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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
REITORIA - FACLET - Secretaria

 

Ata da reunião do Conselho de Unidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizada no dia 21 de fevereiro de 2022. Ata nº 03/2022. (modo remoto).

Às quatorze horas do dia vinte e um de fevereiro de dois mil e vinte e dois, na sala de reunião remota da Faculdade de Letras, teve início a reunião extraordinária do Conselho de Unidade, regimentalmente convocada pela Direção, tendo como pauta: I - Informes da Direção; II - Ordem do dia a) Apreciação  da banca de seleção, pontos e demais questões referentes ao processo seletivo para professor substituto da área de Libras; b) Procedimentos para o atendimento de pedidos de vagas em disciplinas da Letras feitos por discentes e coordenadores de curso externos; III - Assuntos Gerais Presentes na reunião: Aline Alves Fonseca, Diretora da Faculdade de Letras; Rogério Ferreira, vice-diretor da Faculdade de Letras; Amitza Vieira, subChefe do Departamento de Letras; Paula Roberta Gabbai Armelin,  Coordenadora do Curso de Letras Integral; Aline Garcia Rodero Takahira, Coordenadora do Curso Licenciatura  Letras-libras; Daniela da Silva Vieira, Coordenadora do Curso de Letras Noturno; Carolina Alves Magaldi, Coordenadora do Bacharelado; Tiago Torrent Coordenador  do PPG Linguística; Natalia Sigiliano Coordenadora do PROFLETRAS; Silvina Carrizo, Coordenadora do PPG Letras/Estudos Literários; Adauto Lúcio Caetano Villela, Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e os servidores Klauber dos Santos Gomes Junior e Sônia Maria Ferreira de Matos. Também participaram da reunião os representantes dos discentes Raphaella Nasser e Tiago Fernandes. Após cumprimentar a todos, a Diretora deu início à reunião I - Informes da Direção,contextualizando acerca da distribuição de disciplinas por sala, e que o quadro de horários do semestre letivo foi terminado na semana passada e começará a fazer o ensalamento.  A palavra foi passada ao professor Rogério que falou acerca do contato com prestadores de serviços, em especial da xerox e da cantina, e tendo entrado em contato os prestadores têm vontade de continuar, mas afirmaram que entrarão em contato com a administração superior para tratar de prazos e descontos. O vice-diretor deu prosseguimento argumentando acerca da biblioteca, e salientando que é necessário o retorno dos funcionários lotados lá. Dando continuidade II - Ordem do dia a) Apreciação da banca de seleção, pontos e demais questões referentes ao processo seletivo para professor substituto da área de Libras, a professora Aline contextualizou acerca do envio da mensagem da PROGEPE na semana passada acerca dos processos seletivos para professor substituto, que aparentemente será de fluxo contínuo. A palavra foi passada ao professor Adauto, que explicou acerca da mensagem da PROGEPE, e afirmou que pelo novo procedimento a partir do dia quatorze de fevereiro as unidades que tenham necessidade de professor substituto podem abrir um processo de seleção e seria gerado um edital específico para aquela seleção visando atender a necessidade do departamento. O professor seguiu contextualizando acerca de duas situações, da professora Rosani, onde o fato jurídico já existe e justifica a substituição, e que a partir do dia vinte e seis de março estará descoberta. A outra vaga, que é da professora Hadassa ela vai acontecer efetivamente quando ela entrar em licença-maternidade, foi explicado pela PROGEPE que poderia ser juntado uma declaração da médica da professora e que isso já seria suficiente para justificar a abertura do processo. A ideia inicialmente é abrir a seleção para a vaga da professora Rosani, com a expectativa de mais de um candidato aprovado, quando chegar o momento de cobrir a vaga da professora Hadassa, tendo um candidato aprovado, pode ser feito um processo de convocação. O professor Adauto contextualizou acerca do cronograma, explicou que encaminhando o processo amanhã a prova poderia ocorrer no dia trinta e um de março, e nesse período somente a professora Hadassa estaria disponível para participar da banca, que faça parte da equipe de libras, e que outra possibilidade seria aguardar o retorno das férias da professora