Boletim de Serviço Eletrônico da UFJF em 03/02/2026
Timbre
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conselho de Unidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

 

ATA DE REUNIÃO 02/2024 ORDINÁRIA DO CONSELHO DE UNIDADE DA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO, realizada no Galpão da FAU, na sala 110B, no dia 25 de março de 2024, iniciada às 08:00 e finalizada às 10:20h. Lista de presença disponível pelo processo SEI 23071.905790/2023-88.

Estavam presentes os seguintes conselheiros: Prof. Ernani Simplício Machado (Diretor da FAU); Prof. Juliane Figueiredo Fonseca (Chefe do DPRT); Profa. Mônica Cristina Henriques Leite Olender (Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo) e Profa. Raquel Von Randow Portes (Chefe do DPHT). Ausências justificadas: Weber Guilherme Dias Ribeiro (representação de TAEs) e profa. Mariane Garcia Unanue (Vice diretora);

Pontos de pauta:

  1. Aprovação da Ata de reunião de Conselho de Unidade CDU 01-2024: Inicialmente, A referida ata foi disponibilizada previamente aos conselheiros e conselheiras, colocada em tela na presente data, onde foi apreciada e aprovada por unanimidade pelos presentes.
  2. Informes sobre as atividades da FAU em relação à greve dos TAEs e possibilidade de greve do corpo docente: O prof. Ernani informou das dificuldades de atendimento das demandas da FAU pela greve dos TAEs. Informou que reconhece a legitimidade do movimento e que a valorização dos TAEs é imprescindível para a excelência das universidades brasileiras. Mesmo considerando isso, assinou documento em conjunto com outros/as 20 (vinte) diretores/as que visa discutir, junto ao comando de greve atividades essenciais que, se interrompidas por completo, geram prejuízos graves para as atividades fim da instituição. Considera que muitas destas não se encaixam como essenciais na FAU, mas que ainda não conseguiu se reunir com os TAEs para discutir sobre as atividades essenciais para a FAU. Informa que o que considerou como essencial, como por exemplo, garantir acesso dos/as docentes em laboratórios para ministrar as aulas de representação foi feito, mas o empréstimo de chaves de grupos de pesquisa, não mais ocorre, bem como requisições, SCDP`s, viagens, etc. A profa. Mônica, mostrou preocupação com algumas atividades de coordenação, como estágios, particularidades de formandos e calouros. Em suma, este conselho entende que a greve deve comprometer as atividades, evidenciando a importância desta categoria, mas sem comprometimento grave à conquista de cada unidade ou de inclusão, como apoio a pessoas com deficiência física. O prof. Ernani também mencionou a situação de possível greve da categoria de docentes, uma vez que, no dia 20/03/2024, a assembleia da Associação dos Professores de Ensino Superior (Apes) registrou 61 (sessenta e um) votos favoráveis ao indicativo de greve desta categoria, seguidos de cinco votos contrários e duas abstenções.
  3. Indicação de representantes dos departamentos e representação discente para compor a comissão de TCC: O prof. Ernani retomou o que fora deliberado na reunião anterior. Tendo em vista que o ideal seria que esta comissão já estivesse definida no início do período letivo, sugeriu a definição uma data limite para a composição da comissão de TCC do curso de Arquitetura e Urbanismo. Juntamente com as conselheiras presentes, ficou estabelecido o dia 05/04/2024 como data limite para composição desta comissão, bem como que o calendário de atividades e processos de TCC deve ser referendado pelo Conselho de Unidade da FAU na semana subsequente à composição da comissão de TCC do curso (entre os dias 08 e 12/04/2024).
  4. Consolidação de disciplina eletiva PRT-039 para atender primordialmente discentes com deficiência. Após a retomada do que fora deliberado na reunião anterior sobre esta situação este conselho decidiu, por unanimidade, pela possibilidade de redução de créditos e oferecimento de vaga exclusiva para discentes com deficiência física. A disciplina será oferecida pela FAU, mesmo sem a certeza do suporte comumente oferecido pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), antes da greve da categoria dos TAEs.
  5. Apresentações de informações e demandas:

a. Coordenação de Curso de Arquitetura e Urbanismo: A coordenadora Mônica relatou constantes reclamações por parte dos discentes sobre não cumprimento de horários de aulas ou até mesmo ausências de docentes em sala de aula. Da mesma maneira, tem recebido queixas de docentes sobre determinadas turmas e/ou discentes em especial. Mencionou que pretende a retomar com os questionários de avaliação docente e discente como estratégia de mapeamento. A profa. Raquel reconhece questão como sensível, onde é essencial não expor discentes e docentes. Entende que desencontros podem acontecer, relatando fato já ocorrido, como exemplo, de docente que se ausentou por saúde e avisou pela plataforma “google sala de aula (classroom)” e alguns discentes não tomaram conhecimento. Defende que o diálogo e a comunicação devem ser considerados como estratégia primordial e que a aplicação de um questionário deverá acontecer em momento estratégico, após o entendimento dos objetivos deste. A discente Anna Avelar também reconhece a auto avaliação como item importante deste questionário. A profa. Mônica reforça que lidamos com linhas tênues em todos os sentidos o que reflete na saúde das pessoas. Sugere reuniões entre CACAU e chefias. O prof. Ernani corrobora com as falas das professoras, enfatizando que o objetivo desta ação é deixar claro os acontecimentos, buscando esclarecimentos e soluções de forma harmônica, preferencialmente de caráter educativo. Assim, acredita que naturalmente os fatos possam ser relatados de forma oficial (por e-mail ou ofício) e subir hierarquicamente às instâncias superiores, na medida em que haja necessidade de encaminhamento. Reforça a importância da representação discente nas chefias de Departamento, onde as informações e busca de soluções para assuntos desta natureza podem transitar de forma direta.

b. DPHT: não houve

c. DPRT:  não houve

d. TAEs: não houve

e. CACAU: Solicita pintura das paredes do CACAU, a compra de dois ventiladores de parede e pontos de energia para instalação destes. Também o requerimento de 04 tampos de mesas 160x100. O diretor Ernani informou da impossibilidade imediata das requisições com a greve dos TAEs e que irá incluir os ventiladores no PGC 2025.

  1. Assuntos gerais: O prof. Ernani informou que vem tentando manter o Galpão organizado para as atividades dos discentes e docentes. Solicita atenção à trabalhos esquecidos ou deixados no Galpão. Continua no empenho em tentar resolver os problemas constantes e crescentes de goteiras.

     

    ERNANI SIMPLÍCIO MACHADO
    Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
    SIAPE 2431945


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ernani Simplicio Machado, Diretor(a), em 30/09/2024, às 07:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Fabricio Rezende Fontenelle, Chefe de Departamento, em 30/09/2024, às 08:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Anna Avelar Rezende Silva Arantes, Usuário Externo, em 10/12/2024, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Monica Cristina Henriques Leite Olender, Coordenador(a), em 11/12/2024, às 15:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no Portal do SEI-Ufjf (www2.ufjf.br/SEI) através do ícone Conferência de Documentos, informando o código verificador 2009418 e o código CRC 892A6C14.




Referência: Processo nº 23071.905789/2023-53 SEI nº 2009418