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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - FACLET - Secretaria

 

Ata da reunião do Conselho de Unidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizada no dia 24 de março de 2022. Ata nº 05/2022. (modo remoto).

Às quatorze horas e trinta minutos do dia vinte e quatro de março de dois mil e vinte e dois, na sala de reunião remota da Faculdade de Letras, teve início a reunião extraordinária do Conselho de Unidade, regimentalmente convocada pela Direção, tendo como pauta: I - Informes da Direção; II - Ordem do dia a) Leitura e aprovação de Atas de reuniões anteriores; b) Composição  da Banca Examinadora contendo os membros titulares e suplentes para os concursos públicos nº 36 (Estudos de Literatura Comparada em Língua Portuguesa) e nº 37 (Grego, Literatura Grega e Teoria da Literatura); III - Assuntos Gerais. Presentes na reunião: Rogério Ferreira, vice-diretor da Faculdade de Letras; Julio Cesar Souza de Oliveira, Chefe do Departamento de Letras; Clara Villarinho,  vice - coordenadora do Curso de Letras Integral; Charlene Miotti, vice - coordenadora do Bacharelado; Tiago Torrent, Coordenador  do PPG Linguística; Natalia Sigiliano, Coordenadora do PROFLETRAS; Pedro Bustamante Teixeira, vice - coordenador do PPG Letras/Estudos Literários; Julia Ferreira, subchefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e os servidores Klauber dos Santos Gomes Junior e Sônia Maria Ferreira de Matos. Também participaram da reunião os representantes dos discentes Raphaella Nasser e Tiago Fernandes. Após cumprimentar a todos, a professor Rogério deu início à reunião I - Informes da Direção. O vice-diretor informou acerca do retorno pleno, no dia quatro de abril, e que a presencialidade de todos está condicionada a apresentação do passaporte vacinal, onde todos têm de colocar no SIGA. O professor contextualizou acerca das reuniões, que poderão ser realizadas de modo remoto até o dia quatro de abril. A palavra foi passada ao professor Tiago que manifestou dúvida acerca dos servidores amparados pela IN 90 se poderiam cumprir parte do trabalho em modo remoto e parte em regime presencial. O vice-diretor afirmou que fará uma consulta acerca do tema. A palavra foi passada a professora Clara, que perguntou acerca das reuniões presenciais,  e ela gostaria de saber se consultas à coordenação feita por alunos estaria incluída nessas reuniões oficiais. O professor Rogério explicou que as reuniões oficiais seriam os órgãos colegiados, como o NDE, Conselho de Unidade, CONSU etc. E que a reunião de um aluno e um professor poderia ser feita de modo remoto, pois seria uma reunião de orientação. A palavra foi passada a professora Natalia que colocou como um retrocesso as reuniões voltando a ser presenciais até pela perda de tempo. O professor Rogério colocou que a reunião em formato remoto foi um ganho, e explicou acerca da participação remota em reuniões. A palavra foi passada a professora Charlene que consultou acerca da Semana de Estudos Clássicos, para saber acerca de protocolo para eventos internacionais. O vice-diretor afirmou que iria consultar, mas que não via razão para que o evento não fosse realizado. A palavra foi passada ao professor Tiago Torrent, que trouxe a questão das reuniões presenciais que seria o ideal para aas reuniões que requerem quórum muito grande o formato remoto, em especial em uma universidade que tem dois campi, e ressaltou o pedido para que fosse levado a Administração Superior a manifestação contrária as reuniões presenciais. O vice-diretor observou acerca do edital de monitoria e acerca da data de entrega presencial dos projetos, em harmonia com os horários da secretaria da Letras, e que teve sua atenção chamada pelo fato do número ter sido reduzido de 33 (trinta e três bolsas) para 27 (vinte e sete) e o professor Rogério enviou um e-mail pedindo que os critérios de concessão de bolsas fossem reconsiderados para que a qualidade dos cursos permaneça .O professor Rogério inicia outro informe acerca dos livros do professor Gilvan, que o filho do ex-docente deseja que os livros permaneçam na Faculdade de Letras, então a direção consultou acerca de como deveria ocorrer e há um longo processo de doação. O vice-diretor seguiu informando acerca da aposentadoria da servidora Maria Lúcia, e com essa vacância a Direção solicitou uma imediata reposição dessa vaga. Os informes seguiram acerca das vagas de docentes disponibilizadas e se houver interesse e justificativa para a Faculdade de Letras pleitear uma das vagas, que os coordenadores já se atentassem a isso. Finalizados os informes, iniciou-se a II - Ordem do dia