Aline Takahira iniciando o processo seletivo mais próximo da data do início do semestre, e haveria a possibilidade de solicitar uma vaga que já existe no Departamento de Educação. O professor explicou que a proposta de área de conhecimento como ensino de libras e educação para surdos, deveria passar já que há diferenciação da proposta da FACED, que é ensino de libras. E existe a possibilidade para cobrir a vaga da professora Rosani imediatamente solicitar a vaga, pois isso já aconteceu no caminho inverso da FACED solicitar ao departamento um candidato aprovado. A palavra foi passada a professora Aline Takahira que afirmou que na seleção da FACED tem uma candidata aprovada e observou que de toda forma será necessária uma nova seleção, e que o ponto do professor Adauto acerca de utilizar a candidata aprovada na seleção da FACED e com o documento da professora Hadassa com a previsão de parto o processo poderia ser aberto, mas o candidato aprovado entraria com semestre em andamento. A professora Aline salientou que se deve considerar a questão de incluir disciplinas que serão passadas a possíveis candidatos aprovados, pois na área de libras não é tão difícil que não haja candidatos aprovados, e isso poderia causar problemas para o departamento. A palavra foi passada ao professor Rogério que tratou acerca da suspeição, e observou que o recado da PROGEPE era que o cuidado deveria ser igual a um concurso para professor efetivo, para que o processo seletivo não seja colocado em risco. A palavra foi passada ao professor Adauto que afirmou que a melhor opção seria a seleção pensando em um candidato aprovado, e deixar a vaga relativa a FACED como uma carta na manga para caso dê tudo errado e nenhum candidato conseguisse ser selecionado. A palavra foi passada a diretora que afirmou que essa parece ser a saída mais segura.A palavra foi passada ao professor Tiago que colocou que talvez o ideal seja aproveitar o candidato aprovado na FACED e abrir o processo com a professora Hadassa na banca, e não havendo professores de libras que eles tirem suas dúvidas com os professores da equipe de libras, e que a situação de incerteza não vai melhorar ou piorar com o adiamento talvez essa seja a melhor medida. A palavra foi passada ao professor Rogério que argumentou que deveria ser conversado para saber acerca do orçamento, mas que não saberia dizer a resposta. A professora Aline argumentou que a professora Hadassa está coberta pela IN 90 e que nesse estágio da gravidez talvez seja difícil que ela renuncie à cobertura da IN 90 para estar na banca. A palavra foi passada ao professor Adauto que apresentou a titulação exigida no processo de seleção, e também colocou que a área de conhecimento que foi alinhado no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas para que não coincidisse com a área de conhecimento da seleção da FACED, e dessa forma não gerasse maiores dificuldades. Professor Adauto fez a leitura dos pontos para sorteio da prova didática. A palavra foi passada a professora Aline Takahira que colocou que uma intérprete da UFJF trabalha em uma Universidade e poderia compor a banca. A professora Aline Fonseca colocou em votação a titulação, área de conhecimento e pontos de sorteio e da banca formada pela Ana Paula, intérprete da UFJF, professora Raquel Fellet, professora Clara Villarinho e a professora Júlia Ferreira como suplente. A proposta foi aprovada por maioria. b) Procedimentos para o atendimento de pedidos de vagas em disciplinas da Letras feitos por discentes e coordenadores de curso externos. A diretora contextualizou acerca do histórico de pedidos externos para cursar disciplinas. A palavra foi passada a professora Paula Armelin, que colocou que a Coordenação do Integral já recebeu pedidos de cessão de vagas e como não há procedimento padrão, a Coordenação tem feito um formulário de ajuste de matrícula específico para os alunos que querem pedir essas vagas, e na parte final do período de ajuste de matrícula os formulários são computados e a coordenação observa se há vagas, quantas vagas estão disponíveis. A primeira questão que o Conselho teria de pensar, em sua visão, era se vamos ceder vagas a outros alunos ou não. Caso a resposta fosse por ceder vagas, em que disciplinas poderiam ser cedidas e quais