em Tradução, a profª Carla Couto de Paula Silvério, Coordenadora do curso Letras/Libras;  profª Mercedes Marcilese, Coordenadora do curso de Letras Integral; prof. Anderson Pires da Silva, Coordenador do curso de Letras noturno e das servidoras Maria Lúcia Vieira da Cruz e Sônia Maria Ferreira de Matos. A representação discente não se fez representar. Professor Rogério conferiu o quórum para a reunião do dia e justificou a ausência das professoras: Nícea Helena de Almeida Nogueira, Raquel Fellet Lawall, Ana Cláudia Peters Salgado e Aline Alves Fonseca. Informou que o prof. Anderson Bastos chegará mais tarde por estar participando de outra reunião. Participou o retorno da profª Aline Alves Fonseca, vice-diretora da Faculdade, às suas atividades após o término do Pós-doutorado. Prof. Rogério solicitou que conste em ata o agradecimento da direção para a profª Maria Cristina Lobo Name, que durante um ano no exercício da vice-direção  deu grande ajuda à direção, participando ativamente de todas as demandas da Faculdade neste período. Prof. Rogério colocou em votação a ata anterior que foi aprovada para ser assinada. Antes de passar para a pauta, ele solicitou a inclusão do assunto: Programa “Future-se”, pois gostaria de falar sobre o tema. Foi aprovada a inclusão. Sobre o primeiro assunto de pauta, a profª Roberta falou sobre o evento “Encuentros Latinos II” que será realizado na Faculdade  nos dias 10 e 11 de outubro de dois mil e dezenove.  O evento terá apresentação de trabalhos e Conferências dos convidados que virão: da UFF, o prof. Xóan Carlos Lagares Diez, da UFMG, a profª Elzimar Goettenauer de Marins Costa A profª Neide Therezinha Maia González,  da USP,  fará a Conferência de abertura no dia 10 de outubro, às 19horas. O evento está cadastrado na PROEX. Após as explicações, solicitou ajuda da Faculdade para a vinda dos professores com passagens e diárias. Prof. Rogério consultou aos professores se todos concordavam com o pagamento de passagens e diárias dos professores convidados. A aprovação foi unânime. Maria Lúcia, então, solicitou rapidamente os contatos dos professores convidados para que se possa iniciar os trâmites no sistema. Prof. Rogério solicitou que entrem em contato com a comissão de cultura da Faculdade para que não haja eventos simultâneos. Sobre o (SEI), nova realidade da Universidade que já está implantado em quase todos os setores administrativos e acadêmicos, foi solicitado à servidora Sônia que mostre alguns procedimentos na plataforma, porque as férias a partir de agora serão marcadas pelo próprio professor ou TAE neste sistema eletrônico. A servidora Sônia fez uma explanação rápida e demonstrou o funcionamento da plataforma.  Quanto ao assunto férias dos servidores, obedecendo-se  informação da PROGEPE e com o levantamento feito pela servidora Maria Lúcia, a pedido do prof. Rogério, teve-se um panorama da situação dos servidores da Faculdade de Letras. Prof. Rogério solicitou que as chefias levem aos seus Departamentos a situação para ser discutida e fazer as marcações obedecendo  o cronograma que foi enviado para todos em janeiro. Este não mudou. É preciso lembrar que para a correção do PISM o professor não pode estar de férias. Tirar férias no período letivo é possível, desde que se apresente justificativa e concordância do departamento. A novidade nas férias é que agora pode-se  tirar quantos dias quiser, sem seguir a norma anterior.  Prof. Rogério solicitou a retirada de pauta do PAD da Faculdade de Letras. Vai conversar primeiro com o Riane para depois entrar no assunto. Prof. Rogério falou que a Reitoria já encaminhou a resposta da UFJF sobre o programa “Future-se” que foi tirada no Conselho Superior. Temos professores  solicitando reunião para discutir o assunto. Discutiu-se então o melhor encaminhamento à questão. Qual seria o fórum adequado? Após algumas ponderações e discussões, houve entendimento que o programa “Future-se” deverá ser debatido na Faculdade de Letras num fórum, aberto aos três segmentos e com possibilidade de participação de membros externos.  