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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - FACLET - Secretaria

 

Ata da reunião do Conselho de Unidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizada no dia 19 de agosto de 2022. Ata nº 08/2022.

 

Às quatorze horas e trinta minutos do dia dezenove de agosto de dois mil e vinte e dois, na sala de Defesas da Faculdade de Letras, teve início a reunião do Conselho de Unidade, regimentalmente convocada pela Direção, tendo como pauta: I – Informes da Direção; II - Ordem do dia a)Leitura e aprovação das atas dos dias 21/02/2022 e 08/04/2022; b) Apreciação dos Planos Individuais de trabalho de 2022 (conforme resolução da FALE n. 04/2017); c) Indicação da Profa. Fernanda Dias como representante  na CONAI; d) Formação de comissão para avaliação da proposta de prova de línguas estrangeiras para a pós-graduação, encaminhada pela PROPP; e) Distribuição das fiscalizações de contratos no âmbito da Faculdade de Letras; f) Aprovação da formação do Laboratório de Extensão do Bacharelado na sala 2033 (antiga 1307); g) Criação das comissões COE e CAEX para o curso de Bacharelado; h)Formação de Comissão eleitoral para substituição da vice-coordenação do curso de Letras-Libras; i) Destinação da verba de SCDP/2022 da direção para apoio à Pós-Graduação. III - Assuntos Gerais. Presentes na reunião: Aline Alves Fonseca, Diretora da Faculdade de Letras; Carol Martins Rocha, Subchefe do Departamento de Letras; Aline Garcia Rodero Takahira, Coordenadora  do Curso Letras/Libras; Paula Roberta Gabbai Armelin,  Coordenadora do Curso de Letras Integral; Daniela da Silva Vieira, Coordenadora do Curso de Letras Noturno; Carolina Alves Magaldi, Coordenadora do Bacharelado; Fábio Fortes, Vice - Coordenador do PPG Linguística; Thais Sampaio, Vice - Coordenadora do PROFLETRAS; Adauto Vilela, Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e os servidores Klauber dos Santos Gomes Junior e Sônia Maria Ferreira de Matos. A reunião foi iniciada e foi colocado o ponto de pauta I – Informes da Direção, informando acerca do professor Rogério, que não esteve presente por estar de férias, e a representação discente que não compareceu. A diretora deu boas-vindas aos novos chefes de departamento e agradeceu aos professores Júlio e Amitza pelos serviços prestados. Aline Fonseca seguiu informando que foi homologado o concurso de grego e, em breve, teremos a contratação. Acerca do orçamento, foi informado que não haverá compra de bens permanentes e não serão contratados terceirizados para a biblioteca e que o servidor Francisco Esteves foi deslocado para lá. Foi informado, também, que as salas de estudos da biblioteca não estão sendo utilizadas, mas foi feito pedido de estudo para que possa haver a adequação e a entrada e saída da sala de estudos não tenha que passar pela biblioteca. Sobre o PDP, foram cadastradas sete ações com três grandes áreas, as quais irão abranger a todos. Terminados os informes foi dado início a II – Ordem do dia a) Leitura e aprovação das atas dos dias 21/02/2022 e 08/04/2022, que foram aprovadas por unanimidade. b) Apreciação dos Planos Individuais de trabalho de 2022 (conforme resolução da FALE n. 04/2017) A diretora fez a introdução e passou a palavra ao professor Adauto Villela que informou que no DLEM forram aprovados todos os PITs após alguns pedidos de ajustes. A palavra foi passada para a professora Carol Martins que sinalizou que no DLET um professor não entregou e três professores não tiveram o RIT aprovado por não atingir as 40 horas; o professor Luiz Fernando não fez o envio do PIT e RIT por estar de licença médica. A diretora informou que a Reitoria estuda a implementação de um PIT unificado para toda a UFJF, e pediu que os departamentos coletem as necessidades e ajustes dos PITs. Os PITs foram colocados para apreciação e aprovados por unanimidade. c) Indicação da Profa. Fernanda Dias como representante na CONAI. A professora Aline Fonseca esclareceu que, para que a professora faça parte, o Conselho deve referendar e emitir uma portaria. A palavra foi passada à professora Aline Takahira que informou não haver limite de representantes na CONAI e, assim, ela, a professora Clara e o professor Carlos têm acompanhado as reuniões e manifestaram interesse em participar como representantes da Unidade. A diretora colocou em votação os nomes dos professores Fernanda Dias e Aline Takahira como titular e Clara e Carlos como suplentes, os nomes foram aprovados por unanimidade. d) Formação de comissão para avaliação da proposta de prova de línguas estrangeiras para a pós-graduação, encaminhada pela PROPP. A diretora salientou que o ideal seria que a Faculdade de Letras assumisse a responsabilidade em conjunto com a COPESE, como é feito no PISM. A Faculdade elaboraria e corrigiria as provas e a COPESE lidaria com a logística. A professora Aline Fonseca prosseguiu afirmando que a comissão poderia ter membros de outras línguas como espanhol e francês. A palavra foi passada à professora Silvina Carrizo que concordou com a comissão e também salientou a necessidade de representantes de outras línguas / áreas, além de observar que a comissão poderia dialogar com a PROPP e que também aprova o envolvimento da COPESE. O professor Fabio Fortes entende que a Faculdade de Letras deveria aceitar, pois estaria aceitando um trabalho que já deveria ser dela e sugeriu que a oportunidade de participar desse trabalho também se estenda ao DLET. Foram encaminhados para aprovação os nomes dos professores Denise Barros, Anderson Bastos, Carlos Jacinto e Adauto Vilela, sendo aprovados por unanimidade. Foi pedida a exclusão de pauta do item e) Distribuição das fiscalizações de contratos no âmbito da Faculdade de Letras e inclusão do ponto que trata da