seriam restritas. A palavra foi passada a Diretora que colocou que talvez não seja justo restringir as disciplinas de continuidade, em casos como o de Latim. A palavra foi passada ao professor Rogério que colocou que no seu entendimento após os alunos da Faculdade de Letras serem alocados nas disciplinas com as restrições da pandemia, havendo a possibilidade de as disciplinas acolherem estudantes externos a Faculdade de Letras que essa oportunidade seja dada a esses alunos. A palavra foi passa a professora Aline que informou que as disciplinas de línguas I foram colocadas no mesmo horário, e os calouros teriam de escolher uma entre elas,vai haver vagas disponíveis, porém ainda não é possível dimensionar como será a distribuição, e quais disciplinas estarão livres. A palavra foi passada ao professor Tiago que colocou que a Faculdade de Letras tem a oportunidade de repensar como ela enxerga a questão das línguas estrangeiras curriculares. O professor Tiago propõe que em caso de sobra de vagas, que elas vão para o bolsão, e não para determinados cursos. A palavra foi passada a Diretora, que explicou que a pré-requisitação do SIGA não é correta, e que isso deveria ser resolvido primeiro. A palavra foi passada a para a professor Tiago que colocou que o momento é oportuno para que a pré-requisitação seja totalmente acertada, e entregar as vagas ociosas do DLET e do DLEM para o bolsão. E colocou a proposta de dizer um “não” generalizado, para poder auxiliar em casos em que alunos precisem de um número de créditos para formar, e no próximo semestre todos os alunos seriam atendidos via bolsão. A Diretora colocou como proposta de encaminhamento: fazer a consulta ao CGCO sobre as disciplinas que vão para o bolsão; pensar no atendimento em primeiro momento, havendo vagas só em disciplinas de continuidade; fazer o estudo junto com CDARA de como está a pré-requisitação e como estão funcionando os currículos; e levar para os departamentos essa discussão. Todos os presentes estiveram de acordo com a proposta de encaminhamento. III - Assuntos Gerais. A palavra foi passada a representante discente, Raphaella Nasser, que perguntou acerca das datas de colação de grau. A professora Paula respondeu que ainda não havia previsão, pois estão em uma fase anterior verificando pendências. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião da qual lavrei a presente ata, que lida e aprovada, vai assinada por mim, Klauber dos Santos Gomes Junior e demais presentes. Juiz de Fora, 21 de fevereiro de 2022.


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Documento assinado eletronicamente por Klauber dos Santos Gomes Junior, Servidor(a), em 27/09/2022, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Rogerio de Souza Sergio Ferreira, Vice-Diretor, em 27/09/2022, às 17:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Alves Fonseca, Diretor (a), em 27/09/2022, às 21:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Sônia Maria Ferreira de Matos, Servidor(a), em 28/09/2022, às 17:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Tiago Fernandes Franco Lima, Usuário Externo, em 04/10/2022, às 18:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Daniela da Silva Vieira, Professor(a), em 04/10/2022, às 19:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Paula Roberta Gabbai Armelin, Coordenador(a), em 04/10/2022, às 22:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Tiago Timponi Torrent, Coordenador(a), em 05/10/2022, às 05:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Natalia Sathler Sigiliano, Coordenador(a), em 05/10/2022, às 05:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Adauto Lucio Caetano Villela, Chefe de Departamento, em 05/10/2022, às 08:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Carolina Alves Magaldi, Professor(a), em 05/10/2022, às 08:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Amitza Torres Vieira, Vice-Chefe de Departamento, em 05/10/2022, às 11:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Silvina Liliana Carrizo, Coordenador(a), em 05/10/2022, às 16:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Raphaella Nasser Rodrigues, Usuário Externo, em 06/01/2023, às 14:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23071.934203/2022-87 SEI nº 0966012