a) Leitura e aprovação de Atas de reuniões anteriores, a palavra foi passada a professora Natalia Sigiliano que salientou a questão da questão dos tempos verbais, sem modificações no conteúdo. As atas foram postas em votação e aprovadas por unanimidade. Foi passado ao ponto b) Composição da Banca Examinadora contendo os membros titulares e suplentes para os concursos públicos nº 36 (Estudos de Literatura Comparada em Língua Portuguesa) e nº 37 (Grego, Literatura Grega e Teoria da Literatura)a palavra foi passada ao professor Julio, que fez a leitura de parte da resolução número 59, que regula ações referentes a concurso público na UFJF, e contextualizou que são seis nomes em cada banca, três titulares e três suplentes. Começando pelo concurso 36, área de conhecimento: Estudos de Literatura Comparada em Língua Portuguesa, os professores Marcos Vinícius Ferreira de Oliveira, como membro interno titular e a professora Charlene Martins Miotti como membro interno suplente. Como titulares externos, Alexandre Montaury Baptista Coutinho professor da PUC-RJ e Stefania Rota Chiarelli professora da UFF, e como suplentes Claudete Daflon dos Santos professora da UFF e Eduardo de Faria Coutinho professor da UFRJ. Os nomes foram colocados em deliberação e aprovados por unanimidade. A palavra foi passada ao professor Julio que colocou os nomes do concurso 37, área de conhecimento: Grego, Literatura Grega e Teoria da Literatura, os professores Carol Martins da Rocha, como membro interno titular e o professor Bruno Amaro Lacerda como membro interno suplente. Como titulares externos, Maria de Lourdes Ortiz Gandini Baldan professora da UNESP/Araraquara, Tatiana Oliveira Ribeiro professora da UFRJ, e como suplentes Beatriz Cristina de Paoli Correia professora da UFRJ e Greice Ferreira Drumond professora da UFRJ. Os nomes foram colocados em deliberação e aprovados por unanimidade. Foi dado prosseguimento a reunião, iniciando-se III - Assuntos Gerais, a palavra foi passada a professora Charlene, que trouxe o pedido da professora Carolina Magaldi para que sejam feitas divisões mais igualitárias na avaliação do estágio probatório dos professores, e que gostariam que nas próximas distribuições que só cursos que existem no bacharelado fossem atribuídos a Coordenação do Bacharelado em Tradução. A palavra foi passada a Sonia que observou que isso foi pedido pela professora Mercedes, e que a divisão havia sido feita dessa forma: professores da área de Libras, seriam atribuídos a área de Libras, caso o professor seja do DELEM, mais próximos ao bacharelado seriam atribuídos ao Bacharelado e os professores do DLET seriam atribuídos de forma dividida entre Letras Noturno e Letras Integral. A palavra foi passada ao professor Tiago que observou que o caso da professora Elena está sendo avaliada por um curso que ela não trabalha, para que não seja descaracterizada a comissão do estágio probatório. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião da qual lavrei a presente ata, que lida e aprovada, vai assinada por mim, Klauber dos Santos Gomes Junior e demais presentes. Juiz de Fora, 24 de março de 2022.


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Documento assinado eletronicamente por Klauber dos Santos Gomes Junior, Servidor(a), em 27/09/2022, às 13:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Rogerio de Souza Sergio Ferreira, Vice-Diretor, em 27/09/2022, às 17:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Alves Fonseca, Diretor (a), em 27/09/2022, às 21:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Sônia Maria Ferreira de Matos, Servidor(a), em 28/09/2022, às 17:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Tiago Fernandes Franco Lima, Usuário Externo, em 04/10/2022, às 18:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Tiago Timponi Torrent, Coordenador(a), em 05/10/2022, às 05:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Natalia Sathler Sigiliano, Coordenador(a), em 05/10/2022, às 05:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Charlene Martins Miotti, Professor(a), em 05/10/2022, às 08:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Julio Cesar Souza de Oliveira, Chefe de Departamento, em 05/10/2022, às 14:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Silvina Liliana Carrizo, Coordenador(a), em 05/10/2022, às 16:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Clara Novoa Goncalves Villarinho, Professor(a), em 05/10/2022, às 19:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Raphaella Nasser Rodrigues, Usuário Externo, em 06/01/2023, às 14:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23071.934203/2022-87 SEI nº 0966021