redistribuição de uma servidora da UFF para a vaga da Izabel como secretária executiva. A inclusão foi aprovada por unanimidade. A diretora iniciou contextualizando acerca da vantagem de termos um provimento por redistribuição, pois seria mais célere do que aguardar o provimento por concursos, foi colocada para apreciação e aprovada por unanimidade. f) Aprovação da formação do Laboratório de Extensão do Bacharelado na sala 2033 (antiga 1307). A palavra foi passada a professora Carolina Magaldi que contextualizou acerca do novo PPC, e que os documentos foram solicitados e atas também, e que colocou que já era um projeto ter um laboratório de extensão, faltando apenas o espaço físico. Houve a sugestão do laboratório de tradução, que foi colocado em apreciação e aprovado por unanimidade. g) Criação das comissões COE e CAEX para o curso de Bacharelado. A diretora contextualizou acerca da questão da COE e CAEX para comissão do curso de bacharelado, e foram indicados os nomes dos seguintes professores para a comissão da COE: Charlene Miotti, Patrícia Fabiane e Sandra de Almeida.  Para comissão da CAEX: Adauto Vilela, Mayra Guedes e Charlene Miotti. A diretora colocou que a CAEX é necessária para o Bacharelado, para o curso de Libras e para o curso de  Licenciatura em Letras e que é preciso ter um regimento/resolução que deverá ser aprovado pelo Conselho de Unidade futuramente. Os nomes foram aprovados por unanimidade. A professora Aline Fonseca colocou também que uma demanda antiga solicitada pela PROGRAD e pela diretoria de avaliação institucional é a criação do Colegiado de curso e que a Faculdade de Letras deve começar a trabalhar para que seja criado. h) Formação de Comissão Eleitoral para substituição da Vice - Coordenação do curso de Letras-Libras. Tendo em vista a renúncia apresentada pela profa. Hadassa Rodrigues, faz-se necessário proceder a eleições para a ocupação do cargo de vice-coordenação do curso de Letras-Libras. A diretora colocou que a eleição da vice-coordenação da Letras-Libras poderá ser realizada pelo SIGA e sugeriu os seguintes nomes para a Comissão Eleitoral: Aline Fonseca, Aline Takahira, Sônia Matos e Clara Villarinho. Foi aprovado por unanimidade. i) Destinação da verba de SCDP/2022 da direção para apoio à Pós-Graduação. A diretora contextualizou que, com o corte orçamentário, algumas Unidades não tinham verbas para SCDP após os concursos que ocorreram no início do ano de 2022. Porém, a PROPLAN assumiu os custos dos concursos e os valores foram devolvidos para as Unidades. A Faculdade de Letras ficou com saldo de aproximadamente R$ 10.500,00 para que pudesse apoiar eventos e professores. A professora seguiu relatando que foi pedido apoio para a Semana da Língua Italiana pelo Mundo e para professores da pós-graduação em Linguística. A professora Aline Takahira solicitou apoio para trazer dois professores para o evento “Setembro Azul”. A destinação foi colocada como encaminhamento e aprovada por unanimidade. III - Assuntos Gerais. A diretora solicitou aos chefes de departamento que entrem em contato com os professores solicitando um pouco mais de atenção ao manusear alguns aparelhos, como cabos e projetores, para que não tenhamos um número tão grande de defeitos. Prosseguiu dizendo que as câmeras de segurança estão em pleno funcionamento e que, em momento oportuno, haverá um treinamento para a utilização. A professora Aline Fonseca informou acerca dos e-mails das coordenações e que eles deveriam ser trocados para o e-mail institucional, com endereço @ufjf.br. A professora Paula Armelin assumiu a palavra e informou que a FACED fez uma mudança em políticas públicas e será preciso um ajuste de matrícula. A palavra foi passada para a professora Silvina que fez uma colocação acerca do Concurso para professor Titular do professor Luiz Carlos Carpinetti. A professora chamou a atenção para o tratamento não coerente, na avaliação da professora, com que a banca se comportou e, ao mesmo tempo, solicitou que se leve em consideração que o atual Titular forma parte da carreira docente e não deve ser confundido com o Titular antigo. Lembrou, também, que chegar a titular é uma parte muito importante na vida e na carreira de um professor. A servidora Sônia que também esteve presente na defesa, endossou a palavra da professora Silvina dizendo de sua tristeza em ver o professor ser tratado de forma não adequada à situação de defesa de memorial, em sua avaliação. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião da qual lavrei a presente ata, que lida e aprovada, vai assinada por mim, Klauber dos Santos Gomes Junior e demais presentes. Juiz de Fora, 19 de agosto de 2022.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Alves Fonseca, Diretor (a), em 20/12/2022, às 14:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Carol Martins da Rocha, Vice-Chefe de Departamento, em 20/12/2022, às 14:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Adauto Lucio Caetano Villela, Professor(a), em 20/12/2022, às 14:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Carolina Alves Magaldi, Coordenador(a), em 20/12/2022, às 15:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Fabio da Silva Fortes, Coordenador(a), em 20/12/2022, às 15:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Garcia Rodero Takahira, Coordenador(a), em 20/12/2022, às 16:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Daniela da Silva Vieira, Coordenador(a), em 20/12/2022, às 16:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Sônia Maria Ferreira de Matos, Servidor(a), em 02/02/2023, às 08:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Silvina Liliana Carrizo, Coordenador(a), em 02/02/2023, às 12:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23071.934203/2022-87 SEI nº 1086238