A criação de uma comissão, composta pelas professoras Silvina, Marta e Prisca, foi sugerida e acatada pelos conselheiros. A comissão se encarregará de intermediar o debate e produzir um documento com a posição da Faculdade de Letras. Em assuntos gerais, prof. Rogério falou do encontro com os calouros no dia 20 próximo,  às dezenove horas. Esse encontro é aberto a qualquer aluno. O encontro dura mais ou menos noventa minutos.  Sobre os concursos que aconteceram na Faculdade de Letras, prof. Rogério informou que as homologações já estão sendo publicadas. Há um prazo para contestações (10 dias). Os concursos foram: Linguística, Italiano, Francês e Libras.    Prof. Rogério falou para os Conselheiros sobre a impressora que está em comodato na Faculdade de Letras. Há uma cota para ser gasta pela unidade. Precisamos achar uma fórmula de usar em sua plenitude. Decidiu-se, então, que cópias para avaliações poderão ser providenciadas, exercícios ou outras atividades por ora não. Enviar para a secretaria com 48 horas de antecedência, por e-mail ou pen drive, para que a secretaria tenha tempo de providenciar. Cópias sobre assuntos administrativos poderão ser providencias pelas Coordenações e Chefias de Departamento. Falou-se sobre o site da Faculdade de Letras que está desatualizado. Para alimentar o site tem que ser alguém responsável, pensar quais são as necessidades do site. Professor Rogério tomará iniciativa de marcar reunião com a comissão de TI da Letras para discutir as reformulações e atualizações necessárias no site. Prof. Tiago quis saber sobre as placas da nova numeração da Faculdade. Foi informado que a requisição já foi feita. Outro assunto tratado foi em relação às reuniões da PROPP. As vice-coordenações não computam horas extras com as reuniões que são realizadas. Estas não obedecem um calendário. São feitos rodízios nos dias da reunião. A Resolução de financiamento do APG seria deliberada em maio, mas somente em agosto foi aprovada com o quórum mínimo. Tratou-se também do acesso no C.P.H. Trocou-se a fechadura, agora é eletrônica. Há também a opção de acesso por chave.  Por enquanto, há um formulário que o aluno assina, concedendo-lhe permissão de acesso ao local. Outro assunto tratado foi o estacionamento da Faculdade. O estacionamento esta sendo usado por pessoas que não são da Faculdade, e os professores, alunos e servidores ficam sem espaço para colocar os veículos, às vezes tendo que parar no anel viário. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião da qual lavrei a presente ata, que depois de lida e, aprovada, vai assinada por mim e demais presentes. Juiz de Fora, 16 de agosto de 2019.. 


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Documento assinado eletronicamente por Rogerio de Souza Sergio Ferreira, Diretor (a), em 24/09/2019, às 18:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sônia Maria Ferreira de Matos, Servidor(a), em 25/09/2019, às 19:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Mercedes Marcilese, Coordenador(a), em 26/09/2019, às 20:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Carla Couto de Paula Silvério, Coordenador(a), em 27/09/2019, às 10:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sandra Aparecida Faria de Almeida, Coordenador(a), em 27/09/2019, às 19:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Roberta Fernandes Pacheco, Vice-Chefe de Departamento, em 28/09/2019, às 18:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Anderson Bastos Martins, Professor(a), em 01/10/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ana Paula Grillo El Jaick, Chefe de Departamento, em 02/10/2019, às 20:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Raquel Fellet Lawall, Chefe de Departamento, em 04/10/2019, às 02:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Tiago Timponi Torrent, Coordenador(a) em exercício, em 04/10/2019, às 14:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no Portal do SEI-Ufjf (www2.ufjf.br/SEI) através do ícone Conferência de Documentos, informando o código verificador 0022952 e o código CRC 943B7AFE.




Referência: Processo nº 0120595.006202/2019-84 SEI nº 0022952